terça-feira, maio 15, 2007

O meu Livro de Honra

Como fez (mandou fazer) para o casamento dela, a mamã também fez (fazendo mesmo, pintando e isso...) um Livro de Honra para o meu baptizado.
Esse livro tem-me acompanhado desde esse dia em muitas datas especiais: aniversário, fim de ano lectivo, Páscoa...
Todos os que me conhecem sabem que numa ou noutra altura da festa, lá vem a mamã com o livro na mão para que todos possam deixar umas palavrinhas.
Apesar de fazerem de conta que não a vêem, ou de dizerem «agora não» todos acabam por escrever.

O primeiro a escrever foi o Frei Gonçalo:

«14 Maio 2005
Tiago, Tive a alegria de estar no casamento dos teus pais. Como testemunha por parte da greja pedi e recebi o compromisso que os unir perante Deus e perante a Igreja.
Desta união nasceste tu.
À tua mãe, que conhecei quando andávamos no liceu, prometi estar no casamento.
Agora ela, toda contente, com o teu pai, alargou a promessa aos frutos do seu amor:
Hoje, cá estamos nós no teu baptizado.
Os teus pais todos bonitos, e contentes, os avós, quatro vê só que sorte, os padrinhos e alguns amigos. Foste baptizado na mesma Igreja onde os teus pais se casaram. Agora, que te escrevo não tens outra preocupação que uma boa refeição quente e uma fralda limpa. Mas escrevo na esperança que daqui a uns anos, na altura da primeira comunhão ou do crisma, voltes a ler estas páginas e te sintas agradecido pelo dom da fé que te procurámos transmitir.
Faço votos que amanhã, um dia, em que nos encontremos já sejas um bom rapaz, crescido na estatura, em sabedoria e em graça. E, se não for antes, dá-me a alegria de estar no teu matrimónio ou quem sabe no Baptizado dos teus filhos.
Recebe um abraço daquele que te molhou a cabeça, querendo fazer o que faz a Igreja em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Frei Gonçalo»

Agora eu:
É impressão minha ou me querem casar, pôr a trabalhar nas obras, que tenha filhos, que vá p'ós copos?...
A mamã disse-me que na 1ª Comunhão se toma a óstia (tipo bolacha?)... Estou lá!
Enquanto escrevia estas palavrinhas a mamã aqui ao lado lembrou-se que o Gonçalo fez com ela, o Crisma e a Profissão de Fé...
Ai as anedotas que ele costumava contar nessa altura no liceu e não só...

14 comentários:

PatLeal disse...

Bem lindo, adorei :), fiquei comovida :)


Jocas grandes

disse...

Bonitas palavras que te escreveu o teu amigo.
A Mamã tem boas ideias, o livrinho é uma delas,quando fores mais crescido vais gostar muito de lêr as freses que os teus amigos la deixam.

Beijinhos

Sérgio Costa disse...

eia pá! ja tens um livro teu e tudo! tax a ficar crescido! quando vamos ás moças?? desculpa a minha constante ausencia...... :s Isto por aqui anda com uma rapidez increvel. As vezes nem tenho tempo para acordar! e quando dou por mim ja estou acordado sem me aperceber... ok eu paro com esta teoria. lol

Porta-te bem! venho aqui sempre que possa! prometo Tiago!

Vida Envolvida disse...

São lindas e sentidas as palavrinhas do Frei Gonçalo!

Uma amizade muito bonita, preserva-a !

Bjs

Susana P.

Mia disse...

Tiago, tens um amigo para a vida, é tão bom estarmos acompanhados por pessoas como o Frei Gonçalo, cuida bem dele :)
Claúdia e Bruno, parabéns pelos momentos "importantes" que oferecem ao Tiaguinho. Só o são porque o vosso Amor os torna especiais e únicos. (Adorei os livros :)

beijocas grandes

María disse...

Que lindas palavras :) Tiago, não te preocupes, dizem-te isso só a brincar, porque o que querem mesmo é desfrutar de ti ao máximo todos os dias :) Bjnhos grandes

Alexandra disse...

Como sempre eu adoro...Frei Gonçalo é um homem 5 estrelas sim senhor...mas tu miudo, tu sim és a alegria em pessoa.."..tipo bolacha???" amei

beijos a rir

mimika disse...

Lindooo...a ideia do livro...as palavras sentidas e maravilhosas do Frei Gonçalo!

Realmente, Tiago, uns querem que vás para as obras, agora o Frei Gonçalo quer casar-te e baptizar os teus filhos, mas final o que é isto? lol

Beijinhos

Gaiatas disse...

Que b0nitas palavras que o Frei deix0u, ad0rei :)

Olha que e' uma b0lacha muito esquisita!

um beijinho*

Mamã Petra disse...

Tiaguinho não te podes queixar de falta de projectos para o futuro, as obras, o casamento, os filhos, eheheheh.
A tua mamã é demais mesmo, e tem um grande amigo que te deixou palavras linda no teu livrinho.

Beijinhos

Unknown disse...

Tiaguinho regressei, e vou-te dizer uma coisa fiquei emocionada ao ler as palavras do Padre que casou os teus pais e que te batizou, lindas e sábias palavras quando começares a ler vais gostar de certeza e que grande amigo ai tens para sempre.
Para ti Claúdia milhões de beijinhos a tua encomenda só está pendurada por um livrinho que estou à espera que chegue da gráfica, espero em breve to enviar. Beijos de saudades

Xana disse...

Que lindoooooooooooo!
Essas memórias que guardam o teu livro vão acompanhar-te sempre e a elas podes recorrer sempre que quiseres!
Fiquei tão comovida com as palavras do frei Gonçalo! Tens muita sorte em ter alguém assim na tua vida! Com uma doçura, de uma nobreza... Olha, faz como a mamã, nunca o percas de vista! É alguém com quem podes sempre contar!
Bjokas fofas!

Gio disse...

E pronto, em sentido inverso mas la tentei por-me em dia com as novidades... gostei muito de ler as palavras do amigo da tua mamã... que bonita amizade que os deve unir... com tanta coisa boa para recordar...

Márcia disse...

A mamã não dá hipotese.. nada lhe escapa :)
É verdade, tanta responsabilidades que já te querem incutir:
Casar, ter filhos, etc... lol
Bjinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin