... pede aos teus pais que te leiam este post!
Segundo Jean Piaget, estes são os períodos em que me/nos incluo/incluímos:
Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente.
Segundo Jean Piaget, estes são os períodos em que me/nos incluo/incluímos:
Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente.
Neste período surge a linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podemos criar imagens mentais na ausência do objecto ou da acção é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico. Temos já a capacidade de formar imagens mentais podendo transformar um objecto numa outra coisa (uma caixa de fósforos num carrinho, por exemplo). É também o período em que «damos alma» (animismo) aos objectos («o carro do papá foi dormir na garagem»). A linguagem está a nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falamos ao mesmo tempo sem que respondamos às argumentações dos outros. Dois de nós «a conversar» dizem frases que não têm relação com a frase que o outro está a dizer. A nossa socialização é vivida de forma isolada, mas dentro do colectivo.
Adquiremos as primeiras noções de quantidade, espaço, tempo, etc.
Adquiremos as primeiras noções de quantidade, espaço, tempo, etc.
Existem ainda outras características do pensamento simbólico como por exemplo o nominalismo (dar nomes às coisas das quais não sabemos o nome ainda), superdeterminação (teimosia), egocentrismo (tudo é meu), etc.
Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente.
Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente.
Neste período já temos vontade de explicar fenómenos. É a “idade dos porquês”. Distinguimos a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acreditemos nela. O nosso pensamento continua centrado no nosso próprio ponto de vista. Já somos capazes de organizar colecções e conjuntos sem no entanto incluir conjuntos menores em conjuntos maiores (rosas no conjunto de flores, por exemplo). Quanto à linguagem não mantemos uma conversação longa mas já somos capazes de adaptar a nossa resposta às palavras do companheiro.
Características
Somos muito mais hábeis com as mãos (os movimentos com as mãos são mais precisos e permitem realizar construções com peças mais pequenas ou fazer um colar de miçangas cuidadosamente enfiadas) e temos um maior domínio do nosso corpo, que exercitamos e aperfeiçoamos dia a dia, aumentando a nossa habilidade e controlo (as habilidades físicas permitem desfrutar de brincadeiras de exercício que convidem a correr, pedalar ou testar o equilíbrio sobre uns patins), mas é a brincadeira simbólica a que nos ocupa um papel mais destacado, já que podemos viver e transmitir tudo através dessa actividade (reproduzimos todas as acções que percepcionamos ao nosso redor, imitando o mundo dos adultos e recriando-o segundo a nossa perspectiva. Sentimos especial interesse por brinquedos que mostram uma representação em miniatura do mundo dos adultos.) No final desta etapa, interessamos-nos por jogos de mesa, especialmente por aqueles que põem à prova habilidades intelectuais como a memória ou que nos permitem demostrar os nossos conhecimentos, por exemplo, sobre as cores, as letras ou os números (as brincadeiras de regras despertam o nosso interesse sempre e quando haja um adulto perto que nosexplique as normas e nos ajude a manter a atenção durante o jogo.)
Somos muito mais hábeis com as mãos (os movimentos com as mãos são mais precisos e permitem realizar construções com peças mais pequenas ou fazer um colar de miçangas cuidadosamente enfiadas) e temos um maior domínio do nosso corpo, que exercitamos e aperfeiçoamos dia a dia, aumentando a nossa habilidade e controlo (as habilidades físicas permitem desfrutar de brincadeiras de exercício que convidem a correr, pedalar ou testar o equilíbrio sobre uns patins), mas é a brincadeira simbólica a que nos ocupa um papel mais destacado, já que podemos viver e transmitir tudo através dessa actividade (reproduzimos todas as acções que percepcionamos ao nosso redor, imitando o mundo dos adultos e recriando-o segundo a nossa perspectiva. Sentimos especial interesse por brinquedos que mostram uma representação em miniatura do mundo dos adultos.) No final desta etapa, interessamos-nos por jogos de mesa, especialmente por aqueles que põem à prova habilidades intelectuais como a memória ou que nos permitem demostrar os nossos conhecimentos, por exemplo, sobre as cores, as letras ou os números (as brincadeiras de regras despertam o nosso interesse sempre e quando haja um adulto perto que nosexplique as normas e nos ajude a manter a atenção durante o jogo.)
Sentes uma vontade incontrolável de dizer a palavra «PORQUÊ»?
A chuva de perguntas é tão intensa que os teus pais ficam sem argumentos?
Notas que começam a «engolir em seco» e a olharem um para o outro?
Percebes que começam a «deitar a moeda ao ar» para ver quem responde à próxima pergunta?
Dicas para os «matulões» lidarem com os porquês dos «pucaninos»:
Dicas para os «matulões» lidarem com os porquês dos «pucaninos»:
(Vão «por mim» que eu percebo disto!)
- Nunca ignore uma pergunta do seu filho, ouça-o com atenção.
- Se não estiver certo(a) do que vai responder diga-lhe que mais tarde lhe responderá, depois de ter reflectido ou pesquisado o assunto em questão.
-As suas respostas devem ser adequadas à idade, num vocabulário adequado e de fácil compreensão.
- Não elabore mentiras ou "respostas fantásticas" que a criança acaba por perceber que não corresponde à verdade. Respondendo com uma mentira o seu filho deixará de confiar nas suas afirmações.
- Não elabore mentiras ou "respostas fantásticas" que a criança acaba por perceber que não corresponde à verdade. Respondendo com uma mentira o seu filho deixará de confiar nas suas afirmações.
- Existem momentos próprios para fantasiar e outros para responder concretamente ás questões dos seus filhos, deve tentar diferenciá-los.
- Evite dar respostas antes da criança perguntar, dê-lhe tempo para pensar e formular as questões.
- Evite dar respostas antes da criança perguntar, dê-lhe tempo para pensar e formular as questões.
- Nunca entre em contradição com o seu parceiro pois isso vai confundir a criança.
- Amor, atenção estão na essência das respostas mais saudáveis aos porquês do seu filho.
- Amor, atenção estão na essência das respostas mais saudáveis aos porquês do seu filho.
Esclarecidos?
É engraçado como a Fase «É meu!» que passei quando era bem pequeno, deu lugar à Fase «Porquê?»...
*****
Desculpem, esqueci-me de pôr umas fotos do meu coelhinho da Páscoa (fiz no infantário)...
Os meus pais é que não dormem (esta noite dormiram, iupiiii) e eu é que me esqueço destas coisas...
16 comentários:
:D K coelhinho tão lindo!!!
Mt fixe o post de hoje (como sempre, claro ;))!
Beijinhos grandes...
eu também me incluo no post de hoje :)
o coelhinho é muito lindo Tiago, parabéns :)
beijos da carla :)*
Fizeste um coelhinho super lindo!!
Ai essa idade dos Porquês, por cá começou tão cedo.... agora já começa a ler mais, porque tinha perdido esse bom hábito, e então começaram os porquês mais elaborados :))
Bjinhos
Fiquei elucidada.
Bem o coelho está o máximo :)
Jocas gordas :)
Gostei do post, mt interessante, apesar da minha filhota só ter 21 meses, acho que são umas dicas mt boas.
Bjs
Gostei muito :)
Mas ele adiantou-se na fase dos porquês... se é só aos 4, porque é que eu levo com eles desde os 2 anos e meio???????????
O que vale é que praticamos as dicas todas :)
Bjnhos grandes
Muito bom o esclarecimento Pedagógico :-)
E adorei o coelhinho da Páscoa, Tiaguinho!!!
Hoje tou tão cansada....mais que o normal :-((((((
Esclarecimento interessante.
Lá por casa os porques são consecutivos... um "porque" levaa outro e tem dias que nunca mais saimos disto...
Bjs
alice+duarte
ai a fase dos porquês....
Adorei o coelhinho, Tiago. Ficou muito giro!
boas dicas
o post em baixo está de vir às lágrimas loooool só tu
um grande beijinho
:) Adorei o post, muito esclarecedor!
O coelhinho... lindo!
Bjs grandes
Lindo, o coelhinho :D
Os p0rquês... c0m muito am0r e atenção vão diminuir! =x
beijinhOs*
Já me ajudaste bastante Tiago, estou prester a entrar nessa fase novamente e já não me lembro muito bem. Afinal já passaram 10 anos desde a última vez.
O teu ovinho da Páscoa estava girissimo, parabéns.
Fico contente por vocês terem deixado os papás dormir, assim é que são lindos.
Beijinhos para todos,
Carla
Esclarecida! :p
Que coelhinho tão giro :p
Bjs
Fantastico!
Obrigado pela informação!
Vou segui-las com bastante interesse.
Bjinhos.Pedro
Gostei do período simbólico... em algumas coisas já me identifico :)
Para os “porquês”, depois peço-te umas dicas... Com tanta imaginação, não te devem faltar respostas :)
Depois queremos conhecer algumas :D
Bjinhos
PS- que coelhinho tão fofinhooooooooooooooo
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