sábado, janeiro 23, 2010

D. Major

A mamã tem evitado abordar este assunto por estar a passar por isto, e ainda estar a curar-se. Sendo este blog o nosso diário achámos que deveríamos registar as dificuldades por que a mamã está a passar. Ela pediu-nos então para publicarmos o post num fim de semana quando normalmente temos menos visitas. Porquê? Não sabemos...
Como sabem ela está de atestado médico desde o dia 4 deste mês. Em princípio será por 30 dias (embora nem a médica nem a psicóloga sejam dessa opinião, acham pouco tempo para a gravidade da situação).
Tudo começou nas férias do Natal... ou pelo menos foi nessa altura em que se agravou MUITO.

Nesta forma de depressão pelo menos cinco dos sintomas listados abaixo têm de ocorrer por um período mínimo de 2 semanas, tendo também de representar uma mudança em relação ao humor ou comportamento prévio.
As duas pedras basilares da depressão, isto é, os sintomas que têm de estar presentes para confirmar o diagnóstico são:

- Humor deprimido – a pessoa sente-se triste e sem esperança na maioria dos dias e durante a maior parte do dia. Pode ter crises de choro. - Confirma-se.

- Falta de interesse nas actividades diárias – a pessoa não sente interesse ou prazer nas actividades de que costumava gostar. - Confirma-se.

- Alterações do sono – podem ser insónias ou dormir excessivamente. É típico o acordar de madrugada e não conseguir voltar a adormecer. - Aconteceu com muita regularidade de Setembro até a mamã começar a tomar os medicamentos.

- Alterações do apetite e do peso – a depressão pode-se manifestar por uma diminuição ou aumento do apetite e, consequentemente do peso (uma diminuição ou aumento do peso corporal superior a 5% do peso habitual, sem causa identificável, pode indicar depressão) - Num ano a mamã perdeu 7 Kg o que dá mais de 0,5Kg por mês.

- Alterações do pensamento e da concentração – incapacidade para se concentrar ou tomar decisões e também problemas com a memória. - Muito comum, a mamã até gozava e dizia que era Alzeimher. Não conseguia verbalizar um raciocínio numa conversa mais longa.

- Agitação ou lentificação dos movimentos corporais – o indivíduo deprimido pode parecer agitado, irritável e facilmente aborrecido, ou então parecer fazer tudo em câmara lenta, respondendo lentamente às questões, num tom de voz monótono. - A mamã alternava entre estados de muita energia com estados apáticos ou como ela dizia, via tudo «género Matrix».
Irritável sim, também se confirma...

- Sensação de fadiga – o indivíduo sente-se cansado e sem energia.- Confirma-se. Ela até andou a tomar umas vitaminas...

- Baixa auto-estima – sensação de culpa ou incapacidade de fazer seja o que for. - O facto de não estar a conseguir dar resposta a tantos estímulos exteriores fazia, e continua a fazer com que a mamã se sinta culpada por «não estar a dar conta do recado».

- Perda do interesse sexual – os indivíduos sexualmente activos antes de desenvolver a depressão sofrem uma redução dramática no interesse em ter relações sexuais.

-Pensamentos recorrentes sobre a morte e o suicídio.
***
Como dissemos lá em cima, juntamente com a depressão instalaram-se as crises de pânico, uma sensação horrível. Não podia estar em sítios com muita gente (sozinha), locais fechados, ... O síndrome do pânico deixava-a sem saber o que fazer, com tonturas, medo, tremores, coração acelerado e com uma enorme vontade de sair do local onde se encontrava. Felizmente ela sempre se manteve e sempre lutou contra estes ataques, nunca fugiu...
***
A mamã está a fazer psicoterapia.
A psicoterapia trata diversos problemas psicológicos, entre os quais a depressão, a ansiedade e as dificuldades de relacionamento com as outras pessoas são os mais comuns. É uma forma muito eficaz para a resolução de problemas psicológicos, mesmo daqueles que já existem há muitos anos.
O tratamento destes problemas é feito através de conversas com um psicoterapeuta (geralmente um psicólogo). A psicoterapia da mamã ocorre em conjunto com um tratamento com um ansiolítico (Lexotan) e um anti-depressivo (Cipralex). No caso de ter um ataque de pânico terá que colocar debaixo da língua meio Victan.
Estes medicamentos não curam os problemas, mas aliviam os sintomas. Nalguns casos, como o da mamã, os medicamentos são mesmo necessários para melhorar o funcionamento mental, de forma a possibilitar a psicoterapia.
A psicoterapia é um processo de exploração do funcionamento psicológico com a ajuda do terapeuta, levando a um maior auto-conhecimento em relação a factores como a influência dos acontecimentos na história pessoal, a personalidade e padrões de relacionamento interpessoal. Assim, este processo propõe uma oportunidade de aprender a comportar-se, a sentir e a pensar diferentemente, de forma a desenvolver uma maneira mais produtiva e feliz de estar na vida. Dependendo do problema, um tratamento leva entre alguns meses e alguns anos.
Não se pode esperar alterar uma maneira de estar na vida que existe há anos, em pouco tempo!
Tirado aqui
***
Quem nos segue há algum tempo sabe com certeza que temos passado momentos muito difíceis em família... Quem conhece melhor a mamã sabe que a sua vida antes de sermos só nós os 4 também não foi nada fácil. Nada disto tem ajudado a mamã. Ele esteve sempre presente e foi sempre negligenciando a sua saúde... Neste momento não dá para «empurrar mais com a barriga»...
*****
Embora seja um pouco esquisito alguém com ataques de pânico dizer que está com medo de algo... a verdade é que a mamã, como professora está com medo de ir a junta médica e de não lhe justificarem as faltas o que pressupõe descer na lista de colocações... Por outro lado, a psicóloga diz que, numa escala de 0-10 a mamã se encontra num 7, sendo que o 8 e o 9 são pessoas que já nem da cama se levantam para ir às consultas...
***
Tirando tudo o que é mau, está tudo bem connosco e mais...
A MAMÃ AGRADECE A PROMOÇÃO A MAJOR (para o melhor e para o pior...)

17 comentários:

Isália disse...

Eu às vezes sinto alguns desses sintomas...sinto-me deprimida, cansada, com sono excessivo e levo horas sem dormir, não me apetece fazer nada, nem em casa nem no trabalho, odeio estar sozinha...em 15 dias este ano perdi dois quilos. Considero que o ano que passou não foi fácil para mim...mas o meus amigos dizem que sou forte, que nao vou cair assim...mas quando cair é de vez. tudo isto para te dizer que o melhor duma recuperação, seja ela em que doença for, é o apoio incondicional da familia e dos amigos e nisso acho que tens um marido e filhos fantasticos que jamais te deixarao seres promivida na doença e despromovida na profissao. força é o que é preciso :)

Marlene, Simão e Martim disse...

Minha querida,
Um grande beijinho para te dar muita força.
Sei que vais conseguir ultrapassar tudo isto com muita força de vontade e com a preciosa ajuda da tua linda família.
Beijinho muito forte e com mt carinho.

Ana Fundo disse...

Ohhh amiga, afinal pioraste e muito!!!
As tuas rápidas melhoras e estou aqui, já sabes!!!
Beijinhos grandes e força!!
Ana

Unknown disse...

Li tudo até ao fim. Não fazia ideia que o teu caso era tão grave. Tenho uma prima com 32 anos e dois filhos também, que foi internada esta semana com uma depressão gravíssima, por isso acho que entendo um pouco do que estás a passar. Desejo, do fundo do coração, que fiques bem e que tudo se resolva. Depois do tratamento vais ver que ficas melhor do que eras antes.
Beijinhos grandes e muita força nesta luta:)

Paulinha disse...

Não fazia ideia, lá está... o tal desinteresse da coisa.

Ai amiga, ela vem quando menos se espera!

A p*rra da depressão persegue-me, de vez em quando lá consigo mandar-lhe um chuto do traseiro, mas a gaja é teimosa!

Obrigada pelo comentário que deixáste no meu blog, um beijo e um abraço para ti e que estejas de novo aí em força para os teus, mas principalmente para ti!

Ânimo... acho que já largamos demais para as farmacêuticas... a ver se isso arrebita, pá!

Abraços apertados, apertados, apertados!!!

Sílvia disse...

Muita força para ti.
Com a ajuda de todos aí de casa, e com os mimos especiais do Tiago e da Joaninha, vais ultrapassar isso depressa.

Beijinhos

Patricia disse...

Bem... como esses sintomas me são familiares (à excepção dos ataques de pânico)... No meu caso, fiz testes e a psicóloga ficou de me dizer qual o grau da minha depressão: severa ou muito severa, uma vez que ligeira não era certamente.
Deixo-vos um beijinho, e fica a saber que a cura está em nós próprias, mas os nossos amigos mais próximos e a nossa família é uma grande ajuda.

A mim faz-me bem falar do assunto, até já brinco com a situação. Apesar de a psicóloga e da psiquiatra sugerirem não quis baixa, acho que em casa, sozinha, ainda me consumiria mais.

A minha vida também não tem sido nada fácil, uma infância negligenciada, uma adolescência em que tinha de provar todos os dias ao meu pai o meu valor e estar a vê-lo a desvalorizar-me sempre e a chamar-me nomes que nem me quero lembrar, foram enchendo um copo que a dois meses do Natal verteu...

bjs

Álefe Souza disse...

Vc é uma mamãe forte. E justamente pq tem esses dois tesouros para cuidar é q eu tenho certeza q vais superar isso em breve. Tenha fé e ânimo, pois tudo isso vai passar. Bjs e abraços muito fortes!! Fica bem!

Bjs

Sofia disse...

ai querida, já andei aí perto!!! acima de tudo, muitos mas mesmo muitos miminhos no coração!!

muitos beijinhos!

Simão disse...

Cláudia lamento o que estás a passar, tb não tinha a noção que podia ser tão grave mas tenho a certeza que a irás vencer..apoia-te na familia linda que tens e na tua própria força para sair VENCEDORA dessa batalha como "MAjor"...

AS melhoras...

PatLeal disse...

Ui, lembro- me já tinhas andado assim, mas estou z ver que agora estas pior, mas sei que tens força e com ajuda dos teus amores vais superar.
Bjocas enormes e as melhoras bem rápidas.
Um xi nosso bem apertadinho

Nina disse...

Querida amiga, lembras-te de ter temido que isto te acontecesse? Bolas! Parece bruxaria.
Força, minha querida. Há aí muito cansaço acumulado...
Qto à questão da junta médica, conheço uma pessoa que já lá anda há quase dois anos...e os médicos confirmam sempre.
O que interessa agora é cuidares de ti. Tenta fazer, apenas, o que te interessa mais, nem que seja dormir.
Eu sei que tens dois meninos que precisam de ti, mas precisam ainda mais de ti saudável e alegre como sempre foste.
Se precisares de conversar, sabes onde me encontrar. O meu mail da hotmail é, tb, o meu msn. Se tiveres paciência, encontramo-nos por lá qd precisares de um ombro amigo.
bji mt gde e muita força!

Rita disse...

Então meus meninos, façam lá o favor de mimar muito a mamã para que ela recupere depressinha, sim?

Muita força!

Bjinhos

Rita

Gaiatas disse...

Li até à ultima palavra...

Amiga, do fundo do c0ração, espero que fiques melh0r muito depressa... p0is não mereces estar assim.

Um beijo no teu c0ração *

Nathália Martins disse...

Querida mamã,
Vi uns recadinhos tão solidários e fui procurar no seu bloguinho o motivo.
(Me desculpe!)
Mas quero que saiba que daqui tb estaremos torcendo por ti!
Força, força sempre, para vencer, para transpor os limites e um dia olhar para trás e dizer com muita alegria: EU VENCI!!!
É preciso vencer por ti em primeiro lugar e pelos teus pequeninos que precisam muito de ti!
Bjs***
Fique em paz!

Anónimo disse...

tchééééé como tu tás!!!! Mas isso tudo foi obra dos teus miudos ou tu piras-te mesmo de vez? (lol)

Opá, claudinha tu precisavas era um upgrade á motherbord melher, o tê home, rapazinho prendado nas novas tecnologias, não se podia armar-se em "cientista vs franquestein" e mudar-te isso melher?!

E que assim, o tio julio vai ter uma nova hospede, oh se vai :p

bom eu vou ali tratar-te da sopinha então :D

jocas grandes

p.s. sabes que eu estou a reinar ctg, n sabes... mas imagino o qt deve ser complicado para ti... desejo-te as melhoras rápidas pariga :)

Maria disse...

Muita força...

Beijinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin