quinta-feira, agosto 23, 2007

O Significado dos Nomes

Vejam o que me lembrei de postar depois de ir a:
http://jornaldesites.net/nomes/

O estudo dos nomes das pessoas chama-se antroponímia.

«A escolha do nome de uma pessoa, embora hoje em dia a maior parte das pessoas a faz de forma leviana, era objeto de grandes preocupações no passado por ser vista como uma presságio, isto é, como se o nome fosse influir no futuro e caráter da pessoa.»

Talvez assim seja mais fácil decidir...

Joana:
Significa graça divina e indica uma pessoa que só amadurece depois de muito lutar pelo equilíbrio entre a razão e o coração. Chega a ser vista como alguém que não sabe o que quer, mas quando se decide entra de corpo e alma na conquista dos seus ideais.

Sofia:
Em grego significa sabedoria. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver adequadamente seus problemas. O sucesso profissional irá depender de muito esforço. Convém ter sempre uma tarefa para manter-se ocupada.

Clara:
Significa brilhante, ilustre e revela uma pessoa com forte senso crítico e muita racionalidade. Nem sempre os outros entendem seu autocontrole e seu perfeccionismo, mas essa é sua forma de lutar pelo sucesso. Geralmente, progride muito na vida. Do latim "brilhante, luzente, ilustre".

Margarida:
Em latim significa pérola. Em geral, a pessoa que tem este nome é especial, é fora do comum e apresenta com frequência qualidades pouco correntes compreensão, doçura e preocupação com os demais. São fiéis no amor e não reprovam infidelidades alheias.

Marta:
Em aramaico significa dona de casa. Diminutivo Martinha. Indica certa inclinação à calma nos momentos mais difíceis da vida. É próprio de pessoas que se preocupam em estabelecer boas relações com seus vizinhos e conhecidos. Do aramaico "senhora".

Mafalda:
Variante de Matilde, guerreira que combate com energia. Dócil e sincera, sente-se feliz quando conquista a simpatia dos outros. Por isso, faz tudo para agradar aos amigos e não se importa de ouvir suas lamentações. Muito conservadora, coloca a família acima de tudo.

Rita:
Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto. Do italiano "forma popular de Margarida".Estou a pensar pegar na nossa Árvore Genealógica para ver quais destes nomes estão ou não presentes.
São só cerca de 500 indivíduos, não deve demorar muito...
*****
Ontem por ter duas «Aínhas» (fraldas de pano/fraldinhas) a mamã disse que só podia ficar com uma (ai os vícios...). Então eu disse que a outra era para a mana. Só descansei quando a mamã a pôs debaixo da T-shirt, mesmo junto ao bebé...
Uma das vantagens de estar sempre deitado é ver aquilo que os outros não vêm tão depressa.
«Pai, quem fez aquilo ali no tecto? Não fui eu que pintei...»
O pai explicou que era um mosquito e a mamã disse-me que foi ele quem me picou num braço...
O papá deu cabo dele...

26 comentários:

GE disse...

Não percebi a descriçao de Rita, estará trocada com a Margarida?

Também dou mto significado ao nome e como queria que o meu filho tivesse uma personalidade forte, pus lhe Pedro :)) Mas gosto mto de Sofia, se fosse menina era a minha opção.
Bjinhos

Cláudia disse...

23 Ago 07, 08:14
Ana Paula: Amiga, só hoje é que li o que aconteceu ao Tiaguinho...que susto enorme vcs apanharam, tadinho :-(!!! O que interessa agora é a recuperação e em 3 tempos ele vai ficar o nosso menino traquina e feliz de sempre!!! E eu também acertei que ia ser uma mana, yuppyyyy...agora é tratar do nome, eu já votei., eh eh Tive saudades vossas. Hoje vou escrever sobre as nossas férias. Beijinhos

http://epedro.blogspot.com/

Cláudia disse...

Não, Rita não está trocado com Margarida...Fui ver ao livro «Mil e tal nomes próprios» de Ana Belo e está lá a mesma coisa sensivelmente.

Mas obrigadopor teres reparado...

Depois também fiquei baralhada.

O Príncipe Duarte disse...

Bom parece-me que vao ter muito que pensar ate escolherem o nome :)


Mas nao tem um preferido???

eh eh

bjs e as melhoras

alice+duarte

Cláudia disse...

O nome q eu "escolhi" é especial :)
Perola :)
Beijinho pa mamã, para o Tiaguinho e para a Mana

Anónimo disse...

Está muito bonito esse estudo... vou fazê-lo o mesmo com a minha menina-bebé, já que ainda ñ está decidido qual é o seu nome.

Bjos

disse...

O nome que escolhi é Brilhante... mas lendo assim os significados torna-se dificil decidir não?

Tiaguinho a tua amiguinha também anda sempre com uma Ainha atrás, e as vezes duas eh eh

Beijocas

Gabriela disse...

Mantenho a escolha na Margarida!

Raio do mosquito! O papá é um super-homem já deu cabo dele! LoL

Beijocas
Gabriela

MMCS disse...

Voto em Margarida :)
Por acaso nenhum dos nomes em questão faziam parte da minha lista quando ainda não sabia que vinha aí o Miguel. Estávamos inclinados para Leonor, Sara ou Matilde :)
Beijocas!

mamã disse...

Joana... Voto em Joana!
É um nome lindo e que já não é assim tão escolhido como antigamente.
Bjs

)0( disse...

Já tinha votado na "brilhante e ilustre" Clara. :)
Mas qualquer um dos outros nomes é bonito.

Beijos e fica de olho nos mosquitos! LOL

Maria Carloto disse...

Só agora li o que avonteceu ao teu menino... espero que fique bom depressa!! =)
Quanto aos nomes, e pondo as coisas por esse prisma, acho que Sofia seria uma boa escolha =P De todas as pessoas que conheço com esses nomes acho encaixam minimamente nessas descrições e as Sofias são as mais simpáticas e menos problemáticas!! Que me desculpem as pessoas com os outros nomes =X Mas no meu círculo acho que as Sofias são brilhantes e conheço dos 3 aos 42anos =P
*bjitos e boa sorte

Ana Guida disse...

sofia ou margarida sao os meus preferidos :) ganda falega tem vcs eheheheh raio dos bixos, k mania atacar lg os meninos :( bjns*

necedu disse...

oi amiga só hoje me actualizei do teu blog apesar de adorar cá vir nao tem sido possivel. Fiquei muito preocupada com o Tiago, mas ele é mesmo forte e claro surpreende-me sempre. As melhoras para ele. Quanto á menina parabens, agora vamos mesmo ficar com um casalinho cada uma e quase com as mesmas idades. Claro que votei Marta porque será???
Beijos e que tudo corra bem.

Celina & Duarte & Marta

rute29 disse...

Gosto de Joana!!
beijinhos e as melhoras!!!

Anónimo disse...

Gostei!
Acho muito interessante!
As melhoras Tiago!
Bjinhos.Pedro

Sandra, eu simplesmente... disse...

Malditos mosquitos!!!!
Lol
Vou consultar o site, para ver os nomes para os proximos rebentos...

Jocas grandes para vcs e rápidas melhoras

Mónica/Sofia disse...

Eu acho k nem preciso dizer que nome escolhia né?!! A cena do mosquito está excelente o pai é um valentão a defender as suas crias das "garras dos mokitos" Beijokas xxl

Mamã Petra disse...

Gosto muito de Clara, mas sem duvida Margarida é mesmo o meu preferido, a minha menina chamasse Margarida.
Mesmo deitado ele tem sentido de humor, és demais, Tiaguinho.
Beijinhos grandes

Docinho disse...

Uma meninaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ; )
Fiquei tão contente!!! Eu sou assim mais para o cor-de-rosa.. lol...

Beijos a saltitar

Mary disse...

Até nisto Joana tem um significado mais bonito :D Graça Divina! Mas tb gosto do significado de Clara e Margarida!
Rita vem de Margarida, daí o significado remeter para Margarida...
Beijosss

Cláudia disse...

Copiado do blog:
http://opimpolhinho.blogspot.com/

(...)
«Adenda:
Um beijinho muito especial para um amiguinho que está a passar uma fase muito complicada com uma fractura do fémur o Tiaguinho, aqui estamos todos contigo, e a rezar para que fiques bom depressa. És um valentão amiguinho.»

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Adoro Margarida e Mafalda. :)
Os nomes que tinha para o caso de ser menina eram esses e Matilde.
Beijos

Margarida disse...

Que aborrecido o gesso do Tiaguinho :(
Estive de férias e não sabia...
Espero que a consulta dia 29 corra bem. Miminho grande a ele.
A outra novidade tb não sabia: uma Menina!!!
Bom, eu sou suspeita pq me chamo Margarida e adoro o nome e a uma das minha filhas dei o nome de RITA e estou a adorar.
Não sei se pelo nome (que dizem ser indicador de reguilisse) se pela personalidade dela(Touro). É realmente forte, tenaz, determinada e muitoooo audaz! Voto no RITA!
Bjs e tudo a correr bem!

Márcia disse...

Gostei de ler um bocadinho mais sobre o significado de cada um dos nomes, principalmente de "Sofia" :)
É assim mesmo, sê rigoroso, há que detectar os defeitos para chamar a atenção do empreiteiro da obra :P
Bjinhos

Nomes disse...

Gostei mt do seu post!
estava procurando o nome Sofia
mt lega
parabéns!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin