domingo, maio 13, 2007

Frei Gonçalo...

Casou os meus papás e baptizou-me a mim dois anos depois.
Quando a mamã o conheceu era apenas Gonçalo.
Foi no liceu, nas aulas de Física-Química (disciplina que a mamã tinha em atraso), no 11º ano exactamente em 1992, ano lectivo (91/92) em que os meus papás começaram a namorar.
Através da mamã o papá conheceu-o também, uma vez que nessa altura frequentava o liceu no 12º ano (tal como a mamã).
Já nessa altura o Gonçalo dizia que iria ser padre...
«Sim, sim» - diziam todos.
«Ainda hei-de fazer o vosso casamento!» - dizia o Gonçalo.
Cerca de 10 anos depois, começou a investigação à sua procura.
Ela sabia que ele tinha ido estudar para o norte e que estava a tirar um curso relacionado com a vocação que sempre tinha sentido.
Mais tarde e de vez em quando, voltava e ia à igreja da zona de residência da mamã.
O tio Rafael como catequista perguntou por ele.
A «tia» Rita morava perto dos pais dele e conhecia a irmã.
Descobriu-se que estava nos Açores.
Arranjou-se o número do telemóvel.
Que sorte, tinha vindo ao continente e estava no Seminário da ***.
Marcou-se um encontro e, para explicar os motivos do telefonema:
«Estou a telefonar-te para te cobrar uma dívida antiga» - disse a mamã.
«Não me digas que te fiquei a dever dinheiro!...» - disse o Frei Gonçalo.
Informaram-lhe a data.
Na véspera do dia do casamento ia perdendo o avião...mas na hora certa estava na igreja.
Foi a cerimónia mais linda que alguma vez não presenciei (a não ser em DVD)!

Curiosidade:
Durante o casamento, na parte final e depois de um discurso lindo veio a parte em que os recém casados papás se deveriam beijar.
Como o Gonçalo não dizia nada, a mamã perguntou discretamente:
«Então e o beijo?»
«Isso é só nos filmes!» - disse ele enquanto se riam os três no altar e segundos antes de dizer finalmente: - «O noivo pode beijar a noiva.»

Fotos excluídas.

No perfil da mamã estão lá umas palavrinhas deste amigo dos papás...

Nota - Parece que alguém escreveu sobre mim (descrevendo-me quase na perfeição) no Livro de Honra do casamento dos meus papás, dois anos antes de eu nascer. Amanhã faço a transcrição.

13 comentários:

mimika disse...

Que lindo! Adorei, adorei, adorei!

Estava mto curiosa para saber mais sobre o Frei Gonçalo e confesso que superou as minhas expectativas!

Beijinhos de parabéns para os teus papás pela cerimónia linda e tão especial que tiveram!

Ana Fundo disse...

Estou a ADORAR estas descrições, e á espera de mais :-)))
Bom domingo e beijinhos a todos
Ana

Gaiatas disse...

Eu fico feliz ao ler estas pequenas c0isinhas da v0ssa vidA :)
E o Frei Gonçalo deve de fazer o que pr0meteu!

Adoro-v0s :)*

Lisa_pt disse...

Olha adorei estes vossos post's sobre o casamento!
Então este de irem descobrir o frei que vos casou, achei o máximo!

Não deixes de imprimir isto para que o Tiago leia um dia mais tarde!

Jokinhas gds e fofas!

_+*Ælitis*+_ disse...

Que lindo! que lindo mesmo :) o vosso amigo vos ter unido no encontro primeiro e no casamento depois! ahhh quero ler a pre-descricao do nosso menino, claro esta!

Mia disse...

O prometido é devido.. é assim mesmo:)
Pois a cara do Gonçaço...hum..não sei onde a terei visto!?..lol
Pena estar longe!

beijocas grandes

Mia disse...

Conhecer..assim tu cá, tu lá, julgo que não. Mas as feições dele estão muito presentes na minha memória, tanto que nem sei se não chegamos a trocar algumas palavritas.

beijocas grandes

Cláudia disse...

Conheces o Gonçalo Mia?

Mia disse...

Já tens a esperada resposta ao teu mail.
Já respondi..acho eu!?
Penso que o conheço de vista. A cara não me é nada estranha.

mais beijocas grandes :)

Mamã Petra disse...

Adorei, fantástico mesmo.
Lindo, terem conseguido encontrar o Frei Gonçalo, aguardo ansiosa o próximo post.

Beijinhos

Alexandra disse...

Adorei.......

beijos a festejar

Márcia disse...

Um casamento bem divertido... se fossem todos assim, era bem bom :)
Viva o Frei Gonçalo :)
Bjinhos

Xana disse...

Lindooooooooooooo!
Algo inesquecivel!
Parabéns aos papás pela linda história que guardam na memória!
E ainda bem que a mamã conseguiu recuperar uma amizade antiga, transformando-a numa amizade muito mais forte, profunda, baseada em acontecimentos tão significativos!
Bjokas grandes

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin