terça-feira, setembro 11, 2007

6 Meses... Já?

Às 24 Semanas...
Está na hora de levantar a cabeça!

Dentro do meu crânio, o cérebro já se divide em dois lóbulos e a rede nervosa começa a crescer e a desdobrar-se, criando essas rugas conhecidas por circunvoluções. Todos os neurónios de que necessito ao longo da vida (muito mais que dois!) aparecerão durante este mês, se bem que as ligações entre os nervos demorarão anos a completar-se.

Também acontecem coisas fora do meu crânio: os traços faciais começam a ser distintos e individualizados, as pálpebras e as pestanas estão mais definidas. Acho que me vou começar a parecer-me com o papá ou/e com a mamã...

Já tenho um ouvido apurado. Sobressalto-me em resposta a toda uma série de sons e viro-me lentamente para os mais agradáveis. Também começo a familiarizar-me com as vozes que me rodeiam, num primeiro passo para reconhecer a minha família e aprender a sua língua (jacheguinese).

Durante esta semana já sou capaz de inalar, exalar e até chorar. Os meus olhos estão completamente formados e a língua desenvolveu o gosto. Sob cuidados médicos intensivos, eu já teria mais de 50% de hipóteses de sobreviver fora do útero, mas sinceramente, não estou interessada... Boa vida é aqui...

Se puserem uma peça musical repetidamente durante estes meses, conseguirei reconhecê-la quando nascer (acho que muitas das músicas do Canal Panda já sei de cor graças ao mano...). Com esta precoce exposição à música não me vou tornar numa instrumentista proeminente, mas será um bom começo para que eu aprenda a apreciar a música. Agora é o momento de me falarem e cantarem enquanto realizam as tarefas diárias, algo que também deverão fazer quando eu nascer (esta é para ti mãe, apesar dos últimos acontecimentos não serem favoráveis a grandes cantorias...).

23 comentários:

Cláudia Braz disse...

Já 6 meses?...
Daqui a pouco nasce...
Eu continuo a votar no nome Joana!
Acho que ainda vou ganhar a corrida!

beijinhos Tiaguinho e mamã

Anónimo disse...

6 meses, ena, ena. Como o tempo passa rápido. Brevemente o bem bom na barriga da mamã acaba e tens q vir cá para fora fazer companhia ao mano.

Ama, Vive e Sorri
Beijinhos

(Visita-me, vais ter uma surpresa :P)

Filipa disse...

Já 6 meses princesa? Estás muito crescida...e o que já consegues fazer!!!

Beijocas.

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

como o tempo voa!
Parece que foi ontem que li que estavas grávida de novo.
Ai ai...está quase!!!!!!!!!!!

María disse...

Parabéns pelos 6 mesitos Natália :) LOL LOL LOL

Amanhã o mano faz anos, aposto que andas a preparar uma grande surpresa!!!

E a Mamã, não teve mais perdas de sangue, pois não?

Bjnhos grandes para todos

mimika disse...

6 meses!? O tempo passa à velocidade da luz e é por isso que não tarda nada a mamã dá à luz! (eu sei que a piada é pobre, mas foi o que se arranjou!)

Insiste para a mamã cantar para ti, pois se ela cantar mal, não te preocupes porque "o som é uma onda que viaja muito depressa até ao nosso ouvido. Espalha-se em todas as direcções mais ou menos a uma velocidade de 340 metros por segundo. Mais de mil quilómetros por hora!" e os sons desafinados bazam rapidamente lol

Beijinhos

Ps: amanhã é um dia mto especial!

Docinho disse...

O tempo passa mm rápido... já 6 meses... aproveita bem... cada milímetro de pele esticada ; )))

Beijos redondos

free browny disse...

é um momento tão bom, o que estamos a passar!! e eu que tou desejosa de o sentir!!
é bom ver o teu cantinho acabo sempre por saber o que vou passar em diante!!
bjka grande
filipa

Sobralzinho disse...

...Ai ta quase =) O salvador nasceu a 16 de dezembro,pode ser que a menina nasça tambem =)

Cláudia disse...

Já????????
Tá a passar a correr :)
Beijinho

Gaiatas disse...

O tempo n anda, c0rre!
A v0ssa m0rada fic0u perdida algures, p0r isso vão ter de dar outravez ;b

um beijinho n0s 3*

Gabriela disse...

Já?
A partir de agora entras na contagem decrescente.
Beijinhos para os 4.
Gabriela

Mónica disse...

Já só faltam 3... E o nome? Vá lá, Tiaguinho, toca a decidir, para poderes inventar um "peit nom" para a mana :)
bjinhos

María disse...

Está quase.....já andas com contracções ou ainda não??? Do Tiaguinho claro que há 3 anos estava prestes a nascer e a brindar-vos com a melhor dádiva do mundo :)

Bjnhos

Unknown disse...

Que saudades!
Parabéns eplos 6 mesinhos :)
Quantoà perda de sangue, aconteceu-me o mesmo na gravidez da Lú mas foi às 11 semanas, apanhei um tremendo susto!
Felizmente não foi nada... nunca se percebeu o porquê da hemorragia.
Espero que não tenha voltado a contecer!
Beijocas

Mónica/Sofia disse...

Já falta pouco hiihhi, estmos ansiosos por conhecer a tua mana Tiago.
Gostei muito de ler o post sobre as "fases" hihi muito giro mesmo.

Muitas beijokas para voçês e trata bem da mãe e da mana ok??

Anónimo disse...

E já só faltam 3 meses... PARABÉNS pelos 6 meses da tua barriguinha.

Bjos

Pipocas Bebé disse...

Como já passa da meia-noite, já vos posso desejar:
Muitos Parabéns e Muitas Felicidades pelos 3 aninhos do Tiago!
Muito Amor, Paz e Saúde na sua vida!
Que tenhas um dia de aniversário Super-mega-ri-Fixe!
Beijoquinhas fofinhas para o Tiago e para a mamã!

Ana Guida disse...

esta cd vez mais perto o dia D :D

p ca tb so se ve o canal panda, caso contrario, ele reclama, diz "num péta!" (não presta) lol tiranias...

bjns*

mimika disse...

É hoje, é hoje! O dia é do Tiago! Parabéns!

Márcia disse...

Bem, estás mesmo crescida... assim que o 6 se virar ao contrário, estarás cá e nós ansiosos com isso :)
Com a Sofia, também experimeitei a partir dos 7 meses ouvir repetidamente um cd de música para crianças.. mas parece que não resultou muito! Ela prefere que cantemos para ela.. se é que o que fazemos se pode chamar de cantar, acho que é mais "arranhar" (pelo menos tentamos :P)
Bjinhos

Cláudia disse...

11 Set 07, 22:06
Tiago: A bolsa das águas rebentou às 23:30h... Está quase, são 22h agora... :) Estou quase a nascer...

Cláudia disse...

11 Set 07, 23:34
Lojinha da Pipocas: a bolsa já rebentou!Ehehehe!

http://lojinhadapipocas.blogspot.com/

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin