quarta-feira, setembro 24, 2008

O dia do baptizado (long post)

A mana acordou muito rabujenta. Aliás acho que ficou rabujenta depois de tanta azáfama e confusão logo pela manhã...
Os primeiros a chegar foram os padrinhos dela (nossos tios), trouxeram umas fatias de bolo de chocolate feito pelo tio... Logo a seguir (por minutos) foram os nossos avós e tio paternos. Seguidamente os avós maternos (obrigado pelas madalenas caseiras avó, vou levá-las para lanchar no infantário)e muito depois a minha madrinha e pais dela.
Fotos e mais fotos depois, lá saímos de casa carregados de sacos depois de descarregarmos as fotos no computador.
Quando chegámos à porta da igreja (10 minutos antes do início da missa dominical) já lá estava o Gonçalo.
Eu corri para ele e abracei-o depois de uma valente beijoca!
(«amanhã vou dar um abracinho na barriga do Gonçalo e vou dar colinho a ele!», disse eu na véspera).
Ficou a cumprimentar-nos longamente no exterior da igreja.
Entrámos.
O tio Rui e a minha madrinha de baptismo filmaram e fotografaram a cerimónia.
Os padrinhos e eu fomos à sacristia com o Gonçalo (eu tinha MESMO que beber água...)
Entretanto chegam os convidados da segunda criança a ser baptizada.
Começa a cerimónia.
A mana portou-se lindamente. Adorou ter uma pulseirinha de ouro com uma medalhina («Lça de tio» dada pelo padrinho quando ela nasceu) pendurada no pulso. Estava sempre a tentar apanhá-la. Parecia que estava a dançar sevilhanas pois rodava muito o pulso. As pessoas nos bancos de trás maravilhavam-se com esta cena...
Foi a primeira a ser baptizada (ordem alfabética). Não chorou e levou mesmo um valente banho!! O cabelo e o gancho ficaram encharcados.
Ainda a ouvimos sorver a água.
Na altura desta parte da cerimónia dirigiram-se para a porta da igreja (onde estava a pia baptismal) os pais e padrinhos. Mas o Gonçalo madou chamarem-me também.
«Anda cá Tiago para veres o que eu te fiz» - disse ele.
E eu VI. No final do baptismo da mana ainda levei com uns salpicos de água benta de propósito.
Usaram a vela da mana (eu parti a do papá que usei no meu baptismo) e também a concha de prata oferecidas pelos padrinhos (eu também tenho a minha).
Lá foi ela toda bonita com os sapatinhos que eles trouxeram (nós não encontrámos em branco e nem o número dela) e com o vestido da mamã (quinta a usá-lo).
Foi limpa com a toalhinha que a avó Clara mandou fazer para o meu baptizado.
Depois o outro menino foi baptizado (chorou muito).
Voltámos para os nossos lugares e continuou a missa.
Ouve momentos muito especiais. O Gonçalo falou da sua presença naquela igreja aquando do casamento dos papás e do meu baptizado.
Pegou na mana ao colo e ergueu-a em frente a toda a igreja (por ser a mais nova, disse ele aos pais do outro bebé).
Pediu palmas e deu-lhe os parabéns.
Ela estava linda, ele foi maravilhoso, os padrinhos portaram-se à altura, e os nossos pais estavam felizes e babados. A família toda estava orgulhosa, e o papá?
FEZ A PRIMEIRA COMUNHÃO!
(Era para ter sido feita quando casou com a mamã mas coma atrapalhação e o nervoso esqueceu-se...)
Parabéns também, papá!
Foram assinar a papelada, ele benzeu o terço de prata que a avó Clara ofereceu à mana e a «nova» aliança do papá (a original foi perdida 1 mês antes da mana nascer).
Fotos excluídas.
Fomos para o restaurante depois de (muito) poucas fotos na igreja pois iria começar um casamento.
A mamã sentou o Gonçalo perto dela. Mataram saudades...
Ele saiu perto das 15:30h pois ainda tinha uma longa viagem pela frente.
Levou o livrinho do nosso Reino (Frei Gondisalus, está lá ele... faz parte do nosso Reino encantado).
Ficámos muito felizes. Houve dois bolos, houve beijocas, houve miminhos, houve prendinhas, houve fotos (algumas muito tremidas), cerca de 200!
Os nossos tios-avós e primas (segundo grau) reviram-me e conheceram a mana.
À noite o Gonçalo telefonou. Emoções ao rubro...
Tinha na mão a lembrançazinha que a mamã tinha feito para o meu baptizado. Um bebé de pano.
OBRIGADO.
*****
Se conseguiram ler isto tudo... fiquem a saber que:
Amanhã há mais fotos.

18 comentários:

Anónimo disse...

Tudo perfeito!

Um dia lindo e repleto de emoções fortes ;)

Beijinhos

Sílvia disse...

Pelo que contas... correu tudo bem.E as fotos estão lindas.
Parabéns ao papá pela 1ª Comunhão...

PatLeal disse...

A Joana estava linda, estavam todos, mas ela mais :). Correu bem é o importante.

Jocas grandes

Mamã Coquinhas disse...

A Joaninha estava linda! Tudo fantástico! parabéns Cláudia!

Beijocas gds

sil disse...

Parabéns!! A tua menina estava linda e pelos vistos o mano esteve à altura...

Bjos à espera de mais fotos
Sil

Patricia disse...

mal posso esperar ;)

sotto le stelle disse...

A joaninha estava lindaaaaaaaaa!!!

Adorei ler, correu tudo muito bem!

Beijinhs cheios de carinho

Ana Fundo disse...

Li tudo e ainda lia mais se houvesse, adorei, foi como se estivesse lá com vcs :-)
Beijosssssssssssss

Mónica disse...

Um dia em cheio, portanto!
Parabéns à Joaninha e ao papá também!
Bjinhos

Mae Princesa disse...

Adorei tudo!!!Só não percebi....Quem é o Gonçalo??

Maria disse...

É bom quando tudo corre assim tão bem.. Liinda que a princesa estava..:)
um bjnho.

María disse...

A Joaninha estava tãoooooooooooo linnndddddddddddaaaaaaaaaaaaa!!!
E amei os preparativos todos :D

Bjnhos grandes

Anónimo disse...

A foto da joana em cima da mesa ao lado do pai está um mimo :)
jinhos

Sofia disse...

todo tão lindos :D
amanha cá estaremos para o restante relato :)
e fotoooooooooooooooooooooos :)
mil beijos

Gaiatas disse...

A foto dela c0m o Gonçalo está LINDA :)

Adorei cada p0rmen0r !

A Joaninha devia estar maravilhada a ver uma c0isinha n0va, a pulseira, eheh :)

E a família t0da babada..

Parabéns à Joaninha e ao papá pela 1ª c0munhão :)

beijinh0s*

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

A Joaninha estava um amor...a foto deles os dois em baixo está linda.

Um dia especial...cheio de emoções e coisas boas.
E tdo correu bem e isso é k importa.

Jinhos mto mto fofossssssssssssss para os 3

Rute disse...

K dia tão bonito e especial!
A Joana estava lindissima!
Beijinhos a todos ;)

Vendas disse...

Eu li!

Um dia fantástico!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin