quinta-feira, março 13, 2008

Visita surpresa

Pois é, na segunda-feira passada os meus papás e eu lá fomos ao infantário fazer uma surpresa ao Tiago. Fomos buscá-lo e falar com a educadora.
(Mais uma vez se pôs em frente ao meu «ovo» - lugar privilegiado, e depois de deixar todos verem-me começou a abrir os cotovelos para ocupar mais lugares. Desta vez foi mais discreto...)
Parece que ele tem andado a fazer muitas birras para chamar a atenção... também se revolta quando lhe dizem para ficar sentado depois de ter feito uma asneira. Sacode os braços e faz «humpf!».
Quando se chateia com os outros colegas diz que quer a mãe. «Queixa-se» que quem lhe dá banho é sempre o pai e que a mãe só me dá banho a mim, mais o pai e ele (fico sempre bem lavada: Tiago - pernas e pés; mamã - cabeça e o papá - resto). Diz que quem brinca com ele, é sempre o pai...
A mamã faz tudo o resto mas pronto...
A educadora elogiou o facto dele compreender que eu sou pequena e que preciso de muita atenção da mamã (o que revela um bom trabalho familiar nesse sentido) mas afinal ele só tem 3 anos e pode compreender mas não interiorizar.
Continua a ser carinhoso com os colegas e as educadoras (talvez mais agora...). Parece no entanto mais carente que antes... pede beijos e abracinhos.
Nota-se no entanto que tem um bom ambiente familiar.
Em resumo:
Precisa de mais atenção da mamã que agora se vai revezando nos banhos com o papá (tenta não fazer birras nessa altura também maninho...). É que a altura em que o papá lhe dá banho é a única em que ela muitas vezes (nos dias piores dele) consegue descansar a cabeça.
Ela vai tentar jogar mais vezes com ele (apesar da vontade não ser muita...).
A educadora também falou no complexo de um tal de Édipo (deve ser algum amiguinho complexado lá da sala...).
*****
Continua sem fazer cocó na escola (em casa só faz na fralda), mas sempre foi assim, deve ter feito apenas quando tinha gastroenterites...
Agora o chichi, quer fazer sentado.

Já em casa no outro dia disse à mamã:
- Mãe, eu estava-te a chamar...
- Ó filho a mãe estava aqui na cozinha e não ouviu, o que é?
- Eu fiz chichi...
- Ainda bem...
- ...sentado.
- Mas quem faz chichi sentado são as meninas, os homens não fazem...
- Ó mãe, quero ser menina...

Bom agora também costuma limpar a sanita com papel higiénico, antes ou depois de fazer chichi. A mamã ainda não percebeu bem a altura em que o faz.
*****
Já está mais trabalhador (não faz só dois riscos num papel e diz que o desenho está pronto).
Consegue estar concentrado bastante tempo e lembra-se do que lhe contam mesmo depois de se passarem vários dias (tamto em casa como na escola já tinham reparado nisso).
Segundo a educadora tem boa memória (os papás receavam que ele uma vez que é «eléctrico» fosse um pouco «aéreo»).
Na escola o programa prevê ensinar neste ano lectivo (esqueci-me de fazer um post sobre isso depois de ter nascido):
Dias da semana, cores, números, letras, reconhecer os nomes de alguns colegas escritos, o tempo...Papáaaa ajuda-me, esqueci-me de escrever alguma coisa?

21 comentários:

María disse...

Amiga, só vim aqui dizer-te que tenho uma novidade no meu cantinho :)
LOLOLOL não eras tu que tinhas um certo pressentimento? Se calhar não eras....

Não li o teu post porque tenho umas coisas a fazer, não sei bem como de muletas, mas tem de ser, o prazo acaba hoje lolol mas à tarde volto cá para ler tudinho prometo :)

Bjnhos e vai lá espreitar lololololol

PatLeal disse...

:) tadinho do mano, não é Joaninha, quer mais miminhos. :)


Jocas para todos

FiLiPa MaRqUeS disse...

pronto mais miminho p o mano a sair...
Meninos deem descanço a mae um bocadinho ok tb mereçe!!
Beijokas
Adoro o fazer xixi sentado e o limpar a sanita com papel-higienico lol
Miga no outro post o pai ficou mesmo babado ha?
Beijokas

GE disse...

Isso é natural, ele aina é pequenino e embora perceba que a mana é pequenina, tb quer miminhos, mas a mamã consegue dar conta do recado, de certeza :))

Essa de limpar a sanita com papel é que está o máximo, onde foi ele buscar isso? Olha que ele fazer xixi sentado tem uma vantagem, não te deixa tudo salpicado.... como ainda é lá por casa ....

Bjinhos

O Príncipe Duarte disse...

Pois... eu creio que a reacção dele é super normal.
É mto bom as educadoras serem tao atentas.

Deve ser mto dificil mesmo dar atenção aos dois, mas ainda bem que tens o teu marido que sempre ajuda.

Agora é tentar seres tu a dar-lhe mais atenção, aos poucos tudo vai voltar ao normal.

Olha o duarte em casa tb faz xixi sentado, é pq ainda faz no bacio, e eu nao me preocupo nada, daqui a uns tempos ele só vai querer fazer de pé.

bjs
alice+duarte

Bruno disse...

Está tudo completo! E perfeito como sempre! Fica descansada qe apesar de pequenina também tens boa memória (não deves saír ao Pai nesse aspecto...)

me disse...

Passada a euforia da chegada dos manos, por mais que gostem deles, sentem-se sempre um bocadinho!!! (faz parte)

Sabes que o meu filhote faz xixi de pé em casa e sentado na escola, parece que é para os miúdos não sujarem o wc!!!
Bjokas

Anónimo disse...

Ò Joaninha, então o mano quer mais miminhos, hein?
Eu sei o é isso, e os meus já eram grandinhos, quando veio a boneca.
Tens que ajudar a mamã a dar mais miminhos a ele e habituar mais o papá a ficar contigo, nas horas certas.
Beijinhos grandes,
Carla

Gaiatas disse...

Aiai.. lá está o p0rquê das birras que ele tem feito.. quer mais miminh0s maternos!
Mamã.. que tal arranjarm0s um dia mais c0mprido c0m +2 braços ? =x

Gostei de ver que tens b0a memória e és um mim0cas c0m os teus amig0s.. lindo :D*

beijinhOs mimados*

Anónimo disse...

É normal o Tiago sentir-se desse modo, é tão pequeno. Compreendo que está a passar.

Precisamos de descanso... descanso... descanso. Sabes o q é q o Pediatra das minhas filhas disse? Q eu precisava de um calmante... Ter 2 filhotes é dose, ñ é verdade?

Temos de ter calma... muita calma!

Bjos

free browny disse...

ele está a cerescer e sim!! notasse que é um menino cheio de amor e feliz... talves sinta memso a falta da mama, antes eras so dele ;)

jokinhas boas
filipa & tomás

María disse...

Agora sim, já li tudo :)

Tendo em conta ter tido uma mana para dividir atenções está muito bem, não achas?
Se ele sente a falta da Mãe no banho, ou tem cíumes, começas a dividi-los com o Pai como já disseste. Até o David já sente que nunca mais lhe dei banho e ainda nem passou uma semana lolol

Ter boa memória é muito bom, muito bom mesmo :)

Agora toca a aprender tudo o que a mana disse!!!!!

Bjnhos grandes e se queres fazer chichi sentado, fazes, o melhor é não dar importância, há-de passar :)

Unknown disse...

oh mamã toca lá mas é a deitar-te no chão da sala e montar os puzzles todos ouviste ?

bem eu nem quero imaginar o que me espera, se agora só tenho sono e vontade de não fazer nenhum ....

beijos da carla :)*

Cristina disse...

Tão parecido com a Leonor... Sempre a quererem chamar a atenção. É uma fase que há-de passar. Espero que rápido. LOL

Bjos

Cristina

mamã disse...

Olha no que concerne a meméria, está bom para fazer par aqui com a Joaninha cá de casa! ;)
Seriam dois óptimos contadores de histórias! :)

E miminhos, ou falta deles, é normal... afinal estes têm que ser dividido agora pelos dois! Com o tempo, há-de passar...

Bjs grandes

Patricia disse...

Ai, ai, ai... a mãe tem dado um bocadinho menos de atenção ao Tiago?? Toca a jogar com os carrinhos e a dar uma banhoca.

bjs

Mamã Petra disse...

Olá amiguinhos então o complexado do Édipo anda por aí, é terrivel esse mocinho anda sempre a rondar, cá em casa já deve andar o Pimpolhinho sofre de mãezite aguda. É verdade compreender é uma coisa interiorizar é outra, mas eu acredito que ele é muito feliz, que vive num ambiente muito feliz, está só a adaptar-se.
Beiijinhos muito grandes

Ana Princesa disse...

É normal que com toda a agitação o Tiago se sinta mais afastado, menos "mimado" afinal de contas ele já não é filho único... É irmão! E o importante é ele perceber que ser irmão é muito bom e que pode continuar a receber os mimos dele!
E isso reflecte-se em todo o seu comportamento!
Mas está tudo bem e isso é o que interessa.
Bjo**

Coisas minhas disse...

Pois é mamã... tens que dar mais atençao ao pequenino...

eles sentem logo...


Beijinhos

Docinho disse...

Coitadinho... tens de dar mais miminhos ao mano ; )))
Mas olha que a parte de fazer xixi sentado deu para rir ; )

beijos ainda só com uma

Márcia disse...

Os miminhos da mamã são sempre insubstituíveis...
Por mais forte que tentes/pareças ser, há certas alturas que fragilidade vem ao de cima...
De qualquer forma estás de Parabéns, para um menino de 3 anos tens uma capacidade de compreensão e partilha fantástica :)
Fazer xixi sentado, tem sempre as suas vantagens: Acertar no alvo é sempre mais fácil, daí sujas menos.. daí estás a ajudar a mamã :P
Bem daqui a nada terminam a licenciatura na 4ª classe... acho mito bem ;)
Bjinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin