terça-feira, novembro 06, 2007

32ª Semana

Antes de mais queria agradecer a todos, os miminhos que me têm dado.
Desculpem lá não ter ficado melhor na Ecografia mas estava com uma soneira que só visto!
Aliás, como por aqui não há espelhos, só vi a minha cara quando acedi à uternet...

Neste momento continuo de cabeça para baixo (ou na posição vértice), embora o médico que me fez e Eco 4D dissesse que até às 34 semanas poderia mudar de opinião... Veremos.
Com um pouco de sorte, ficarei assim até momento do parto. Mas tenho as minhas próprias ideias e é possível que decida mudar de posição várias vezes antes de nascer. Talvez sintas como abro passagem com empurrões para me colocar, sobretudo no final da gravidez.

Lotação esgotada.
Neste momento, a quantidade de líquido amniótico que existe aqui no útero (litro e meio mais ou menos) permite que me coloque de cabeça para baixo facilmente. Durante as oito semanas que faltam, esta quantidade de líquido reduzir-se-á em proporção ao meu aumento de tamanho.
Meço agora cerca de 45 cm de comprimento totalmente esticada e peso entre um quilo e meio e dois quilos.
(O médico disse que eu já ia nos 2.200Kg mas disse aos papás para descontarem 200gr.)

Pancadas nas costelas.
À medida que vou crescendo, sentirás os meus cotovelos e os meus pés a empurrar-te as costelas.
Não é tão divertido como entreteres-te a adivinhar as minhas partes do corpo, sobretudo quando a parte em questão está cravada debaixo da tua caixa torácica. Nesse caso dá-me um sinal, tenta deitar-te de lado ou mudar de posição para que eu perceba que estou numa «zona perigosa».

Mãeee, sentes-se desajeitada nesta altura?
A deslocação do teu centro de gravidade, juntamente com o relaxamento das tuas articulações, pode fazer com que tropeces nas mesas ou nos teus próprios pés.

Não há muito que possas fazer a esse respeito, excepto usar sapatos planos e andar mais devagar, correr devagar, entrar em stress devagar, tropeçar devagar, cair devagar, lavar as feridas devagar quando te conseguires levantar lentamente (claro!)...
(Acho que o Bob o Construtor tem um reboque.)

Conselhos para o papá:

Aprende vários itinerários para chegares a casa caso estejas a trabalhar, sim porque o hospital até é perto.
Como trabalhas no mesmo sítio há cerca de 5 anos, acho que isso não será problema, e ser-te-á mais fácil manteres-te tranquilo numa situação de pressão:
Não é por trabalhares a cerca de 50Km de casa (onde mora toda a nossa família) e por ficares preso no trânsito que te podes stressar. Lá porque o mano nasceu 1h depois de chegarem ao hospital, não quer dizer que eu não demore só 45 minutos... ou até menos!
Se no grande dia te deparares com um trânsito inesperado (na altura do Natal não há muita gente a passear de carro e/ou a fazer compras), já conheces um itinerário alternativo, aliás o único:
Vem a voar ou compra até lá um teletransportador!
Ahhh, também podes vir por T-mail, T de Tiago, claro!

Bom, a mamã sempre pode ir acampar para a porta do hospital no mesmo horário que tu fazes quando estás a trabalhar... Não tinha pensado nisso...

18 comentários:

)0( disse...

Lá comecei o dia com umas boas gargalhadas! :D
Obrigada Joaninha! :)

Beijocas

María disse...

Ih ih ih ih ih

Bjnhos grandes

Bruno disse...

Já estou a ficar stressado só de pensar nisso...mas como acho que deve nascer num Domingo, talvez não haja trânsito e eu não estou a trabalhar.

marta e joão disse...

XIII JOANINHA QUE BOAS DICAS EH EH EH AI QUE TU E O TEU MAMO SÃO DEMAIS!!!

MUITOS BEIJINHOSSS

Lisa_pt disse...

Ai a Joaninha tb já anda cheia de humor! LOL

Vamos a ver se ela acerta ou ñ no dia de aniversário do Gil... parabéns pelas 32 semaninhas!

Joquinhas gds

Mae Princesa disse...

És demais!!! Aproveita bem os pés cravados nas costelas e o andar devagar, daqui a uns tempos começa o verdadeiro stress (que delicia) e vais ter muitassss saudades desta fase!Bjo

Cláudia disse...

6 Nov 07, 03:09
Tio Rafa: Oi. Tou cheio de saudadssss. Beijinhos.

Anónimo disse...

Olá Joaninha!

Está cada vez MAIOR... 32 semanas? Xiiiiii o tempo passa rápido!

Bjos

Rute disse...

Hehe! Parabéns por mais uma semaninha!
Bjks gds gds ;)

Gaiatas disse...

32 semaninhas..
Ao olhar pra v0cês parece que o tempo passa rápido mas c0migo está tão quietinho!!

Pode ser que o pai c0nsiga chegar a tempo, ou então que decidas nascer de n0itinha, pela madrugada! eheh :b

Beijinh0s*
Parabéns à barriguinha*

Mónica disse...

Como estás grande, Joaninha.
Espero que o Tiaguinho ande bem
bjinho para ele.

free browny disse...

LOL

está grande a joaninha ;)
adoro ler-te ;)
ainda bem que está tudo bem convosco!!

jokinhas boas
filipa & tomás

mimika disse...

Acamparem à porta do hospital parece-me bem! Têm que fazer uma lista com tudo o que precisam!
Eu ajudo:

- tenda;
- saco-cama;
- cantil;
- copo (não de vidro;
- prato fundo (não de vidro);
- talheres;
- lanterna (pilhas e lâmpada de reserva)
- bússola (para saberem qual a porta por onde devem entrar)
- canivete ou faca de mato (lolol)
- computador portátil (para actualizar o blog)
- isqueiro ou caixa de fósforos
- papel higiénico
- saco plástico para lixo
- saco plástico para roupa suja
espia de sisal(este não sei para que serve, mas estava na lista de material para levar para o campismo)lolololol

ahhhhhhhhh....não esquecer as bolachas, muitas bolachas para o Tiago, sim, porque ele também vai!

Beijinhos para os campistas

mimika disse...

Epa, esqueci-me que vocês vão no Inverno! Desculpem, mas ainda falta:


-casaco impermeável;
- caixa de plástico pequena ou saco de plástico hermético para guardarem documentos ou outro material importante (as ecos por exemplo);
-calçado de reserva.

Não esqueçam que tudo isto é a multiplicar por 3!

Cláudia disse...

6 Nov 07, 22:29
Joana: Joana foi o 2º nome que votei. BEm escolhido sim senhor Beijinhos grandes para vcs

Coisas minhas disse...

Eu tive azar... A mama e o papa ñ escolheram o nome que eu votei que era Mafalda... Mas Joana também era muito giro...

Bem, quando forem para o acampamento ñ se esqueçam de nada... Ta bem?? :p

Beijinhos e boa noite para os quatro (mama, papa, mano e mana).

Verusca disse...

Será q nasce no Domingo tal como o Papá acha?? Veremos...

lol

Beijocas

Márcia disse...

Realmente é melhor começarem desde já a estudar os vários percursos possíveis para o hospital... se bem que o melhor mesmo, é a mamã ir indo a pé e o papá apanha-a a meio do caminho, sempre poupam algum tempo :P
A foto da barriguita onde está??? Ou já não cabe no ecran??? ;P
Parabéns por mais esta semaninha :)
Bjinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin