terça-feira, novembro 13, 2007

Semana 33

Um estudo rápido.

Todos os meus sentidos já funcionam! O meu cérebro prossegue o seu rápido desenvolvimento e os meus cinco sentidos preparam-se para o mundo que me espera aí fora. Nestes momentos, pode ver o mundo líquido que o rodeia, sentir o tacto do dedo que agarrei ou que chupei, saborear o líquido amniótico que engoli e ouvir o coração, a voz e o rumor do estômago da mamã. É claro que no saco amniótico não existe ar que me traga odores, mas se existisse, também poderia cheirar o meu ambiente...
Devido ao meu enorme desenvolvimento cerebral, a minha circunferência craniana aumentou quase 1,25 cm apenas nesta semana.

Sim mãe... engole «em seco»...
Agora é mais importante do que nunca ter cuidado com o que comes, mamã. As minhas necessidades de gordura e proteína serão máximas durante as próximas semanas, portanto não deixes de fazer uma dieta equilibrada.

Já meço mais de 40 cm e peso mais de 1,8kg (no dia 2 deste mês já eu pesava 2Kg!) e duplicará o seu peso ao longo das sete semanas que faltam.

Engordarás pouco menos de meio quilo por semana. E eu continuarei a ganhar peso até pouco antes do parto. Não tentes evitar engordar, mesmo que peses mais do que esperavas (o que não me parece porque continuas abaixo do peso médio para este tempo de gestação). Eu necessito desse peso extra neste momento. Terás tempo para perder peso quando eu nascer (se uma «barriga grávida» pesar entre 5 a 6 kg, depressa perderás os restantes 2 ou 3Kg...).

Se sentes os pulsos e os dedos das mãos doridos ou entorpecidos, não és a única. Muitas grávidas sofrem o síndroma do túnel carpiano, caracterizado por um inchaço dos nervos dos pulsos. Normalmente, este problema tem origem num movimento repetitivo, como escrever à máquina, mas neste caso a causa radica na retenção de líquidos. Do mesmo modo que os pés e os tornozelos, também o túnel carpiano se enche de líquido, o tubo pelo qual passam os nervos do pulso para os dedos. A dor e o inchaço desaparecerão de certeza depois do parto.


Bom, isto para não falar que, cada vez que te levantas do sofá se ouvem os ossinhos todos a estalar...

Acho que vou pedir ao papá para te pôr nas «dobradiças» aquele spray que se põe nas portas...

Notas - A mamã continua e continuará com Gravidez de Alto Risco até eu nascer.

Vamos fazer uma ecografia no dia 30 deste mês (e vai ser novamente uma Eco a 4D!), pois a próxima consulta será no dia 6 de Dezembro.

Até agora a mamã ainda não aumentou 10kg desde o início da gravidez.

O mano continua em franca recuperação. Já faz tudo o que fazia antes, mas acho que ainda corre mais... A única coisa que ainda tem medo de fazer é descer escadas sem apoio de uma mão ou corrimão, uma vez que tem que apoiar todo o peso do corpo na perna que esteve partida.

A consulta no ortopedista será no dia 3 de Dezembro.
Antes de ontem o mano acabou de tomar o medicamento contra os parasitas que o pediatra receitou.
É costume tomarem um desparasitante aos 3 anos.
(Agora que já não tinha «bichos estucadores» porque já tirou o gesso pode ser que também deixe de ter os «bichos carpinteiros» que não o deixam estar quieto!)

Adenda (17:29h by Tiago) - Continuo a fazer birras quando a mamã me vai buscar ao infantário. Não quero vir para casa e pronto!
Ontem foi excepção e portei-me bem (até ganhei uma prenda). Mas não me posso portar bem todos os dias não é? Ainda não é Natal!
Bom, a mamã lá teve que me puxar por um braço e mesmo assim fui a limpar o chão com as pernas até à rua.
Gosto mesmo é de brincar aos moches com os meus amigos...
Desde que voltei para o infantário que não uso fralda para fazer as sestas. Depois de tirar o gesso voltei ao desfralde e tem corrido tudo bem mas, hoje tive um pequeno «furo» e fiz uma poça.
Veio a roupa toda para lavar menos a camisa...

20 comentários:

Bruno disse...

Beijinhos grandes do papá, para os filhotes mais lindos do mundo. E para a mamã também!!!

Anónimo disse...

Joaninha!

Estás a ficar grandinha, a preparar-te para o GRANDE dia!

A tua mamã está muito elegante. PARABÉNS! O mm ñ se pode dizer cá da "JE". Estou bem melhor que na outra gravidez, mas...

Bjos

Rute disse...

Parabéns por mais uma semaninha! Fico feliz por estar tudoa correr bem!
Bjks gds ;)

Cristina disse...

Já estás em casa? Boa sorte para tudo.

Bjos

Cristina

Ana Guida disse...

ja nao falta mt para te conhecermos, joaninha! :) bjs*

GE disse...

Bela barrigona, a Joana está quase a chegar, passa num instante...

Bjinhos

marta e joão disse...

joaninha!!! o teu desenvolvimento está a ser muito bom...

muitos beijinhoss e manda 1 muito grande ao tiago

Gaiatas disse...

Ora.. a eng0rdares meio quilo p0r semana vais sair daí na 2ª semana de Dezembro.. Será que tenho razão?! ;b

Os bichos carpinteiros não o vão largar.. acho que vão é aumentar!!

Beijocas*

rita disse...

Está quase miga!!!

Tudo de bom...

Rita&Tiago

Alexandra disse...

Tiago não tu não tens condições, titi viu filme todo ...mão a puxar por ti e tu a arrastar pelo chão....ai ai que mamã tem gravidez de risco moço.....

que coisa esta não quer vir para casa....

bom titi veio dar aquela beijoca habitual

e dizer a mamã que lá acabei nas buémias....ou seja

um brinde

eu de buémia e tu de ananase (ai mulher o que ue me ri com teu comentário)

Obrigada por estares sempre aqui

Coisas minhas disse...

O Grande Dia está ai á porta! A maninha Joaninha está a crecer muito bem. :)
Beijokas

melobabyIV disse...

tiago isso nao se faz...
lavar o chao ás empregadas de limpeza...nao nao...hihihi

mama nao te preocupes com o peso...olha eu ainda nao engordei um miserio kilo e bem que queria...
beijokas

mimika disse...

Uma já cheira, já ouve, já tacteia, enfim... o outro corre, desce escadas, dá moches, faz birras...ai...precisa-se mamã altamente especializada em filhos bué d`a dinâmicos!

Bj

Parabéns pelas 33 semanas!

mamã disse...

E falta tão pouco para a "minha" outra Joaninha nascer...

Bjs grandes

Unknown disse...

Andei desaparecida mamã e Tiago, e kuando chego vejo que a bébé já tem nome, a Joaninha, mas tb vejo que a mãe tá com problemas, eu rezo por todos, para que tudo corra bem, durante a minha ausência Tiago eu nunca me esqueci de ti, pensei em ti todos os dias só que n estava bem para aqui vir, mas quando aqui entro uma nova alma se aproxima de mim, a vossa familia é 5 estrelas e a Joaninha nem sabe o bem que a espera cá fora, muito amor e carinho e uma família altamente equilibrada. Beijinhos do fundo do coração e que tudo corra bem, eu prometo estar mais presente, até porque aqui eu me sinto mais forte

Vida Envolvida disse...

Joana, Joaninha :)

Paga lá nas agulhas e vamos tricotar...

Bjs

Susana P.

Cláudia disse...

13 Nov 07, 16:58
Ana Paula: Olá, ando sem vontade de comentar, mas visito-vos todos os dias . Mas está tudo bem...Beijos

http://epedro.blogspot.com/

Cláudia disse...

13 Nov 07, 16:50
Cristina: que barriga linda!!!!
amiga, actualiza-me please! gravidez de alto risco????

http://www.pensamentosfelizes.blogspot.com/

Cláudia disse...

13 Nov 07, 13:45
ivone: adorei ver as fotos do tiaguinho,beijocas

ivonemendao@portugalmail.pt

Márcia disse...

O tempo teima em passar a correr… agora só falta fazermos apostas quanto à provável data de nascimento.. pensa nisso :)
Pelo que vejo a bicharada foi toda à vida… só os “bichos carpinteiros” permanecem, pelo que sei são imunes a qualquer medicamento, mas ouvi também dizer que com a idade acalmam ;)
Gostei do “brincar aos moches” LOL
Bjinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin