terça-feira, janeiro 06, 2009

E.E.G aos 4 anos, 3 meses, 3 semanas e 3 dias... (com adenda e RELATÓRIO)

... e fomos os 3: eu, a mamã e o papá...
(20 dias depois da convulsão)

Ontem (dia 5) fui-me deitar eram 1h30m. E não adormeci até lá! Ao contrário do papá. Tive que o acordar duas vezes. Como é possível adormecer a ver o Faísca Macqueen? (Ai o que faz a velhice!). O papá foi-me deitar e voltou a acordar-me eram 5h15m. Como não tínhamos acabado de ver o Faísca, retomámos o filme a essa hora. Portei-me sempre muito bem e nunca reclamei por ter dormido pouco e nem sequer tentei adormecer.

Às 7h50m deixámos a mana na escola e fomos para o laboratório para fazer o E.E.G. A viagem foi dura. Demorou mais ou menos uma hora, e se não fosse a mamã eu tinha adormecido. Ela fazia barulho, batia-me com um livro na cabeça devagarinho, fazia-me cócegas, punha-me os dedos nas orelhas, puxava-me o nariz...
Chegámos em cima da hora do exame.

Esperámos um pouquinho e lá chegou a técnica que me iria fazer o exame. Perguntou logo: Quem vai com o Tiago fazer o exame? Respondi de imediato: O papá. E lá foi ele comigo (aliás foi ele que me ajudou a fazer o post de hoje). Fomos para uma salinha pequena com uma maca, uma secretária com um computador, e uma cadeira para o papá (e outra para a senhora que me fez o exame). Limparam-me bem os caracóis (como se não tivessem bem lavadinhos e sem areias...) e puseram-me uma touca (parecia a do homem aranha!). Depois a senhora disse que eu ia sentir um frio na cabeça e colocou com uma seringa bocados de gel (Electro Gel) em cada um dos sensores da minha touca. Disse-lhe logo que gostava do fresquinho. Estava pronto para fazer o exame.
Na primeira parte do exame tinha que abrir e fechar os olhos à medida que a senhora me ia pedindo – ao princípio estava difícil, não estava a ser fácil manter-me quieto e com os olhos fechados, mas lá me adaptei e acabei por passar nesse exame. Confesso que o papá me ajudou, lá teve que me fechar as pálpebras para eu não fazer batota. A técnica que me estava a fazer o exame disse ao papá que eu estava com tanto sono que se via no gráfico do exame.
Na segunda parte do exame o objectivo era adormecer! Estava no papo! Dormi tão pouco que ia ser mais um exame fácil para mim. O problema é que não me podia mexer, e todos sabem que para adormecer tenho que dar umas voltas à fraldinha, chuchar um pouco nela, enfim. Demorou um pouco, porque estava constantemente a mexer-me e a mexer na fraldinha (não era a ranger os dentes ó sua técnica tonta!). Lá adormeci, mas ainda assim estava a chuchar na fralda e isso detectava-se no exame. Quando parei com a fralda comecei a ranger os dentes e a fazer muita força com a boca. Mexi-me constantemente. A senhora disse ao papá que eu tinha um sono muito irrequieto, e que assim descansava sempre pouco. O papá abriu-me um pouco a boca e lá parei um pouco de chuchar na fralda (sim eu sei... BLHECK!).
A seguir passaram-me com um pouco de algodão no nariz e fui acordando a pouco e pouco. Fiz novamente o exame que tinha feito ao início (terceira parte do exame), aquele de abrir e fechar os olhos. Era fácil, e correu bem melhor que o primeiro.
Acabei o exame, mas tinha tanto gel na cabeça que nem esfregando com uma toalha ele saiu. Como não tinha trazido um gorro, a mamã embrulhou a minha fraldinha na cabeça e colocou-me o carapuço do casaco por cima.
A técnica disse à mamã que é normal depois de uma convulsão eu ficar mais agitado à noite/durante o sono (com pesadelos, sobressaltos e tudo, como aliás tem acontecido).
Fomos fazer um pouco de tempo até que o exame ficasse pronto (pois é, ainda não era agora que ia dormir mais um bocadinho, mas a verdade é que eu estava eléctrico e o passeio não me fez grande diferença). Quase duas horas depois fomos buscar o exame (a mamã ainda perguntou lá se me tinham dado choques eléctricos na cabeça porque eu estava «desvairado» e cheio de energia) e lá fomos nós a caminho de casa. Agora sim, podia dormir um pouco. E fui a dormir até chegar a casa (passámos antes na clínica para lá deixar o envelope para ser entregue ao pediatra). Tomei um bom banho (lavei muito bem a cabeça, com muito champô) e almoçámos todosjá passava das 14h. A seguir dormimos um pouco.
Até ao momento não temos novidades do pediatra, parece que é comum sair da clínica a altas horas da noite, fica lá sozinho a ver exames, deixar recados, passar receitas, etc.
Hoje durante a manhã os papás telefonam para lá para saber novidades…
*****
Este post estava agendado para as 8:30h, publicámo-lo antes, às 8:13h.
Ontem às 21:40h o pediatra telefonou... Os resultados do EEG revelam algumas alterações.
Pode ser epilepsia («epilepsiazeca» como ele disse).
Vamos marcar consulta para um neuropediatra.
Neste momento não consigo falar mais nisso.
Ainda (só) estamos a dia 6 de Janeiro e já a preocupação nos assola...
*****
Hoje era o dia em que a Joaninha deveria fazer 1 ano se não tivesse nascido prematura...
Feliz Dia de Reis.
*****
Adenda (11:37h)

Não percebemos nada disto... Alguém ajuda?

Estamos a tentar marcar uma consulta para o neuropediatra recomendado pelo nosso pediatra...

33 comentários:

Cláudia disse...

Parabéns pelos 13 mesinhos minha filhota linda...

Bjs

Marta disse...

...
Não sei como comentar este post...
É triste um menino tão pequenino e tão alegre ter isso, mas deve de ser uma coisa controlavel, ou não é? (sei que pelo menos em adulto é, mas em crianças lindas não faço ideia)

Claudia, não sei mesmo o que dizer.. Apenas quero desejar muita, muita força, com um beijo enorme e muito aconchegadinho, para os 4, sim porque vocês são uma familia muito feliz e unida nos bons e maus momentos.

A princesinha desejo também os parabéns a ela, por ser forte e inconsientemente dar força aos papás e ao mano.

Beijinhos muito carinhosos nossos e força

Anónimo disse...

Parabéns pelos 13 mesinhos princesa!

Quanto a ti Tiaguinho não te preocupes, tenho a certeza que tudo não há-de passar de um susto!

Beijos enormes meus lindos

Rainha disse...

Lamento que as coisas estejam a passar-se desta forma, mas tem fé, pode ser que não seja tão grave quanto aparenta. Beijos grandes e força...

Sílvia disse...

Foste um corajoso, Tiaguinho...
E os teus papás? Bem, esses então têm sido um espectáculo.
Força papás... vão ver que vão conseguir ultrapassar mais este pequeno contratempo. Estamos aqui com vocês... mesmo longe, mas sempre aqui, ok?

Beijinhos, cheios de força. E um beijinho especial também para a Joaninha.

Cláudia disse...

6 Jan 09, 11:10
Tiago: Obrigado pelo vosso apoio e carinho. Eu estou bem, a mana também. Mas quem está a precisar de apoio são os meus papás... Obrigado por estarem aí...

Anónimo disse...

Parabéns á princesa pelos 13 mesinhos.
E nem sei o que dizer sobre o que li, ainda agora começou o ano e já estão a levar com tanta coisa em cima. Mas tudo se resolverá pelo melhor e caso o pior cenário se confirme, têm que se habituar ao que fazer em caso de crise e depois passará com a mudança da idade, vais ver.
Eu cresci com um vizinho com isso desde bebé, os pais nem tinham tempo de chamar os bombeiros, imagina há mais de 20 anos atrás. Era o meu pai que os levava ao hospital com os piscas e o alarme do carro ligado para passar feito ambulancia em urgencia e o miudo por volta dos 9/10 anos acabaram por desaparecer por completo.
Vais ver que tudo se resolverá pelo melhor, pensamento positivo.
Beijinhos grandes,
Carla

Unknown disse...

Cláudia, a primeira coisa que fiz hoje foi ver se havia novidades. Ontem fui para a casa a pensar no Tiago e na angústia por que deviam estar a passar. Vais ver que não é nada grave, tem fé. Um beijinhos para o Tiago, para o Joaninha e para os papás.

Mae Princesa disse...

Lindos!!!Têm que ter força!! Não vai ser nada de especial...Vais ver...Se precisares de alguma coisa, estou aqui...E aquele médico que te falei, é excelente!Beijocas!

Daniela disse...

um grande beijinho para voçes, força. vai correr bem e não vai passar de um susto, vais ver.
força Claudia.

Cláudia disse...

6 Jan 09, 11:38
carla e luis: olá.quero deixar aqui um grande beijinho a todo o reino e vao ver que não passa tudo de mais um susto.nós estamos sempre aqui.beijinhos

Alexandra disse...

Li tudinho de uma ponta à outra, vi os ditos da mana, a busca pelos borbotos, o encantamento pela tomada o no fatinho enfim tudinho, incluisve o dia de ano novo...melhor a noite: vocês vão dar cabo da mamã...

mas agora o que me está a deixar com um nó é esta tua história mas isso vou tratar com a maã por outra via

mil beijos a vocês neste incio do ano que VAI SER BOM ACREDITA

BEIJOS DA FÃ NUMERO 1

Ana disse...

Muita força mamã e papá...tudo isto não vai passar de um grande susto!

Beijos grandes aos 4!

Flor de Leite disse...

Olá Cláudia!

A filha da minha empregada tinha epilepsia quando era pequena. O médico sempre disse que passava com a idade, e foi o que aconteceu. Ainda pequena, passou tudo. Hoje tem quase trinta anos e está tudo bem.

Se me permites, e daquilo que li, parece-me que o caso do teu filho será desses em que passará com o crescimento (isto é só a minha opinião, claro). A infância é repleta de 'coisas menos boas' que acabam por normalizar com a idade. Acho óptimo irem a um neuropediatra, mas se vocês não ficarem satisfeitos com as explicações dele, consultem outro. Temos que ser muito rigorosos com a escolha/manutenção dos médicos que nos seguem!

Desejos de que corra tudo pelo melhor!

Bjs grandes

Little Miss Sunshine disse...

Estamos a torcer pelo Tiago, portanto com uma corrente tão positiva tudo há de correr bem. Beijinhos!

Joana disse...

Um grande XI para ti e para a mamã, Tiago. Vais ver que vai correr tudo bem. Uma beijoca muiiito grande

Daniela disse...

eu nao percebo nada. mas tenho uma amiga enfermeira no hospital de s. marcos na neurocirurgia. se me quiseres enviar os exames eu posso dar-lhe para ela mostar aos medicos.
beijo grande

Cristina disse...

Cada caso é um caso. Eu e o meu irmão, quando éramos crianças tínhamos isso que o médico descreveu. Fomos medicados e bastante controlados. E desapareceu. Fizémos vários EEG de manutenção e não acusaram nada.
Força! Não deve ser grave!

Bjos grandes

Cristina

PatLeal disse...

Papás vão ver que não passa de um susto e a epilepsia é controlavel e até pode desaparecer com a idade.

Amiga, força, não vai ser nada.


Jocas grandes

Anónimo disse...

Espero e desejo que corra tudo bem.
Vais ver que não vai ser nada de especial!
Boa sorte!
Quero vos desejar uma feliz ano 2009 e que todos os vossos desejos se realizem.
Bjinhos.Pedro

Ana Guida disse...

bem, espero k n seja nda...n vai ser! ;)

bjs*

Silvia disse...

Queridos papás do Tiago, leio-vos há pouco tempo mas podem ter a certeza que para além de muito corajosos, tenho imenso orgulho em vocês! Deve ser tão díficil passar por algo assim, principalmente com ele tão pequenino, mas tenho a certeza que tudo se vai resolver e correr bem! Muitos beijinhos para todos.

Nina disse...

Fiquei triste ao ler o vosso post de hoje e não posso deixar de comentar. Se Deus quiser não há-de ser epilepsia, nem nada que vos traga de coração apertadinho. Amiga, lembras-te do meu número de telefone, não lembras? Estou aqui...sempre!
Beijinhos e muita força, porque será bem necessária até terem a certeza de que não passou de um susto e de que a opinião do pediatra não tem razão de ser.

Ana Fundo disse...

Olá amiga,

Não percebo nada disso, mas tive a mesma situação com a Inês o ano passado. Também acusa uma epilesiazeca, como dizes. Estamos a aguardar que nos chamem do HGO para fazer uma Ressonancia Magnetica.
Até lá...é a guardar...
Beijos grandes para vcs amiga e Bom Dia dos Reis!!

Rita disse...

Ó minha querida ainda esta tarde te mandei um mail a dar força para esta fase menos boa e agora deparo-me com isto... nem sei que te diga.

Tenta ter calma e pensar positivo. O principal é o Tiago ser seguido por um bom profissional.

Sabes onde me encontrar... não hesites, por favor.

Beijinhos grandes

Mamã Coquinhas disse...

Não vai ser nada ... pensamento positivo!

Beijocas a torcer

Gio disse...

Li tudinho, os postes todos que ficaram para tras desde o balanço de 2008 até ao de hoje. Plos vistos ainda não podemos dar os parabens porque ainda não ha absolutas certezas, mas tenho esperança que tudo vai correr bem. Dentro das minhas parcas possibilidades vou tentando sempre passar aqui passar saber noticias da familia caracol de quem eu gosto tanto. Bom ano de 2009 para vocês e que tudo corra como vocês mais desejam. Beijnhos da tia.

Patricia disse...

Tudo há-de correr bem :) é preciso ter fé e acreditar :) por cá continuo a torcer por um diagnóstico favorável...

bjs

Mãe Feliz disse...

Oh linda... nem sei o que dizer... já tudo foi dito e só posso reafirmar a minha confiança de que tudo não há-de passar de um grande susto. Estes exames são muito falíveis, a Mónica também fez tal e qual o Tiago e depois foi chamada a repetir... fiquei logo em pânico porque pensei logo que tinham detectado alguma coisa, mas a médica explicou-me que basta eles mexerem-se um bocadinho para alterar logo os resultados... o importante é consultares com a máxima urgência um bom médico e fazer exames mais precisos, talvez ressonância, era o que o meu pediatra tinha falado em fazer a seguir se se confirmasse alguma coisa...
Força!!!! É só um mau começo de ano, vão ver!!!
E Tiago,és um valente!!!!
Muitos beijinhos e vou continuar a rezar por vocês.

Álefe Souza disse...

Ahh, cláudia, és mesmo muito forte!! Querida, tenha fé em Deus que não há de ser nada!! E se for, com o amor dessa familia linda tudo vai ser superado!! Se ajuda, tive um colega que teve uma crise assim, mas nunca mais aconteceu e os exames foram todos normais!! Fiquem com Deus!!

Bjs

sofie disse...

Força para voçês. E vão ver que vai tudo correr bem.
Beijokas

Vendas disse...

Eu não sei muito sobre esse assunto, mas prefiro acreditar que seja um falso alarme!

Tudo de bom para vocês

mimika disse...

Beijinhos quentinhos.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin