sexta-feira, outubro 09, 2009

Pesquisei sobre os meus 5 anos...

«A criança de 5 anos apresenta um evidente progresso em seu crescimento: são mais altas e com proporções diferenciadas das outras. Com ares importantes, refere-se aos menores como “pirralhos do maternal”. Querem ser reconhecidas, necessitando apoio e responsabilidade delegados por quem lida com ela. Os traços que caracterizam a sua personalidade podem ser reconhecidos. Planeja suas atividades: a idéia precede a ação, o que significa pensar antes de agir. Com um vocabulário rico, vence maiores dificuldades de pronúncia e faz muitas perguntas. Apresenta precisão e destreza na motricidade para pedalar, correr, sentar, nadar, atirar e virar cambalhotas; tem bom conhecimento das proporções corporais e apresenta independência total em suas necessidades.
A motricidade fina está mais hábil: dá nós simples, modela, manipula, constrói, veste-se só; domina atividades gráfico-plásticas. Consegue dentro de seus limites amarrar, abotoar, usa faca para comer e escreve seu primeiro nome. Com iniciativa e idéias próprias é mais autocrítica e segura. Apresenta ansiedade em relação a coisas cuja explicação desconhece, mas aceita regras e limite, conseguindo jogar cooperativamente. É sociável, tem interesse pelos vizinhos e pessoas novas, demonstrando sentido mais seguro do “eu”.
A mãe continua sendo o centro de seu universo, embora esteja muito mais independente dela. Interessa-se pelo tempo presente e compreende a relação dia/noite; manhã/tarde.
Crianças nessa idade gostam de contos de fada, vivem no mundo da imaginação. Começam a aprender com o mundo que as rodeia. Precisam de muito apoio, responsabilidade, brinquedos do grupo, oportunidade para concentração e boa orientação.»

Tirado daqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estás um homem!!!!
Beijinhos e bom fim de semana para vocês.
Carla

Anónimo disse...

Ou seja, o (nosso) descanso definitivamente acabou, pffff...

lol

jocas

Nathália Martins disse...

E todas as capacidades citadas no texto, o caracol tem de sobra :)
Bjs***

Bruno disse...

Boa filho! Estás a crescer!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin