terça-feira, novembro 20, 2007

34 Semanas com 34 anos

Papá e mamã hoje «casamos» as minhas semanas com as vossas idades...

Tudo ocupado...

Dizem os entendidos, que me mexo com menos frequência, sobretudo devido à falta de espaço. É claro que não parece nada já que, sendo tão grande (já me chamam Joanona) poderás sentir até o menor movimento. De facto, como estou apoiada mesmo contra a parede do útero, és capaz de distinguir a parte do corpo que sobressai (um pé, um cotovelo, um braço, as BOCHECHAS, etc).

Sabes de que cor são agora os meus olhos? Não me importo nada qual vai ser a minha cor de olhos definitiva (já sei que existem lentes de contacto coloridas), neste momento são azuis. O processo de pigmentação da íris só terminará quando os meus olhos tiverem estado expostos à luz durante várias semanas desde o nascimento. A cor de olhos definitiva pode só ser evidente passados alguns anos (o mano teve olhos azuis quase até aos dois anos, depois ficaram verdes).

Dado que só já nos faltam poucas semanas, convém que te vás lembrando dos sinais que te anunciarão a hora do parto. Todas as mulheres têm um parto diferente, mas os sintomas mais habituais são umas contracções regulares que se apresentam em intervalos cada vez mais curtos, uma dor na zona lombar acompanhada de dores do tipo menstrual, o rebentar das águas (ruptura do saco amniótico) ou um fluxo mucoso manchado de sangue, que pode indicar que o colo do útero começa a dilatar.

Não te esqueceste pois não? (Lá porque a bolsa das águas do Tiago rebentou dentro da sanita depois de teres ido fazer chichi, não deixou de ser inesquecível e original...)

Deves saber que o aparecimento de qualquer destes sintomas não implica necessariamente que o trabalho de parto tenha começado (ouviste pai? «sem stress» e «calmex» como diz o mano...) Talvez tenhas sinais de parto dias ou até semanas antes de eu nascer. Telefona à médica se sentires algum destes sintomas.
Mamã pensa positivo:

Se eu nascer depois do Natal, não vais precisar de almofadas na barriga se este ano quiseres ser tu a vestir o fato de Pai Natal...
Se assim for, e se sofreres de azia por essa altura (final da gravidez) como foi do Tiago, podes sempre comer umas coisas mais leves: azevias de alface, as passas do Bolo Rei, as couves do bacalhau, bolachinhas de água e sal, enfim... Vai ser um Natal farto! Vou ouvir dizer de certeza «estou farta disto!»
Se eu nascer depois do Natal vamos ter aí em casa um Ano Novo com «um cheirinho» especial...
Isso mesmo, adivinharam... a fraldas sujas...
Se eu nascer no Natal, pode ser que te sirvam lá na maternidade feijoada (a primeira refeição que comeste na maternidade depois do Tiago nascer...).

19 comentários:

andreia disse...

que seja antes do natal nao??? digo eu...
nascer no natal e que nao da jeito nenhum porque depois a famelga toda junta as prendas de natal à de anos e tens menos prendas lol
va trata de te manteres ai ate ao ano novo ou antes do natal mas umas semanas larguitas antes
lol
jinhos

Anónimo disse...

Joana, tu com 34 semanas a Matilde com 27 semanas. Fazem "anos" na mesma altura!

Já só falta um bocadinho assim...

Bjos

Anónimo disse...

Muito giro este texto!Beijinhos grandes para a Joaninha, Sofia, Pedro e Joana

MMCS disse...

O importante é que corra tudo bem. No Natal ou não, só o tempo dirá ;)
Mas já viste o belo presente de Natal!!!
Beijocas!

Gaiatas disse...

Que engraçado, 34s c0m 34 aninh0s :D Isso c0nnosco nunca irá ac0ntecer! =x
Hoje há s0bremesa especial p0r casarem as semanas c0m as idades d0s papás ?? ;b

Eu cá acho que a "Joanona" vem antes do Natal, para que a v0ssa n0ite seja ainda mais mágica! ;)

Beijocas remexidas*
E parabéns pelas 34 semaninhas.

marta e joão disse...

ANTES OU DEPOIS DO NATAL JOANINHA TENHO A CERTEZA QUE O PAI NATAL NÃO SE VAI ESQUECER DE TI EH EH
ACHO QUE DESTE DICAS MUITO IMPORTANTES AOS PAIS, E COM A TUA AJUDA DE CERTEZA QUE TUDO VAI CORRER PELO MELHOR. AGORA VÊ LÁ SE CONTINUAS CALMINHA, TENS DE ZELAR PELO BEM ESTAR DA MÃE.
MUITOS BEIJINHOS PARA TI E PARA O MANO TAMBÉM

Alexandra disse...

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii meu s deus tou de barriga cheia hoje

ele foi caras dos miudos
ele foi fotos de cavalo com miudo girissimo como cavaleiro (bem que podias salvar a princesa presa nas masmorras)
ele foi azevias e bacalhau
um telegrama que me deixou de rastos

aiiiiiiiiiiiiiiiii aquela animação

beijossssssssssssssssssssssss de saudades e desculpem não vir todos os dias

Rute disse...

Joanona??? lol :P
Parabéns por mais uma semaninha!
Beijokinhas grandes;)

PatLeal disse...

Obrigada pelo caracol dos dentes, a mamã vai tentar comprar a prendinha para me dar este fim de semana :).

Xi apertadinho para vocês

Patricia disse...

eu preferia antes do natal, ao menos recebes uma boa prenda....

beijos

Gui disse...

Joaninha, ainda vais nascer no dia 25! :x LOL

Se for antes do natal vai já o teu primeiro natal... Ou queres esperar mais um aninho para passares o teu 1º natal cá fora? Escolhe o melhor para ti e para a família toda! :p lool

sim... porque nascer no dia de natal não deve ser muito agradável... ou talvez seja! Um natal ESPECIALÍSSIMO! ahaha

Faz o que a mamã quer! O que é que a mamã quer? Antes, depois ou no dia de natal? ;)

beijinhO*

Cláudia disse...

20 Nov 07, 21:30
Joana: Olá Tiago e Joana!!! Estou a ver q esta tudo a correr bem com vcs. Joaninha ta quase quase, preparada para enfrentar o mundo?? BEijinhos para todos

mamã disse...

Já agora podia naser dia 26 de Novembro! Era giro... Mas sim eu sei, é muito cedo e a Joaninha tem que crescer mais um bocadinho e desfrutar por mais tempo do quentinho da mamã!

Bjs grandes, mto grandes

free browny disse...

antes ou depois do natal será sempre a maior prenda ;) mesmo que chegue mais tarde ;)
adoro ler os teus textos ;) mesmo

jokinhas grandes
filipa & tomás

Mónica disse...

Joaninha, deixa a mamã comer uns docinho de Natal à vontade. O que preferes? Vê-la a comê-los ou saboreá-los dentro da sua barriguita? Só tu podes decidir isso.
Bjinhos

Mary disse...

Oi!!!
Queres ganhar um Respisense (monitor que estimula o bebé a retomar a respiração normal em situações de apneia e alerta os pais quando o bebé não retoma a respiração naturalmente.) ??
Participa no passatempo de Natal do Baby Boom! :)
Beijinhos

GE disse...

Se nascesse na véspera de Natal seria uma prenda bem original, eheheh
Se bem me lembro o que comi na maternidade depois do Pedro nascer foi peixe frito, a fome era tanta que me soube pela vida :))

Bjinhos

Coisas minhas disse...

Que venha antes ou depois do Natal, o que interessa é que a Joaninha venha Saudável! E que a hora seja pequenina!

Beijocas

Márcia disse...

Por esta altura o canal sintonizado aí em casa é mesmo o canal Joaninha… atenção aos sinais da princesa :)
Uma coisa é certa, será sempre um final de ano em beleza com a chegada da princesa :)
Com um bocado de sorte (ou não) ainda arrecada o prémio de bebé do ano :P
Bjinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin