quinta-feira, julho 30, 2009

Irmão querido, Irmão querido!!!

Texto que não é nosso...

"Já andava para escrever sobre este assunto há algum tempo, e eis que chegou o dia…

Eu tenho alguma dificuldade em perceber porque é que existem pessoas que por opção só querem ter 1 filho, não estou a fazer nenhum juízo de valor, e nem sequer estou a dizer que está bem nem que está mal. Mas eu tenho um irmão mais velho, e não imagino a minha vida sem ele, ou seja, imaginar até imagino, mas tenho a certeza que era muito mais triste e sem interesse, principalmente na fase da infância e princípio da adolescência.
Senão vejamos, com quem é que eu me ia chatear nos infindáveis dias de ferias de verão, em que não havia grande coisa pa fazer a não ser inventar com o(s) irmão(s) que são quem está connosco em casa. Um filho único, não tem essa hipótese. Quando passei para a escola secundária, com quem é que eu ia ter, quando precisava de alguma coisa, e por ai adiante, porque os exemplos são tantos que demoraríamos muito tempo coisa que agora não tenho …

Da minha vivência, todos os filhos únicos que conheço e que não são daqueles egoístas e parvinhos, pronto aqueles que com a convivência se tornam pessoas normais, têm sempre pena de não ter irmãos, porque nunca vão ter sobrinhos, e por mais que se diga que depois têm os sobrinhos do cônjuge, é só para ver se aliviam a dose, porque meus amigos, não é a mesma coisa, nem nada que se pareça, porque os laços que unem uns e outros não tem nada a ver, e só não tem outro nome porque ninguém se lembrou de inventar, senão os irmãos do cônjuge por exemplo também se chamavam irmãos e não cunhados, mas eu encarrego-me disso, são “sobrinhos emprestados enquanto o amor dos tios dura”.

Entretanto à coisa de dois ou três dias, estava eu a ler um dos blogs que leio assiduamente e apareceu-me uma situação em que os irmãos eram compatíveis entre si para uma doação. Ora cá está mais uma coisa, que quem não tem irmãos nunca vão saber o que é…
Quem diz isto, diz outras coisas, aquela sensação de ter alguém que queremos tão bem como a nós próprios, alguém que pela ordem natural das vida, nos vai acompanhar na maioria da nossa passagem por esta vida. Os nossos pais é claro que também têm um papel fundamental para que esta relação entre irmãos seja fundamental, mas isso dava outro post e agora não me apetece.

Eu queria especificar melhor, mas sinceramente nem consigo traduzir em palavras, a minha relação com o meu irmão, só sei que um dia se puder, não vou castrar este tipo de vivência a um filho meu, é que sinceramente em jeito de conclusão só me oferece dizer que se não tivesse um irmão era como que se faltasse um bocado de mim, seria como se me faltasse uma altura na perna para poder andar a direito…"
***
Este texto foi copiado de um blog mas não guardámos o link. Se alguém souber de quem é diga-nos por favor :)

4 comentários:

PatLeal disse...

Entendo-te mto bem, ando sempre a turra com o meu irmão mas quando há um problema com ele, fico logo preocupada. Tás perdoada :) e espero que estejas melhor minha linda. Beijoca grande e um xi apertadinho.


Até....

Escritora disse...

Antes de mais obrigado pela visita ao meu blog, adorei as palavras simpáticas…

Em relação a este texto ocorreu-me escreve-lo porque vejo à minha volta pessoas que não têm a mesma relação que eu com os irmão, e confesso que me faz alguma confusão.
Porque embora já não habitemos o mesmo espaço à mais de 10 anos, a amizade e as recordações de infância matem-se e agora que somos adultos o companheirismo é ainda maior. Dai eu ter escrito que não entendo as pessoas que por exemplo não sentem saudades dos irmãos. Em relação aos pais a coisa funciona mais ou menos da mesma forma, e também já escrevi obre isso…
Ainda bem que gostaste. E já vi que adoptaste o texto aqui para o teu blog, fiquei contente com isso.
Beijinho

Anónimo disse...

Como eu entendo este texto.
Tenho muitos irmaos, mas cresci sozinha, e acabo por nao me dar a 100% com nenhum. Nao pk nao keria, mas pk a vida k eles escolheram para eles é mt diferente daquela que kero seguir pra mim.
Mesmo assim tenho 3 sobrinhos em França que amo com todo o amor.
Senti falta de 1 irmao na minha vida, mas se assim foi ...
Beijinhos

Unknown disse...

concordo plenamente!!!!
o que seria de mim sem os meus manos ?
e .... qualquer dia um(a) mano(a) para o Rodrigo :P
beijos da carla :)*

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin