quinta-feira, junho 29, 2006

Criar la�os

Este pequeno texto que com certeza conhecem, n�o tem a ver com o cultivo e procria��o de la�os, tem a ver sim com algo que hoje em dia passa ao lado dos �grandes�. Os pequenos ainda v�m epis�dios do Noddy e v�o tendo essa no��o. Pelo menos por enquanto...

�Foi ent�o que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu o principezinho com delicadeza. Mas ao voltar-se n�o viu ningu�m.
- Estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem �s tu? Disse o principezinho. �s bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Anda brincar comigo, prop�s-lhe o principezinho. Estou t�o triste...
- N�o posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda ningu�m me cativou.
- Ah! Perd�o, disse o principezinho. Mas depois de ter reflectido, acrescentou:
- Que significa �cativar�?
- Tu n�o deves ser daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho. Que significa �cativar�?
- Os homens, disse a raposa, t�m espingardas e ca�am. � uma ma�ada! Tamb�m criam galinhas. � o �nico interesse que lhes acho. Andas � procura de galinhas?
- N�o, disse o principezinho. Ando � procura de amigos. Que significa �cativar�?
- � uma coisa de que toda a gente se esqueceu, disse a raposa. Significa �criar la�os�?
- Criar la�os?
- Isso mesmo, disse a raposa. Para mim n�o passas, por enquanto, de um rapazinho em tudo igual a cem rapazinhos. E eu n�o preciso de ti. E tu n�o precisas de mim. Para ti n�o passo de uma raposa. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Ser�s para mim �nico no mundo. Serei �nica no mundo para ti...e ser� como se o sol iluminasse a minha vida. Por isso, quando me tiveres cativado vai ser maravilhoso!�

Saint-Exup�ry, Antoine; O Principezinho; Caravela; 1987; Lisboa.
Apesar da minha tenra idade, acho que j� consegui cativar criando la�os com muitas pessoas.
Sei bem quem s�o os �grandes� que s�o meus amigos.
Basta ver como olham para mim...

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin