quarta-feira, janeiro 27, 2010

Se tens 2 anos, junta-te a mim!

Eu sou o irmão mais velho, eu explico: Já consegue abrir caixas, portas e até calçar os sapatos/botas de fecho mais simples.
Já tem dezasseis dos vinte dentes de leite e é altura de começarmos a falar-lhe em tirar a fralda. Ela começa a responder às nossas perguntas e a estabelecer diálogos connosco (g'anda chata, é o que é!).
(Como já disse), SE O ATRASO NO DISCURSO É CONSIDERADO UM PROBLEMA, A TAGARELICE DA MANA... TEMOS MESMO QUE VIVER COM ELA!
É muito traquina, as suas respostas favoritas são o “não vou”, “não quéio” e “não goxta” (já falámos disso aqui).
Ela tem muita energia (deveria dar para iluminar uma cidade com pelo menos 5ooo habitantes durante 1 mês), entusiasmo e vontade de explorar, e apresenta uma crescente independência.
Com tantas novas capacidades, ela mal pode esperar para as usar!
Os conselhos dados pelos especialistas para nos ajudar a “sobreviver” aos “terríveis 2 anos” e as ideias para brincadeiras ajudarão o seu filho a descobrir as delícias de experimentar e realizar coisas novas.
As brincadeiras sociais tornam-se mais importantes para ela.
Se outras crianças estiverem por perto dá -se um aumento considerável da mobilidade/hiperactividade, O MESMO SE APLICA À JOANA E NÃO SÓ AOS PAPÁS.
Brinca sozinha, encaixando as peças de um puzzle para a sua idade (RARAMENTE, prefere mesmo meter-me os dedos nos olhos, puxar-me as calças ou o cabelo, por exp.).
Imita as pessoas que conhece e gosta de fazer o que elas fazem.
Começa a usar lápis.
Combina palavras para construir frases pequenas (???!!!!! PEQUENAS? IRRA!) e consegue seguir instruções simples (arruma os meus sapatos, põe a minha roupa suja no cesto da roupa e às vezes consigo que arrume os brinquedos que desarrumei, falámos sobre isso num post intitulado SUB-CONTRATAÇÃO).
*
Em breve falarei no Desenvolvimento da Criança com 2-4 anos, e no Período Simbólico segundo um senhor chamado Piaget...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho é que a teoria de Piaget devia ser alterada, se ele visse a joaninha de perto :D

a miuda não pára fonix lolol

jocas

Paulinha disse...

Oh pá... este post está mesmo giro!!!

G'anda mano, assim é que é!


;D

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin