quarta-feira, setembro 05, 2007

Canhotices ou talvez não!

O pai escreve com a mão esquerda mas faz tudo o resto com o pé e mão direitas (à hora das refeições nem nota se os talheres estão postos ao contrário...).

O meu tio paterno joga à bola com o pé esquerdo, para tudo o resto usa o lado direito.
A avó paterna era canhota mas foi obrigada a usar a mão direita quando era pequena, agora consegue escrever com as duas embora com a mão direita seja mais precisa.
A mamã e a família dela são todos «certinhos e direitinhos» com as mãos e os pés direitos a trabalhar em primeiro lugar, assim como todos os familiares que não foram referidos.

E eu?

«Canhoto ou Destro?
A preferência pela mão direita ou esquerda nota-se em numerosos gestos do quotidiano. A lateralidade de uma criança pode ser avaliada mercê de pequenos testes simples.
Aqui ficam alguns exemplos:
• Peça à criança que suba uma escada e observe qual é o pé que avança primeiro.
• Observe com que pé chuta uma bola.
• Dê-lhe um óculo ou um caleidoscópio e veja qual é o olho que utiliza.
• Dê-lhe um despertador e repare a que ouvido o encosta para ouvir o tique-taque.
• Observe com que mão pega na colher, num lápis, na escova de dentes ou que mão se penteia.»
Tirei isto daqui .

Aqui diz que:
Se um dos pais for canhoto há entre 17 e 19,5% de hipóteses do filho/filha também ser...
Se ambos forem destros a hipótese de terem um filho/filha canhoto/a fica entre os 2 e os 9,5%.
Se forem ambos canhotos a hipótese dos filhos também o serem situa-se entre os 26,1 e os 50%.

Também há quem diga que o canhotismo é genético (10% da população é canhota).
Aqui diz que a culpa é de um gene que chama LRRTM1.


Não se esforcem a tentar ler a legenda do desenho, diz:
«Monstro Rafa» - É o meu tio materno...
*****
Dicionário de Tiaguês:

«Escadinho é meu» - O mesmo que: «Esse bocadinho é meu»

«O pai é guloso não é filho?» - perguntou-me a mamã.
«Não, a mãe é que é, o pai não é que é...»

Nota - Para amanhã prometo-vos um conto de fadas no Reino Já Cheguei!
Vão adorar!

31 comentários:

Sandra, eu simplesmente... disse...

Ena, ena!!!! Não sabia nem metade das coisas que disestes!!! POr acaso a maior ou mesmo todos somos canhotos, como tal tb nunca liguei muito a esta situação, mas há que mdiga que os canhotos são mais inteligentes!!!!

Jocas grandes e parabens pelas 23 semanas a linda menina, ainda sem nome!!!!!!!!!

María disse...

Sabes que os canhotos costumam ser grandes artistas!

E se fores canhoto, qual é o mal? Nunca entendi esse estigma e antigamente o que faziam, que horror...obrigavam os míudos a usar a direita, prendendo a esquerda e havia culturas selvagens que amputavam o mebro esquerdo para desse modo usar o direito.

Um horror!

Os meus cunhados têm 1 menino (e não vão ter mais) e ele é canhoto como o pai! É muito, mas muito inteligente e tem jeito para o desenho!

Bjnhos grandes Tiago e espero que estejas em boa recuperação!

PatLeal disse...

As diferenças é que nós fazem ser giros...continua com a mão esquerda!!!


Jocas grandes

)0( disse...

Olá!
Sempre ouvi dizer que não se deve forçar uma criança a usar a mão direita se ela tiver preferência pela esquerda. Cada um faz as coisas como se ajeita melhor.
Humm.. também notei que a mãe estava a tentar que a sua gulodice passasse despercebida, mas o Tiago não perdoa :)
E como adoro contos de fadas amanhã tenho que voltar cá..
Beijos para todos

Unknown disse...

ena que desenho giro, esse monstro está um espetáculo!!!
aqui por casa todos escrevemos«certinho e direitinho» , o Rodrigo já mostra que é destro

beijinhos Tiaguito e muitos também para a «mexaroca» :)*

O Príncipe Duarte disse...

Olha eucá não consigo fazer nada com a mão esquerda.... e confesso que me faz confusão ver as pessoas escreverem com a esquerda...

Mas canhoto ou não, isso não importa nada.

bjs e continuação das melhoras

alice+duarte

Cristina disse...

Eu sou canhota. Mas a Leonor não saiu à mãe, só a dar pontapés nas bolas de futebol...

Bjos

Cristina

Filipa disse...

Quem sabe, sabe!
O teu tio é mesmo bera :)

É verdade diz à mamã que o jogo é da Playstation 2 e chama-se Buzz Mega Quiz.

Beijinhos e as melhoras.

disse...

Oh meu querido isso de ser dextro ou canhoto não tem importância nenhuma, à excepção de algumas coisas que se tornam mais fáceis para um dextro... os automóveis com mudanças a direita por exemplo, mas nada que não se contorne.

Fico aqui andiosa pelo conto de fadas :)

Beijoquinhas

Gabriela disse...

Antigamente dizia-se que os canhotos viviam menos tempo, eram menos inteligentes, ou seja, roçavam a anormalidade! Palermices pegadas!

Não sei se é genético ou culpa do gene de nome esquisito, mas sei que os alunos canhotos que já passaram pelas minhas salas são tão preguiçosos, tão desatentos, tão alegres, tão motivados e tão inteligentes como os destros, logo todos diferentes, todos iguais! :)

Também julgava que o Ricardo fosse canhoto, porque observava que ele agarrava os objectos com a mão esquerda e era sempre o pé esquerdo que ele avançava primeiro, mas parece que foi uma fase... afinal é destro.

Que sejas canhoto, ou uma mistura pegada, tal como o pai e companhia, és lindo e fazes uns desenhos bué giros! LoL
Beijocas
Gabriela

Anónimo disse...

Como estás Tiago? Espero que a recuperar bem.
Olha o meu marido é canhoto, mas foi obrigado a escrever com a direita. Eu acho isso uma parvoice, mas enfim.
O desenho está lindo, tens jeito :P
Beijinhos

GE disse...

Não sabia que podia ser genético, mas tb não dou mta importância a isso, acho que antigamente é que eram considerados "diferentes" agora já há tesouras e outras coisas especificas para canhotos.

Como é que sabias que eu estava a tentar ler a legenda, eheheh

Bjinhos

mamã disse...

Eu sou canhota, embora escreva com a direita porque me obrigaram em pequena, e a J. também o é! E nem por isso deixo de fazer seja o que for!!

Fico à espero do conto...

Bjs grandes

necedu disse...

então Tiago como estás? melhor espero. Adoro vir aqui porque me farto de rir mas tambem porque sempre me ensinas alguma coisa, hoje aprendi mais umas coisas comigo e quando o Duarte vier da creche vou fazer o teste com ele para ver se usa só a direita ou a esquerda tambem.
Jocas e as melhoras

PSoMac disse...

Bem ... estou impressionada Tiago que de-se-nho t-ão gi-ro!! :))

Beijinhos

Anónimo disse...

Eu sendo canhoto, tenho apreciado o Pedrinho nesses promenores, e pelo menos, até á data, não se tem afirmado como tal (canhoto).
Mas se calhar ainda é cedo, vamos a ver.
Tem as suas complicações, dificuldades.
Mas nada de preocupante, somos diferentes.
Bjinhos.Pedro

Mónica disse...

Que monstrinho tão giro! Desenhas muito bem, Tiaguinho, com a esquerda ou com a direita, tanto faz! :)

free browny disse...

coisas tão simples que que nos fazem ter tanta certeza,
mas pelo desenho paraçe sim ser canhoto ;)
sai ao pai!!
bjka grande
filipa

Ana disse...

O meu marido é dextro em tudo excepto a comer!!
Curioso...

Beijocas grandes!!

Cláudia disse...

5 Set 07, 10:41
tia da Luísa: Viva, agora tens dedicado o teu tempo a fazer monstros!!! E Olha encontraste no tio Rafa o modelo ideal de monstro?? Acho que ele só não fica furioso contigo pq afinal até é um monstro bem giro.
Se tens feito um daqueles horrorosos e medonhos, não sei como ias resolver a situação com o teu tio. Bjs para ti e para a mana.

Anónimo disse...

Muito interessante a matéria, gostei mesmo, não tinha pensado sobre isso. Beijooos

Cláudia disse...

Eu sou canhota a comer.
N me dá jeitinho nenhum comer com a faca na mao direita :)
Parvoices :)

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Que giro..não fazia a mínima ideia!
Vai ser um artista eheheheh

sotto le stelle disse...

Passei para te deixar um beijinho grande e respondendo á tua pergunta o menino está com a avó paterna

Gaiatas disse...

Uma bela matéria para o 1º dia de rep0uso.. :)
Só aqui, neste cantinho, enc0ntro estas c0isinhas!

um beijinho*
Já tenho saudades..*

Pipocas Bebé disse...

´Bigada querida pelo convite, e a que horas é que é a "hora" do Conto no teu cantinho? Eheheheh!
Beijoquinhas fofinhas ao Tiago e à mamã!

Mia disse...

Canhotos são do melhor que há :) Adoro o desenvolvimento da lateralidade nas crianças.. os canhotos costumam ser os mais reguilitas mas com grande coração!
Estamos à espreita para ler esse conto de fadas, pode ser que conte lá na sala ;)

beijocas grandes

Mónica/Sofia disse...

O marido tb é canhoto e a sofia pende para os dois lados lol (isto ñ me pareceu mt bem hihii)acho k só mesmo o tmepo o dirá, pk já tentei fazer uns qts testes desses e ela tanto agarra com uma mão como com a outra. Fico á espera do conto de fadas, muitas beijokas e vou tentar mesmo com menos tempo vir sempre deixar um beijinho pelo menos. inté

Cláudia disse...

5 Set 07, 20:59
Ana/Cristina: Olá Tiago, temos saudades,fazes cá falta,fica bom depressa! beijinhos dos amigos da sala dos peixinhos

mimika disse...

Escrevi um comentário tão lindo (que modesta que eu sou) e deu erro ao mandar…estou como que…”possêssa”, mas como tu mereces vou tentar reproduzir, embora as cópias nunca saiam tão bem como o original.

Ai …se apanho o LRRTM1, nem sei que lhe faço!!! Ok, não faço nada, escrever com a mão esquerda também deve ser fixe!

Será que LRRTM1 são as iniciais de Lindos Rafa Rui Tiago e Mãe huumm (1)? Se calhar não, pois exclui o papá e mana. A não ser que esse gene se transforme em LRRTMPC lolol, percebeste a dica?
Eu digo isto a brincar, pois gosto dos nomes seleccionados pelos papás. Qualquer um ficará bem à tua mana!

Beijinhos

Ps: adoro contos de fadas, `tou cá batida! Vou tentar chegar cedo para ficar na primeira fila!

Márcia disse...

Canhoto ou Destro, tanto faz, sempre mostraste ser fantástico e isso é apenas um pormenor com pouca importância.
Ai quando o tio Rafa vir o desenho e principalmente a legenda.. lol
Vou já ler o conto :)
Bjinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin