sexta-feira, setembro 05, 2008

9 Meses Joaninos

Olá, papás, família e amigos. Farei hoje às 23:38h, 9 meses que nasci.
Foto excluída.
Como o tempo voa...
Agora:
• Consigo manter-me sentada durante cerca de um minuto, com as pernas esticadas e sem apoiar as mãos. - Isso é só porque me distraio com alguma coisa e a vou buscar, não deixo de estar sentada porque estou cansada ou assim...
• Estico os braços quando me apercebo de que vou para um colinho. - Na verdade até rodo os pulsos e abro e fecho as mãos, parece que estou a dançar sevilhanas...
• Agarro objectos com as mãos e tento tocar em tudo o que vê. - Também os passo de uma mão para a outra, normalmente com paragem na boca.
• Atiro os brinquedos ao chão e brinco com eles. - E quem quiser que os vá buscar!!
• Emito sons cada vez mais articulados e com significado - Até com a chucha na boca faço um rom-rom-rom (como se estivesse zangada). Também «aplico» o humpf quando me tiram algo (enquanto bato com as mãos nas minhas pernas ou então tento sacudir a pessoa que o fez).
• Quero mudar de brincadeira com frequência - Que chatice ter que brincar com a mesma coisa mais de 15 segundos pá! Não sei como as pessoas grandes não se chateiam... No entanto consigo ver a televisão um pouco mais de tempo sem me distrair... talvez 1 minuto no máximo.
• Não gosto quando me deixam e já compreendo o significado de alguns gestos - Aliás, há dias em que não gosto de estar sózinha, acompanhada, semi-acompanhada, sentada, deitada e de pé. Pronto só gosto de estar de pé mas o resto mantém-se!
• Aperfeiçoo o gatinhar, aumento a curiosidade e o meu raio de acção - ABRAM ALAS P'R'A JOANA!!!
*****
Por esta altura já estou preparada para receber uma dieta bastante diversificada.
“Mamã, não posso comer outras coisas?”
Introdução da gema de ovo na alimentação:
Caso não haja história de alergias na família, devem introduzir na minha alimentação a gema de ovo, sempre bem cozida. Começando por ¼ da gema, uma semana depois ½ gema e só perto de 1 ano é que deve dar-me a gema juntamente com a clara. Ao todo, não devem dar-me mais do que 2 gemas por semana.
Pode ser que eu goste de gema na sopa... (blhec!)
*****
Nesta idade, começo a conseguir responder a perguntas simples. Comecem a incentivar-me perguntando-me onde fica a boca, os olhos e outras partes do corpo; pedindo-me ou entregando-me objectos. Aproveitem também para começar a ensinar-me boas-maneiras, pedindo sempre por favor e agradecendo no final. A princípio poderei não compreender a linguagem e os pedidos, mas com o tempo irei começando a entender o sentido. Reforcem sempre os meus comportamnetos positivos, dando-me carinho e atenção, mas com calma e perseverança até eu começar a responder às vossas solicitações.
Coisas simples como contar degraus à medida que os vão subindo, ou brinquedos que tenho à frente, constituem desafios que vão despertar o meu interesse a pouco e pouco. É também uma boa altura para, sem pressões, me incentivem a brincar com outras e cumprimentar as pessoas que me rodeiam.
*****
Segunda-feira é dia de pediatra:
Eu vou ás 17h e o mano vai ás 17:30H - ou melhor - tudo ao molho para o consultório!!
*****
O dia ontem correu bem na escolinha:
Foi o dia em que me portei melhor (disse a Ana). Isto apesar de ter ficado a chorar logo de manhã quando me foram levar...
Comi mais de 5 colheres de sopa (dão-me sopa até eo começar a «puxar o vómito» e depois param) e depois vem a papa.
*****
Para a semana o papá já vai trabalhar (a mamã já começou no dia 1).
Vamos todos para o trabalho... menos o gato!

9 comentários:

Ana Fundo disse...

Parabéns pelos 9 mesinhos da Princesa Joaninha!!
Ela está cada vez mais linda e preciosa!!!
Beijinhos grandes para a Familia do Reino Já Cheguei :-)

Anónimo disse...

Olá Joaninha, parabéns e felicidades pelos teus lindissimos 9 meses.
Beijinhos para todos e bom fim de semana,
Carla

Patrícia disse...

Como o tempo voa ;) ainda ontem eras um pequerrucha e hoje já vais comemorar os 9 meses...

beijos

mimika disse...

Parabéns Joaninha!!! O tempo passa mesmo a correr...se calhar já anda a treinar para os próximos Jogos Olímpicos em Inglaterra!

Cresces a olhos vistos e estás cada dia mais linda...

Tiago, parece que anda aí uma organização a acusar-te de fazer birras...continua, não desistas, lembra-te que a palavra significa Bom Irmão e Rapaz Radiantemente Amoroso.

Beijinhos

Ps: continuo a acompanhar-vos, mas o tempo é mto estúpido para mim...só ainda não lhe dei um par de estalos porque não o consigo apanhar!

Sílvia disse...

Parabéns à Joaninha.
Então o gato é o único que fica em casa à boa vida?
:)

Mae Princesa disse...

Parabéns princesa!!!Estás cada dia mais linda!Ao 1 ano pelas minhas contas, já comerás um prato de sopa!!Cláudia, como ficou a tua ferida? Tudo bem?bjos a todos!

Nina disse...

Vim, apenas, trazer-vos um enorme beijinho, cheio de saudades. Voltarei, em breve.

Unknown disse...

Parabéns!!!

Anónimo disse...

PARABÉNS pelos 9 meses!!!

;)))))))))))

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin