segunda-feira, outubro 29, 2007

Ditos Tiagueses- Volume II

«Pareche uma bola!» - digo eu ao ver a mamã a sair do banho, aliás ao nível dos meus olhos quase que já nem vejo a mamã... só a barriga! - «a mana não conchegue sair da bola!»
«Consegue sim, quando for maior. A mãe vai para o hospital e os dotôres tiram a mana.» - explica ela.
«Com uma máquina que faz jjjjjjjjjjj» - digo eu lembrando-me do barulho que fazia a máquina que me tirou o gesso.
«Isso. A mãe dorme lá no hospital e depois o Tiago e o papá vão lá dar beijinhos à mamã, quando os dotôres tirarem a mana. A mamã vai ficar com um dói-dói na barriga. Quando foi para tirarem o Tiago foi assim também.» - explicou ela.
«E depois a mana vai ficar contente.» - finalizei.
*****
baskate - Novo desporto que inventei: mistura de basquetebol e skate. Só falta começar a praticar...
*****
-Tiago já disseste ao papá que fizeste muitos chichis na sanita?- diz-me a mamã quando o papá chega a casa, do trabalho (é que estou a fazer novamente o desfralde e, modéstia à parte, no que se refere a chichis está a correr muito bem...)
- Já dizei... - respondo eu.
- Não é «dizei», é «disse» - corrige-me a mamã.
(...)
- Tiago já fizeste chichi? E sacudiste a piloca? - pergunta-me a mamã enquanto finge que não sabe.
- Já fizei... - respondo eu.
- Não é «fizei», é «fiz» - corrige-me a mamã.

Momento de reflexão:
Então se «arrumei» por exemplo, está no passado e termina em «ei»...
Hum....
Será que sei falar latim?
«fizei», «dizei» tal como «vitae» (embora se leia «vité») de Curriculum vitae...
Se calhar tenho que começar a responder «dizé», «fizé»...
Tenho que experimentar...
Nota - Hoje é dia de ir ao ortopedista mostrar a minha perna (parece coisa de maricas!).
As consultas começam às 13h. Depois contarei o que o «dotôr» «dizé»...
De resto... sai uma dor de garganta para três... A minha é com tosse e rouquidão se faz favor...

15 comentários:

Rute disse...

Hehe! Só não gostei da parte da dor de garganta... axo k ela não era msm nada para aki xamada ;)
As melhoras para todos...
Bjs gds ;)

Verusca disse...

Espero que corra tudo bem na consulta e q melhorem rapidamente das vossas gargantas!!

Ah... a Mamã tem-se portado bem?? Tem descansado??

Beijoca

Mae Princesa disse...

A lingua portuguesa é muito traiçoeiraaaa...quanto à dor de garganta, controla-me isso, please!

Sandra, eu simplesmente... disse...

Aguardamos boas novas!""

Jocas grandes para vcs

Gaiatas disse...

Uma b0la super-mega LINDA :)
Ai essa d0r de garganta tinha l0go de vir ag0ra, que ramel0za.
A mamã vai mandá-la emb0ra, vais ver.

Beijinh0s saltitões **

María disse...

As melhoras da garganta :)

Parabens pelos xixis :)

Bjnhos grandes

Cláudia disse...

Beijinho Tiago e Mana :)

)0( disse...

O que eu já me ri para aqui a ler Tiaguês. :D Estás o máximo Tiago!
Beijinhos e as melhoras!
(Adorei as imagens dos papás lá em cima)

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Ui...este tempo anda mesmo a pedi-las né?
Espero que fiquem todos bons depressa.
Mil beijocas

Gabriela disse...

O que eu já me ri com as tioguices! LooL
Ele tem sempre razão! Oh mamã, não terás engolido mesmo uma bola???
Que máximo!
Beijocas
Gabriela

free browny disse...

boa sorte para a consulta linda as melhoras dessa garganta!!

o tiago esta cada vez mais giro com essas saidas!!

bjkas grandes
filipa & tomás

mamã disse...

São tão fofos quando se saem com estas "tiaguices"...

Por aqui é igual, mas mal vou a corrigir ela fá-lo automaticamente! ;)

Bjs grandes e que a consulta corra bem!

mimika disse...

Olha Tiago, tu sabes conjugar o verbo todo ou apenas a primeira pessoa? Eu dou-te uma ajuda:

Eu fizei
Tu fizaste
Ele fizeu
Nós fizámos
"Bós" fizastes
Eles não fazem mais nada, façam vocês!

Hummm...o que será que o dotôr, dizeu? ou será dizé...ou dizi...olha não sei...

Bj

Patricia disse...

Parecem uns espanholitos a falar logo no início... e ficam tão irritados quando nós não os conseguimos compreender, os malandros...

Márcia disse...

Oh Tiaguinho, realmente deve fazer uma certa confusão na tua cabecinha o facto da mana estar (e depois sair) na barriguinha da mamã...
Este português prega-nos muitas partidas.. lol
Bjinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin