quarta-feira, outubro 17, 2007

Balada do Gesso

Cortam leve, levemente,
Como quem chama por mim.
Será com serra? Estará muita gente?
Gente vai estar, certamente
E a serra corta assim...
(convém fazer o gesto nesta altura)

É talvez uma enfermeira:
Mas há pouco, há poucochinho,
Nem um barulhinho se ouvia
Na quieta melancolia
No nosso carro, a caminho...

Quem corta, assim, levemente,
Com tão estranha leveza,
Que mal se ouve, mal se sente?
Não é faca, é gente,
Nem é faca eléctrica com certeza.

Fui ver. O gesso caía
Do azul cinzento do céu,
Branca e leve, branca e fria... a minha perninha
-Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho através da vidraça.
Que colorido está agora o caminho,
Passa gente e, quando passa,
Os passos imprime e traça
Os passos da minha perna cor de linho...

Fico olhando esses sinais
Da família com esperança,
E noto, por entre os demais,
Os traços miniaturais
Dos meus pezitos de criança...

E descalcinhos, doridos...
Apesar do gesso deixar vê-los,
Primeiro, bem definidos,
Depois, em sulcos compridos,
Porque não podia erguê-los!...

Que quem já é pecador
Sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
Porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

E uma infinita tristeza,
Uma funda turbação
Entrou em mim, e soltei-a hoje depois de 65 dias presa.
Cai o gesso no hospital
- e cai o do meu coração.

Adaptação do poema de Augusto Gil
Balada da Neve
É hoje, é hoje, é hoje....
Vou tirar o gesso...

Nota - Amanhã prometo-vos um texto também muito original...
Hoje ainda vou tentar passar por aqui para contar as novidades do pós-gesso.

*****
Lembram-se deste post?
Agora comparem com esta troca de emails ontem, entre o papá e a mamã:

Pai - «Acho que estou grávido!
Ontem foi a sensação de desmaio.
Hoje estou com um apetite do caraças. Só tenho é fome....»

Mãe - «
Caramba! Quem será a mãe?!
Parece que é cozido o jantar... Estás safo dos bróculos...»
(É que antes de ontem jantámos bróculos cozidos como acompanhamento do bife grelhado. Eu disse: «gosto tanto disto»!)

Pai - «
Ó porr@. Tinhas que falar nisso. Agora ainda fiquei com mais fome

*****


Adenda sem gesso (15:10h) - Chegámos ao hospital às 8:30h e saímos às ****h.
Primeiro fui ao «dôtor», depois fui tirar o gesso, depois fui tirar uma «tatafia» (o mesmo que fotografia) à perna e fui novamente ao dôtor.
Volto lá no dia 29 às 13h para ele me ver a perna novamente.
Está tudo bem.
Mais uma vez me portei muito bem na altura de me tirarem o gesso. Fez-me mais confusão o barulho da «serra» do que o facto de cortarem o gesso.
Já ando, corro, gatinho, pulo, etc.
Muitas vezes faço-o com a perna «firme e hirta como uma barra de ferro» devido ao hábito.
Mais logo vou tomar banho com o papá. Que saudades!!!!
Os meus papás tinham uma surpresa para mim quando chegasse a casa...
Foto excluída.
Mais fotos minhas... só quando me apanharem!

40 comentários:

Ana disse...

Bem... que imaginação!!!
Está excelente... muito bom mesmo!!!

Beijocas grandes e que corra tudo bem logo...

Beijocas grandes

Anónimo disse...

lol


Uma adaptação GENIAL deste poema :)

:) :)

Bjs e tudo de bom

alice+duarte

p.s.: é bom ler-vos logo de manhã, fico sempre mais bem disposta!

Co(S)mic Gal disse...

Que poema tao profundo....tou tocada!! Devias editar isso e falar com varias editores pk és um desperdiçio pah!!
Boa Sorte pa hj!! tras a bota pa casa :P
Beijos
PS: dá os meus parabens aos bruno e os meus sentinmentos....tu tens saida, pa ter a Clara....agr ele....ta tramado :P

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Espero que corra tudo bem.
Pernoca boa novamente.
Mil beijoquinhas

Ana Fundo disse...

O que dizer Claudia, ESPECTACULAR, como só tu sabes fazer :-)
Boa Sorte tiaguinho, vai correr tudo bem, depois vem contar-nos a novidades!!!
Beijos a todos

Margarida disse...

Passei só para desejar que corra tudo bem.
E ADOREI a adaptação, és sempre muito original Tiaguinho
Mais logo a mamã já nos vem contar as correrias que fazes aí por casa.
Beijinhos grandes

MMCS disse...

Adorei a balado do gesso, mas rir mesmo tive de me rir da troca de emails entre os papás LOL
Beijocas!

Filipa disse...

Adorei o poema :))
Tiago conta-me tudo quando chegares a casa, vou estar de olho nas actualizações.

Estou muito feliz por te veres livre do gesso.

Beijinhos.

mimika disse...

Que linda balada do gesso!

Batem leve, levemente,

como quem chama pelo Tiago.
A esta hora já estará sem gesso? Não estará?
Sem gesso vai estar efectivamente
e depressa estará assim :)))))

Bj

rita disse...

Lol, bela troca de e-mails...

Rita&Tiago

Verusca disse...

É hoje!! É hoje!! Qu bom... finalmente!!

Espero que corra tudo muito bem Tiaguinho!!

Gostei das trocas de mails entre os Papás! lol

Beijoca

Gaiatas disse...

A tua mamã tem destas c0isas que fazem de v0cês uma família 5 estrelas!!
Estou ansi0sa para saber as n0vidades do x0r gesso! :b

E quanto ao pai, isso afecta t0dos em casa, eheh :)

Beijinhos **
Até jáaaa **

GE disse...

Demais!!! Adorei.... estás aprovadissima!!!

Finalmente está a chegar o dia :))

Bjinhos

necedu disse...

adorei, nem sei como conseguem mas todos os dias me surpreendem, hihihihihi. Beijos e Tiago quero ver uma foto sem gesso agora

disse...

Não podia deixar de passar cá hoje meu amigo pequenino!
Que corra tudo bem, que venhas para casa bem mais leve, mais livre... agora vais ter que fortalecer os musculos, mas lutador como és num instante isso acontece!

Beijinhos a torcer por ti.

Cláudia disse...

Boaaaaaaaaaaaaaaaaaa
PArabéns Tiaguinho.
Agora porta-te bem miudo ;)

mamã disse...

Finalmente.... que bom! Fico muito feliz por finalmente poderes voltares a ser criança... com tudo a que tem direito... correr, saltar...

Bjs grandes

Cláudia disse...

17 Out 07, 13:13
Tiago: Já tirei o gesso. Vou almoçar e depois volto com a actualização e os pormenores todos. Quem sabe uma foto :) Até já, agora vamos papar...

Cláudia disse...

17 Out 07, 15:05
Necedu: depressa Tiago come depressa, quero saber novidades, beijinhos

http://necedu.blogspot.com/

Cláudia disse...

17 Out 07, 16:02
Naty: Que alívio gostosoooo, agora é curtir o tempo perdido rsss.. Beijooos grandes em vcs!

http://natalia.eduardo.zip.net/

Filipa disse...

Que alivio... até que enfim Tiago.
És um pequeno grande herói, ficaste tanto tempo privado de fazer o que os meninos do teu tamanho mais fazem, saltar pular correr, brincar à vontade.
Foste muito forte e os teus papás também que te viram assim mas não podiam desanimar.
Eu acho que não estaria com a disposição que vocês estiveram durante estes longos 65 dias.

Beijinhos.

Sónia e MI disse...

aDOREi a adaptação :D

Gaiatas disse...

Essas pernocas b0as ag0ra já p0dem c0rrer e saltar à v0ntade :))
Eheh.

Mil beijinhOs **

Ana disse...

Que bom... o Tiaguinho já pode recuperar o tempo perdido... agora ninguém o agarra!!! ;o)

Ainda bem que correu tudo bem.

Beijocas grandes

Lisa_pt disse...

Parabéns!

Agora vai lá recuperar o tempo perdido com o gesso!

Joquinhas gds para vcs

rita disse...

Tiaguinho a tua mamã tem uma imaginação do caraças... lol

aleluia gesso fora...

Rita&Tiago

Anónimo disse...

Gostei do poema "adaptado". Tá muito fixe!
Bjinhos.Pedro

PSoMac disse...

Ena ... ena ... o Tiago já não tem gesso ..iupi ... que bom, agora toca a fazer tudo em dobro que deixaste de fazer com o gesso :)))) eheh ... bora lá!!

Beijinhos ... gostei do poema :)) está giro ...

María disse...

Que ideia original a do poema :)

Vim cá só agora porque já previa haver uma adendazita de pós-gesso :) e também porque o Peste hoje ainda esteve em casa e não tive tempo de vir aqui!

Que bom deve ser correres outra vez à vontade, pulares e que tenda gira que os teus papás te ofereceram :)

Uma banhoca boa, hoje é que vai ser chapinhar LOL LOL

Bjnhos grandes

Anónimo disse...

IIIIIIIIIIUUUUUUUUUUUUUUUPPPPPPPPPPPPPPPPPIIIIIIIIIII!!!!!
Finalmente tiraste o gesso!! Imagino o q tens corrido,lol.
Beijokas grandes para vcs

Mónica disse...

O poema está absolutamente fantástico!! A sério, adorei!
Agora já não posso dizer "Está QUASE"!! Já ESTÁ!!!!!!!!!!!!
Que bom! Corre, pula, enfim, mas tem cuidado, Tiaguinho, "não vá o diabo tecê-las".
Bjinhos gds

Unknown disse...

Estou sem palavras para a fantástica adaptação do poema!!!!
Quanto ao gesso... YUPIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!
Beijos

Cláudia disse...

17 Out 07, 11:01
Paulo Jorge: Tiago, até que enfim, gesso fora...
Agora, a partir daqui para frente vais poder jogar a bola com o teu papá, tipo SCP conta SLB...
Que corra tudo bem... bjs

Docinho disse...

Tão bom vê-lo livre ; )

Gostei do poema... quase perfeito diria!

Beijos a piscar o olho

Anónimo disse...

Foi muito bom ver-te assim outravez!
Tava a ver que nunca mais chegava o dia! :-)

Beijinhos

free browny disse...

lol
o poema está lindo!!!

e yupiiiiii já não há gesso!!!
deve estar super contente o tiago!!
imagino!!
pensava que ele ainda nao podesse andar ou fazer esforços, mas eles recuperam bem rapido!! que bom!! tou mto contente por vosses!!

bjkas grandes
filipa & tomás

Rute disse...

Hehe! Finalmente! K BOMMM!!!!!
Bem... o poema tá simplesmente espectacular! Imaginação é k não te falta Tiago :)
Beijokitas grandes ;)

Verusca disse...

Que bom... as duas pernocas livres p brincar... agora vai ser a desforra!! lol

Tadinhos dos Papás... não vão ter mãos a medir... vai ser só brincadeira!!

Beijoca e boa recuperação

Pipocas Bebé disse...

Muitos Parabéns pela prenda dos papás, é muito gira! E por finalmente ter tirado o gesso! IUPI!!!
Beijoquinhas fofinhas!

Márcia disse...

5 estrelas... que genial adaptação.
Essa veia artística não pára de nos surpreender :)
Leve, é assim que te deves ter sentido neste dia. Daqui a nada voltas a caminhar normalmente :P
Bjinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin