segunda-feira, junho 11, 2007

A mamã não está doente...

... está GRÁVIDA! No Centro de Saúde disseram à mamã que:
Não podia comer morangos, agriões...
Não podia comer saladas fora de casa...
Não podia levantar pesos e/ou fazer esforços...
Não podia comer queijo fresco, requeijão ou outros queijos redondos pequenos...
Não podia comer legumes (na salada) que não estivessem de molho em água com vinagre pelo menos 20 minutos...
Não podia apanhar a Toxoplasmose...
Não se podia enervar...
Não podia deixar de beber 1l de leite por dia...
Não podia comer/beber muitos:
doces, refrigerantes, frutos secos, batatas fritas, bananas, uvas, melão, meloa, café (só um café fraco por dia - a mamã só bebe ao fim-de-semana).

Deram-lhe logo uma dieta para fazer durante a gravidez, um papel com o título «O que levar para a maternidade», informação sobre o Teste do Pezinho, amamentação, orientações sobre a primeira consulta pós-parto, data de início da pílula contraceptiva e finalmente... O Boletim de Saúde da Grávida, que foi para isso que ela lá foi!

Felizmente a consulta na médica particular (a primeira, para confirmar a gravidez), cerca de uma semana antes (no dia 04/05/2007), não foi tão punitiva.
A propósito, nesse dia a médica que me conheceu ainda In Utero, depois de ver uma foto minha disse (e desculpem a modéstia, mas tenho que registar):
«Quando se tem bons genes há que continuar a transmiti-los!»

Mamã, eu vou ajudar-te (literalmente) a comer de tudo.
Sabes, é que as senhoras do Centro de Saúde só querem o teu bem, mas lidam com DOENTES há muito tempo...
Em relação ao queijo, há a palavra «pasteurizado» que elas já não se devem lembrar do significado...
Em relação a esforços... O(A) mano(a) é um «reforço» mas eu não sou um «esforço» pois não? É que eu gosto tanto de colinho...
E quanto ao resto... faz como fizeste na minha gravidez... Come de tudo (desde que não seja em grandes quantidades e esteja bem lavadinho) e o(a) mano(a) será um «rapa-travessas» como eu ainda sou!
*****
Hoje era para ser o meu primeiro dia de praia...Mas ontem tive um bocadinho de febre e dores de barriga e a mamã achou melhor ficar comigo em casa.

20 comentários:

Docinho disse...

; ))) boas dicas para a mamã manter tudo em ordem com o mano(a)... és um menino muito ajuizado!!!
hi hi hi...

Espero que estejas melhor... e que já tenha passado para amanhã ires para a praia!

Beijos com doi doi

Vida Envolvida disse...

Tiago, fica tranquilo, eu se vir a toxoplasmose por aqui prendo-a numa gaiola!!

Não há orçamento que chegue para a alimentação desse quarteto he he he ...

E teu também concordo com a médica, quando se tem bons genes, deve-se transmiti-los, sim senhor ;)

Bjs

Susana P.

Alexandra disse...

Bemmmmmmmmmmmmm, estou aqui há meia hora a ler todo...a história da bisavó (uma querida) as tuas histórias, caramba miudo tu gostas mesmo de comer...pena a mãe não lhe apetecer gomas, bolas!!!!!!

como sempre saio daqui com aquele sorrio enorme e com ma disposição enorme, mas hoje vou meia xuxinha pois tu está doente...espeo que melhores depressa depressa

beijos grandes

)0( disse...

Mamã de segunda viagem.. um bocadinho menos de insegurança :)
e muito bom senso.
Beijos para o Tiago e para o outro caracolinho.

rute29 disse...

A mim tambem me deram um rol de conselhos mas como de tudo e evito as saladas fora de casa , mas a dica do vinagre é muito boa tambem a faço !!
Hoje em dia as mamãs deixam se engordar muito , mas parece que já vão tendo algum cuidado eu dos outros relaxei mas com esta , mesmo com quase 8meses sinto me aindo bonita !!
Por isso cuida te, gravidez não é doença mas é um periodo das nossas vidas muito especial e devemos cuidar -nos a enfermeiras do centro de saude até nas estrias falou que a pele deve estar mais hidratada que nunca!!
beijinhos!!

Verita disse...

HIHIHI, tem toda a razão, gravidez não é doença por isso a mamã pode fazer imensas coisas tem é que ser sempre mais ponderada e cuidadosa...
Quanto a ti já te referi que tinhas de cuidar dela durante uns tempos não foi?! Pois ai tens!

Melhores pra tua febre, nada de brincadeira fora de casa ok?

Jokas Analgésicas ;)

María disse...

Então estás a receber miminhos da Mãe! O D. também ficou hoje em casa...a receber mimos!! Bjnhos grandes

Lisa_pt disse...

Pois tantas restrições... eu tb as tive, mas é assim mesmo!

Q pena ñ teres ido à praia, mas deixa lá, vais amanhã!

Joquinhas gds

Dani Páscoa disse...

Nossa, é melhor dizer o que você pode comer... quanta coisas restrita!!!!
Parabéns pelo(a) maninho(a). Quem vai escolher o nome hein?!!
Beijos

Mia disse...

A mamã disse tudo que sim..não foi!? É assim mesmo, tem de começar já a cuidar do mano(a)é dela também!
Eu também posso ajudar a comer!? É que depois do Tomé mamar fico sempre com uma fomeca!
Ohhh...espero que estejas melhorzito!
Deixa lá que este tempo não está para praias, vais ver que não foram sem ti ;)

beijocas grandes

Cláudia disse...

11 Jun 07, 20:00
ana luisa: Olà amiguinho.Pois é a mama nao esta doente mas tem q fazer atencao para o mano(a) sair forte e saudavel.Passei par vos deixar um beijo enorme aos 2 voces sao a familia mais divertida da blogsfera:)

http://mon-reve.blogspot.com/

mimika disse...

Tiago, estive cá a pensar, se calhar no Centro de Saúde só conhecem a palavra Não, coitados, será que é preciso ires lá tu para lhe ensinares mais qualquer coisita? Ensina-lhes assim: pode comer tudo, excepto morangos, agriões,saladas...lolol

Febre? Espero que já a tenhas posto no seu lugar, isto é, na rua!!!

Beijinhos saudáveis

Ternura disse...

Não fiques triste Tiago, vais ver que amanhã já estás bom e já podes ir à praia :)

Eu também tive algumas dessas recomendações...mas não te preoucupes que vais conseguir ajudar a mamã a fazer tudo correcto :)

Beijinhos ternurentos

Gaiatas disse...

Gravidez é para ser g0zada a t0do o minuto.. não é d0ença, é só ter cuidado c0m o que se c0me e deixar de lado algumas c0isinhas ;)

Amanhã já vais praiar, h0je f0i um miminho à mamã teres ficado em casa :)

uma beijoca grande*

Anabela & Lara disse...

vai correr tuido muito bem...vais ter um belo presente de Natal

:)

MMCS disse...

Ai tantos "nãos"...mas vai correr tudo bem :)
Beijocas!

Cláudia disse...

11 Jun 07, 21:58
Joana: Beijinhos Tiaguinho e papás

Márcia disse...

Mas que grande lista... e não vinham também conselhos do que se deve fazer durante a gravidez?
Bem, Tiaguinho vais ter que ajudar a mamã nesta nova fase (pelo - para ti)e fazer muitos sacrifícios como "rapa-travessas" :P
Tens de pedir à mamã para te levar a uma consulta para veres o(a) teu(tua) mano(a) :)
Espero que já estejas a 100%.
Bjinhos

_+*Ælitis*+_ disse...

Depois de ler essa lista de proibicoes lembro-me que respirar até e somente faz mal!

Beijo meu,

A Elite

Mamã Petra disse...

Tens razão o centro de saude ainda não teve reciclagem, andam com as informações do inicio do sec XX, já estamos no XXI, ainda acham que gravidez é doença.
O Tiago é como o Pimpolhinho ajuda sempre na hora da comidinha, mesmo que tenha acabado de comer tem sempre um espacinho vago, para qualquer coisita.
Beijinhos aos 4

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin