quarta-feira, setembro 03, 2008

8 Meses de Joana (quase 9)!

Estão a acabar os meus 8 meses, daqui a 3 dias faço os meus grandes e gordos 9 meses!
*****
Já consigo manter-me sentada, sem apoio, com as pernas dobradas e as mãos apoiadas à frente. Apoio-me numa só mão e tento pôr-me de pé agarrada às coisas. A mamã e o papá ajudam...
Começei a gatinhar. Acho que já lhe posso chamar isso:
De gatas apoio-me numa mão quando quero. Também dou pulinhos com os joelhos e avanço, tal e qual como fazem os coelhinhos.
Rasgo papéis com as mãos e brinco cada vez mais com os dedos dos pés levando-os à boca.
Não gosto de ficar sozinha.
Interacção comigo:
Nesta fase, comecem a mostrar-me que nem tudo são brinquedos (ainda me vou arrepender de falar nisto!). Esta é uma altura na qual começo a testar a vossa autoridade, negando-me a seguir as vossas instruções e orientações. É importante ter em atenção que eu não estou a ser desobediente, é apenas curiosidade e ainda não consigo processar todas as indicações que recebo e utilizá-las numa situação semelhante. Sempre que surgir uma situação do género digam-me NÃO e distraiam-me com outra actividade.
(Nem acredito que estou a escrever isto!!!)
Aumentar o tom de voz pode fazer com que eu fique nervosa e chore, pelo que não é aconselhado (boa!). No entanto, sempre que a situação se revelar mais grave, tentem mudar a acentuação da vossa voz de modo a que, sem aumentar o volume, consigam mostrar-me a vossa reprovação face à atitude.
Emocionalmente esta é uma fase importante, na qual os sentimentos começam a ser mais óbvios. Quando vejo alguém chorar, também tenho tendência para começar a chorar (leste bem Tiago? Raio das birras que tu fazes pá!!). Se me ensinarem, começarei a abraçar os entes queridos e a mandar beijinhos para a família. Vá, ensinem-me isso que eu estou sedenta por novas aprendizagens... Aquela da «pitinha põe o ovo» já sei bem e já me rio assim que começam, porque já sei como vai acabar...
Tal como nas outras fases, devo ser acarinhada e devem ter um cuidado extremo com a construção de boas relações familiares. É importante ter em atenção que muitos bebés nesta idade mostram sinais de ansiedade e medo de separação. Eu também posso começar a mostrar timidez e ansiedade com estranhos, especialmente quando estiver cansada ou enjoada (enjoada=sopa!!).
Com oito meses, começo a sentar-me muito bem e a apoiar-me com facilidade, mas também a gatinhar e a tentar equilibrar-me de pé, apoiado em objectos (já faço isso há séculos!). Isto indica que a fase de levantar e cair está a começar. Ao invés de impedir os meus movimentos, tentem incentivá-los, controlando para que eu não me magoe seriamente. Se eu cair e me magoar um pouco, situação que é normal nesta fase, não gritem nem mostrem que estão assustados porque isso vai desencadear o meu nervosismo e, consequentemente, o meu choro e medo. Tentem apreciar como eu me dedico às novas descobertas e me delicio com os meus próprios progressos. É claro que é difícil para vocês, que ficam preocupados e com medo que me magoe. No entanto, esta é uma fase por que todos passámos e deve ser aproveitada como qualquer outra.
A fase dos Terrible Two nem vale a pena aproveitarem, acho que nem tem nada que se aproveite a não ser ver se O Tiago (neste caso) tem jeitinho para cantar Heavy Metal!!
Ou até, ver se tem futuro como sirene dos Bombeiros!
Ontem fomos à alergologista com o mano prever o tratamento para este Inverno por causa das faltas de ar:
Durante 10 dias em cada um dos próximos 3 meses tem que chupar um comprimido de Provax (em jejum) e continuar a fazer inalações de Budiar através da Bomba Expansora.
Ventilan sempre à mão e... veremos como vai correr.
*****
O primeiro dia de infantário dele correu bem (meio-dia porque a consulta foi às 14:30h).
Amanhã sou eu... Vou ficar na salinha por cima da dele.
Ele pensou que eu hoje já ia à escola e ainda lá queria ir dar-me uma beijoca, mas eu não estava lá (entram dois bebés por dia).
Mudei de escolinha e de educadora... ai, ai, ai...
*****
A sala dele chama-se «Jardim das cores».

9 comentários:

PatLeal disse...

Estão os dois grandes e crescidos, cada vez mais lindos e cada um com as suas diversidades. Espero que corra bem a adaptação a escolinha nova e que o tratamento preventivo resulte. O João tem consulta dia 15.

Jocas

Daniela disse...

a Joaninha esta a crecer muito rapido.... mas é tao bom ve-los a crescer assim, nao é verdade!
Que bom que o Tiago nao fez Birra para ir para a escolinha, está a correr bem!!
beijinhos tens dois filhos lindos e amorosos

Anónimo disse...

Adorei esta descrição!
Está muito bem desenvolvida :)

Beijinhos

Ana Santos disse...

Já 9 meses? Como o tempo passa!
Beijinhos
Ana e seus tesourinhos

Anónimo disse...

Olá meninos, estou de volta depois de um mês de praia e sol(???), já estive a ler as últimas novidades e como sempre adorei.
As fotos da piscina estão girissimas, a das flexões está o máximo. Por isso é que ela não engorda.
Beijinhos grandes,
Carla

Cristina disse...

Belo resumo!
E as birras, nem me fales... Estou estafada!

Cristina

Docinho disse...

Estão os dois a crescer muito ;o)
birras... humpf***

beijo ansioso... rosa ou azul

Nathália Martins disse...

Que blog legal! Comecei minha viagem no mundo dos blogs há pouquinho tempo, mas tô gostando.
Parabéns pelo blog lindíssimo.

Cláudia disse...

Idade:
bebé de 8 meses (introdução das leguminosas secas)
(Exemplos: arroz, feijão, grão,etc)

Alimentação:
Devem ser muito bem demolhadas e cozidas. Preferencialmente esmagadas e não passadas com a varinha.

http://www.milupa.pt/8_12.html

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin