quarta-feira, outubro 08, 2008

10 Meses já cá cantam!

Dizem os senhores que sabem que:
Desenvolvimento:
• Mantém-se de pé com apoio - há séculos que faço isso!!!
• Não gosta de estar em sítios desconhecidos - médio... gosto de novas experiências desde que seja ao colo da mamã ou do papá.
• Agarra os objectos com o polegar e o indicador - não há borboto, linha ou migalha que me escape!!
• Interessa-se por objectos desconhecidos e tenta alcançá-los e tocar-lhes - é sim... lá estão os borbotos a chamar por mim, vou ali e já venho...
• Põe e tira os brinquedos de vários sítios - também é verdade verdadinha... se forem do mano então, melhor!
• Começa a dar alguns passinhos com apoio - sim, passinhos pequeninos mas ando muitooo...
Já consigo ficar com as mãos e os pés no chão e o rabo no ar... A mamã diz que se um dia me ponho de pé desta maneira, tem um ataque de coração...
• Reconhece e compreende certas expressões faciais - e adoro meter os dedos na boca da mamã e do papá ( e gosto muito do barulho que fazem a bater com os dentes!). Afinal andam sempre a ver o meu mono-dente e futuro-vizinho porque é que não hei-de ver os dentes deles?
*****
Interacção mãe-bebé:
Nesta idade, o seu bebé começa a conseguir responder a perguntas simples. Comece a incentivá-lo perguntando-lhe onde fica a boca, os olhos e outras partes do corpo; pedindo-lhe ou entregando-lhe objectos.
É pá digam lá o que disserem eu adoro gritar «ádáia» quando estou a chorar. Digo «ádáiádáiá» muitas vezes seguidas... Refilo mesmo!!
Aproveite também para começar a ensinar-lhe boas-maneiras, pedindo sempre por favor e agradecendo no final. A princípio ele poderá não compreender a linguagem e os pedidos, mas com o tempo irá começando a entender o sentido.
Ok, ok... qualquer dia querem que eu diga «com licença quando arroto» e já agora quando dou um pum...
Reforce sempre os comportamentos positivos, dando-lhe carinho e atenção, mas com calma e perseverança até ele começar a responder às suas solicitações.
Coisas simples como contar degraus à medida que os vão subindo, ou brinquedos que tem à frente, constituem desafios que vão despertar o interesse da criança a pouco e pouco.
Quer dizer, os meus pais moravam numa casa (equivalente a um 4ºandar) e foram morar para uma com dois elevadores (há 1 ano e meio) e agora vamos ter que ir pelas escadas? NEM PENSAR!
É também uma boa altura para, sem pressões, incentivar a sua criança a brincar com outras e cumprimentar as pessoas que o rodeiam.
Sim sim. Estou a ver-me a chegar à escola, à minha salinha e a dizer:
«Olá senhor Rafael como está o menino, está bem desde ontem? Fez muitos cocós? E birras?»
*****
Segurança:
O seu bebé está quase a andar e, mais dia menos dia, isto acabará por acontecer. Será uma fase de algum risco de quedas, que deve tentar controlar sem assustar o bebé, o que poderia causar-lhe medo em relação às novas actividades.
Ui... SEM COMENTÁRIOS!
Sou uma destemida e rastejadora exímia e rápida. Agora estou aqui... agora já não estou!
Procurem-me!
(Pronto, sei que já sabem... estou ao pé do gato!)

10 comentários:

Anónimo disse...

Se tudo fosse como eles pensam...
Estás girissima e destemida.
Beijinhos para todos,
Carla

Bruno disse...

Só um comentário quanto às quedas...a Joaninha já se estreou nisso. Caír para ela não é novidade...

Daniela disse...

ehhehe
Linda a Joaninha!
e digam la a esses que gajos que não percebem nada, ela já está muito á frente.
beijocas

Sílvia disse...

Como a Joaninha cresce tão depressa...
Agora cuidadinho com as novas aventuras, sim?
E deixa lá o gato sossegado da vida, ele só quer dormir um bocadinho...
Beijinhos

Anónimo disse...

hihihi está uma despachada :)

adoro ler estes relatos!

bjinhos

Vendas disse...

Tudo normal, portanto!

Anónimo disse...

opa estes gajos que escrevem essas coisas nã percebem nada, todos os livros de desenvolvimento infantil devia ser revisto, é que não sei se reparas-te mas muitas coisas, já eles fazem dentro da nossa barriga :D e outras até passam por cima :D:D:D:D

ganda joaninha é isso ai

jocas

Mamã Coquinhas disse...

Muito precoce a Joaninha!!!

Beijocas a crescer depressa

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Parabéns pelos 10 mesinhos!
Mil beijinhos

Anónimo disse...

Parabéns pelos 10!!!

;)))

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin