segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Ser a nossa mamã...

(Post muiiito grande...
Não são obrigadas/os a lê-lo mas depois não vão ficar a pensar «mas porque é que eu não li tudo? Podia ter ficado a conhecer melhor a mamã deles...)
*É acordar antes do despertador (durma bem ou não) para preparar tudo e tentar ainda beber uma caneca de leite e calçar os ténis antes que a Joaninha acorde.
* É apressar-me e vestir-me muito depressa. Às vezes quando acordo já estou sentado na sala todo vestido e com o iogurte à minha frente...
* É dizer-me para encostar a porta da sala para a mana não ouvir o barulho e eu entalar a mão e começar aos berros.
* É lavar a cara antes de me ir levar à carrinha e depois de lá chegar reparar que se esqueceu de pentear... Ainda bem que cá em casa anda sempre de cabelo preso com uma mola... E é assim que costuma levá-lo.
* É deixar a Joaninha a dormir no berço e ir a voar (até cheira a borracha queimada) comigo pela mão...
* É descermos pelas escadas do prédio porque o elevador demora muito tempo (às vezes até está parado no nosso andar, mas mesmo assim diz que é mais rápido... é só um piso mesmo...)
* É voltar para casa tal e qual um foguetão e ver (a maior parte das vezes) que ela nem notou a nossa ausência...
* É começar a despir-se assim que entra em casa para quando chegar ao quarto vestir novamente o pijama. A Joaninha só suja a roupa da mamã se for a roupa de sair...
* É reparar que está toda suada e ainda só são 9:15h da manhã...
(Não me digas que já estás cansada/o de ler? Olha que ainda falta... Não te atrevas a comentar já...)
* É vir fazer/publicar o post diário e ir a correr de minuto em minuto ver se está tudo bem com a Pigoitinha (não vá engasgar-se e deixar de respirar).
* É ter a casa arrumada às 9:30h da manhã. Às vezes até a roupa estendida e a louça suja na máquina.
* É ter sempre um biberão feito para o caso de ser necessário de repente, mesmo que isso signifique que não tem tempo de ir ao wc.
* É passear com a maninha pela casa quando ela tem cólicas e ficar cheia de dores nos braços. Só em último caso recorre ao supositório «anti-dores» (para a Joaninha, claro!).

* É ir ao wc numa altura em que a mana adormeceu mas quando lá chega ouve o gato a miar em «altos-berros» ao pé da alcofa. Tentar despachar-se e deixar cair o rolo de papel higiénico dentro do bidé que tinha uns babetes com detergente e água.

*É tentar fazer algumas das coisas que gosta (pintar, coser, desenhar, escrever) e acabar por desistir pouco depois de começar.

* É pensar no que vai ser o jantar muitas vezes antes do pequeno almoço, depois do almoço e ao lanche. Acabar por se esquecer que estava a pensar nisso e muitas vezes só começa a fazer o jantar quase em cima da hora...

* É almoçar com a mana ao colo porque ela faz um ar de «não me abandones aqui sózinha senão depois quem é que me volta a pôr a chucha?».

(Só mais um esforço... Já faltou mais para este post acabar...)
* É distair-se com o tempo ao ver a mana a dormir e a sorrir.

* É pensar: «está tudo calmo, vou descansar ou vou um pouco para a net» e depois verificar que o gato vomitou o escritório todo. A mana acorda quando a limpeza está a terminar...

* É estar cheia de dores de cabeça e ter preguiça de ir buscar um comprimido porque está sentada no sofá pela primeira vez (com o silêncio por companhia) num dia inteiro...
* É fazer planos diferentes para o dia seguinte (tonta!).
* É voltar a vestir-se para ir buscar-me à carrinha, e tudo se repete...
* É tentar não se esquecer de trazer o correio para casa.
* É não receber um beijo meu quando chegamos a casa porque eu vou a correr dar um beijo à mana. Mas sei que fico desculpado.
* É tentar ver televisão enquanto ralha comigo (para eu arrumar os brinquedos), pensar novamente no que vai ser o jantar enquanto está a dar o leitinho à mana, tudo ao mesmo tempo.
* É conseguir raciocinar enquanto a mana tem uma crise aguda de cólicas (o que inclui muitos berros, vermelhidão e falta de ar) e eu canto a música «Eu vi um sapo» bem alto porque senão não me oiço...
* É tentar (com muita força) manter a calma enquanto tenta dar o leite à mana e limpar-lhe o leite bolsado enquanto eu choro na casa de banho a pedir uma fralda porque não consigo fazer cocó na sanita (sim é uma vergonha, eu sei...)
(Pois, ainda não acabou este post... Força, vais conseguir ler tudo...)
* É desejar que, pelo menos durante a licença de maternidade lhe crescessem mais dois pares de braços e o dia tivesse mais horas (para descansar).
* É haverem dias em que corta 60 unhas... Menos algumas se tiver sorte.
* É pensar que eu já estou a ficar como cabelo grande e começar a mentalizar-se na segunda-feira que tem que me cortar o cabelo no sábado.
* É mudar fraldas atrás de fraldas e não se importar. Mais vale sair do que ficar...
* É tentar ter pelo menos 1h (às vezes dividida em bocadinhos) só para ela, por dia antes do papá chegar (com sorte depois tem mais...).
* É ter livros de poucas páginas para ler desde o Natal e quando tem um bocadinho de silêncio só lhe apetece fechar os olhos e enroscar-se no sofá.
* É ouvir os arrotos (alguns estrondosos) da mana mesmo ao ouvido e ficar contente, porque para saírem por baixo provocavam cólicas antes.
* É achar que no fim de semana vai descansar. Engana-se sempre...
* É lembrar-se à hora do jantar, que não lanchou.
* É ser o papá quem acaba por fazer o jantar às vezes...
* É pensar «hoje quando tiver tudo feito ainda vamos ver um bocadinho de um filme em DVD só os dois». Até dá vontade de rir não é?
* É, depois do papá chegar, ver as horas a passar (jantarmos, arrumar louça, arrumar cozinha, dar banhos, tomar banho, preparar meu lanche para o dia seguinte, escolher a minha roupa) e quando se senta por estar tudo pronto é quase meia noite e tem que ir para a cama porque não sabe se vai dormir bem ou não, e não se pode arriscar a fazer noitadas...
* É NUNCA ir para a cama sem me vir aconchegar e dar beijinhos.
* É pensar no que não devia ter feito (os adultos também se arrependem do que fazem) e pensar que amanhã não se vai repetir. O cansaço muitas vezes não a deixa fazer de outra maneira.
* É andar MUITO cansada mas feliz porque já realizou mais um sonho... Ser mãe novamente.
(Eu avisei que ia ser um post grande. Se conseguiste ler tudo até aqui e ainda não és mãe/pai... Estás pronta/o para sê-lo...)
* É apesar de todo o cansaço continuar a pensar em ter só mais um filho, ou porque não conseguiu difrutar da gravidez da Joaninha como queria (por causa de tudo o que nos aconteceu desde então) ou porque ela nasceu prematura e porque por essa altura é que a mamã tinha começado a descansar e a disfrutar da gravidez, ou porque «três é a conta que Deus fez», ou porque não lhe saem da cabeça as palavras da Mia que lhe disse «E como é que vai ser quando este ciclo não poder ser renovado?» (este ciclo inclui todo este cansaço, todas as fases, todas as noites mal dormidas, toda a compensação e realização pessoal e renovar todo o amor que se sente pela família que se escolheu ter...)
(Parabéns, conseguiste MESMO ler tudo... )

Adenda (11:36 by Joana) - Sabem o que é que está encharcado por fora e suado por dentro?
...
É a mamã!
Chegámos agora das vacinas... A mamã para voltar a entrar no carro teve que se sentar na cadeirinha do Tiago (atrás) e só depois ir para o lugar do condutor. Mais um bocadinho e não tinhamos carro para regressar a casa...
Chorei muito mano. Estavas tu a dizer que eu me ia portar bem e não ia chorar...
Agora voltamos daqui a um mês.

30 comentários:

Pipocas Bebé disse...

Se a tua mamã é ser uma grande MULHER!
Beijoquinhas fofinhas.

PatLeal disse...

Bolas, eu fiquei cansada tb...espera, eu já ando...lol


Jocas que mama tão linda.

Xi

sil disse...

E eu não sei o que isso é???

Mas é tão bom? Não é???

Tb queria tanto um 3º...

Bjos para uma Super Mãe
Sil

Filipa disse...

Li tudo e adorei :-)
Vai chegar uma altura em que toda esta azáfama vai dar lugar a uma grande saudade. Faz parte.

Beijinhos muito grandes para a super mãe caracol.

disse...

Revi-me em muito do que escreveste, nos primeiros meses da Madalena. Quando me dava menos geito era quando ela acordava, só tomava banho quando o marido chegava a casa...enfim faz tudo parte do ciclo de que falas ;)

Também gostava de ter três, mas eu a comparar contigo estou atrasada eh eh

Beijinhos

María disse...

Não sabia que pensavas em ter outro :) Que bom!!!!

Olha, já me revi (antes de acontecer lol) em grande parte das situações!
Ainda bem que não tenho um gato, não sabia que também vomitavam lol lol Oh, Sushi, podias por agora portar-te um pouquinho melhor!!

A questão dos jantares, já eu passo por ela e ainda estou grávida.....nem quero pensar como vai ser quando ela nascer lololol

E o arrependimento? Pois, acho que acontece a nós todas, Cláudia, somos humanas e por vezes o cansaço consome-nos, retira-nos a paciência que temos habitualmente e acabamos por dar um grito quando não era necessário...

o Cócó...deixa lá, o Tiago não há-de ir para a primária a fazer cócó na fralda. E na escola, ele faz na sanita? Ou só faz cócó em casa? De qualquer forma, ele quando estiver preparado, será ele a fazer na sanita, sem pedir a fralda.

Bjnhos muito grandes de mim que li tudinho e que adorou o que leu!

Anónimo disse...

Parabéns Tiago, mãe é isso mesmo.
Por vocês, esquecemo-nos de nós.
Mas somos mais FELIZES assim.
Beijinhos grandes a todos,
Carla

Ana Fundo disse...

Parabéns a nós não, PARABÉMS A TI, por seres quem és, uma Boa Mãe, Boa Mulher, Boa Amiga e principalmente uma BOA PESSOA.
Sabes, adoro ser tua amiga :-), e cada vez tenho mais orgulho em ti!!
Beijinhos grandes e já cansativos de tanto ler, lol

Anónimo disse...

Olá novamente, Cláudia.
Ir ás vacinas, com este tempo deve ter sido de loucos. O trânsito deve estar caótico, aqui em Loures é só estradas cortadas.
Esqueci-me de te dizer, tens miminho para vocês no meu blog.
Beijinhos
Carla

free browny disse...

LOL
li tudo... e não me cansei!! é bom ler... este post é a realidade!! mas para alem de muito suada ou encharcada és feliz claudia, sem duvida, nem te pergunto!!
;)

jokinhas grandes
filipa & tomás

free browny disse...

LOL
ainda estamos sim 2 em 1 ;)
e não me pões nervosa, eu ja estou a espera que seja a qualquer momento!! estou preparadissima, qd acordo penso que será que vai ser hoje?!! acho que a ansiedade de nao saber o dia e a hora é que nos torna mais seguras e confiantes!!
vejo todas as mamas blogueiras a terem os bébés e eu ainda com o meu tomás na barriguinha!! começo mesmo a pensar que o dia está par chegar!!
mas muito tranquila e muito muito feliz!!

jokinhas grandes
e bigada pela preocupação e miminhos!!
a summer está preparada para postar quando for a hora P. ;)
ela avisa logo logo!!

jokinhas grandes
filipa & tomás

Anónimo disse...

olá super mamã!! realmente eu sei o que é passar por isso tudo...noites acordada e no dia a seguir...muitas brincadeiras!!então quando estamos os três doentes.. nem te digo nada!! tinha o meu mais velhito um ano e dois meses quando engravidei do segundo.sabia que era complicado mas não imaginava que era tanto!!!O mais velho agora com 3 anos, ainda não quer ir para a escola ... resumindo ..ando todo o dia a correr atrás deles!!mas sem dúvida são o melhor que temos!!!!
Parabéns pois tens uns filhos lindos!! pode ser que um dia eu também consiga ter uma menina!! lol!! beijinhos

Sofia disse...

eu vinha lançada para comentar...
derrapei qd vi que ja tinham dito tudo o que eu ia dizer...
pé no travão, ser mãe n é fácil, mas é muito bom!
e entre risos e risotas, adorei o post...
e não é que a pipoca também só suja a roupa de sair? acho que é manha deles!
beijinhos

Ana Guida disse...

eu li tudinho e adorei!

deu-me ca uma estafa so de ler!! mas acredito k no final tudo isso se traduz em felicidade! :) bjs*

Mamã Petra disse...

Ser mãe é tudo isso e muito mais, mas é tambem amar e ser amado incondicionalmente, é uma felicidade permanente, e de facto quando este ciclo já não se repetir, com sorte chegarão os netos e um novo ciclo de vida.
Pensas no 3º fico feliz por ti, eu penso no 4º, mas ando a ver se consigo gémeos adorava.
Beijinhos garndes e parabens por seres uma mulher/mãe fantástica.

Gaiatas disse...

Li tudo e deliciei-me c0m a última parte.. o 3º rebento :D
Quando f0res para o 3º eu v0u para o 2º :p

Apesar do cansaço, ser Mãe é tão c0mpensad0r, uma felicidade plena!

Aix, as vacinas do 2º mês são uma t0rtura, c0mpreende-se muito bem que a Joaninha tenha ch0rado.. tadinha!

Beijocas GIGANTES!*

Patricia disse...

E resumindo e concluindo, deve ser maravilhoso ser mãe, não é?

beijocas grandes

Cláudia disse...

O Tiago desde que chegou a casa que insiste que a mana se portou bem e não chorou nas vacinas... (?!)
Pronto, não havendo outra maneira, tive que concordar...

Bjs

Docinho disse...

Até fiquei sem fôlego... aquela parte do suada... nem me digas nada... eu nunca transpiro... mas subir escadas com 14kg... é obra!!!

Beijos de rastos

Mónica disse...

Eu cá consegui ler tudo e lia mais :)
Acho que estou preparada para ter outro e depois outro, afinal três foi "a conta que Deus fez"!
És de facto uma grande mãe.
Mts bjinhos

Márcia disse...

Ufa, consegui chegar ao fim :P
Ser mamã tem muito que se lhe diga e então a duplicar imagino :)
A tua descrição não podia ter sido mais perfeita… os teus filhotes têm muita sorte em ter uma mãe como tu e ser assim mãe é um dom :)
Eu aqui já estou preparada e ansiosa para as aventuras do(a) caracolinho(a) n.º 3 :)
Bjinhos

Coisas minhas disse...

Ufa... Já li...E mesmo grande! Mas sabes é bom sinal: é sinal que tens ai em casa uma grande MÃE, mas acima de tudo uma GRANDE MULHER!!!!!!!


:D

Beijocas

Anónimo disse...

É uma SUPER-mãe!

3?

Bjos

GE disse...

Que canseira mulher, mas nota-se um grande carinho e empenho em tudo o que fazes... deve ser maravilhoso poder ter dois, tres filhos, é tambem o meu sonho, quem sabe ainda tenho o segundo :))

Bjinhos

mimika disse...

Li tudinho! És uma Mãe mto querida, atenta e que AMA muito os seus FILHOS!

Bj

Cláudia disse...

Só para registo:

Hoje ao meio dia acabou a vigésima lata de 400gr de Leite Nan Ha 1 Premium (cerca de 8,5€ cada uma).

Não admira que a Joaninha esteja tão pesada!

Bjs

sofie disse...

Oh Sra Dª Joanita Caracol, isso é que é comer. Realmente és uma GRANDE MÃE e ainda por cima comuma suoer mega hiper imaginação.

Gabriela disse...

Eu li tudinho! :)
Fiquei um pouco cansada, mas ok, estão perdoados!

Três é a conta ideal, mas eu já não tinha coragem, confesso!
Só se tivesse apenas a profissão- MÃE.

A tua mamã é uma valentona!
Beijocas

sissi disse...

Credo mulher...tu q bem tinhas avisado q ias fazer um post longo sobre este assunto...LOL...mas o tamanho nem me assustou...fiquei c uma ideia mt aproximada do q me espera...LO

Joana disse...

Bem, eu dou-me por feliz por ter chegado ao fim do post: quer dizer que estou preparadíssima para ser mãe ;)

Sempre ouvi dizer que ser mãe é a profissão mais difícil do mundo é sempre de 24 horas por dia... Por outro lado, imagino que seja a que mais alegrias trás, que seja a que mais compensa emocionalmente...

Um abraço muito amigo para a Mamã Claudia e um ombrinho para descansar sempre que possa :)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin