terça-feira, junho 09, 2009

Regras aos 18 meses! - ESTOU FEITA!

«Os bebés são “espertos” desde que nascem, mas é a partir desta idade que já têm a malícia de nos manipular através do choro e das birras. (Confirmo!)

REGRA N.º1 – O que está certo está “certo” e o que está errado está mesmo “errado”, nada de deixar o bebé fazer o que quer apenas porque chora ou porque faz birra. Nunca estimular as manhas e não dar demasiada atenção às “chantagens”.
A maioria das crianças começa nesta idade a comer nos horários da família e com o mesmo regime alimentar (Com pouco sal e pouca gordura).
(Eu como nos horários familiares e fora deles, nos intervalos também...)

REGRA N.º 2 – A retirada do biberão! O biberão a partir deste momento apenas serve para água e leite (ao dormir). Todo o resto da alimentação é para ser dado em pratos, copos e talheres. Ex.: Sopa num prato fundo; esparguete num prato raso com um garfo apropriado (não usar os dedos!). É muito importante deixar o bebé interagir com a comida, mas é com a mãozinha dele, a nossa serve para lhe ensinar a segurar nos talheres, usar sempre babetes. Se houver sobras não tem problema, numa refeição há de haver um equilíbrio que com o tempo ele aprenderá a comer sem deixar nada no prato, vamos insistir mas não chateá-lo em demasia! A criança tem que aprender a ter rotina, deve deitar-se cedo e acordar a horas certas.
(Ok: comer com e sem biberão, muito ou pouco, sempre com babete... Vou registar apenas COMER!)

REGRA N.º 3 – Depois do almoço que será aproximadamente ao meio-dia, salvo raras excepções, o bebé faz uma sesta de +/- 2 horas. À noite deita-se entre as 21h00 e 21h30, as 22h00 já deverá estar num sono profundo num ambiente calmo e tranquilo, nada de televisão para dormir, uma boa música de embalar e um biberão de leitinho resolve e o sono chegará depressa. É a partir dos 3 anos que as tão chatas cáries aparecem, vamos tentar evitar esse problema! Não o habituem a guloseimas, estas devem ser deixadas para “ocasiões especiais”.
(Dormir? Isso não está no meu dicionário!! Dormir a que horas? Eh pá fiquei sem rede...)

REGRA N.º 4 – O bebé passa a escovar os dentes duas vezes por dia (ao acordar e ao deitar à noite). Se escovarmos também os nossos dentes a frente dele estimulá-lo-á e ele imitará os movimentos da escova. As crianças desta idade observam realmente as pessoas que os rodeiam e querem fazer parte do grupo. Este desejo marca a altura de aprenderem bons hábitos alimentares, boas maneiras e como participar nas tarefas domésticas e valorizar as actividades familiares.
(A pasta de dentes come-se? É importante saber...)

REGRA N.º 5 – Sempre que possível estimular o bebé a arrumar a bagunça que criou.
Ex.: “Acabamos de brincar então agora vamos arrumar!” É claro que não será de uma hora para outra, tudo leva o seu tempo, mas não podemos deixar que ele cresça a pensar que tem empregadas ao seu dispor. É de um pequeno que se faz um grande! O nosso menino está a crescer e já chega a todo o lado: Atenção aos fios e pontas de toalhas que a criança pode puxar e aos objectos perigosos que já consegue alcançar. Tenham em atenção os bicos dos móveis e os objectos pesados que podem tombar sobre ele. A criança pode também apoiar-se na porta do forno e queimar-se, ou puxar as pegas dos tachos, panelas e frigideiras, se elas ficarem voltadas para fora. – Os objectos pequenos como peças de brinquedos, moedas e também frutos secos podem causar sufocação ou engasgamento. (...)»
(Aqui tudo bem. Mas gosto tanto de «roubar» os talheres do faqueiro da mamã...)
*****
Continua amanhã, há por aí muitos bebés de 18 meses que não aguentam TANTAS regras E tão rígidas!
Força amiguinhos!

8 comentários:

mother_24 disse...

E tu achas mesmo que ela vai cumprir essas regras toas? eles fazem tudo como querem ...
LOL

jocas

Unknown disse...

As regras servem para quebrar, não é?
Estamos à espera de mais.
Beijinhos.

PSoMac disse...

Conclui-se que ser criança também tem as suas chatices lol

Beijinhos

Anónimo disse...

Tadinhas das crianças de 18 meses.
Mas algumas delas foram tb implantadas por aqui há alguns anos e ainda persistem.
Lavar os dentes, deitar no máx. ás21.30h, papar sozinha e TUDO!!!
Beijokas e descansa, amanhã veremos as novas regras!!!!

Carla

Ana Fundo disse...

Bemmmm..isso é que são regras, LOL
Força Joaninha, tamos contigo, eheh
Bjkas

mamã disse...

Joaninha, vamos lá ver se a menina consegue cumprir! :) Duvido, por aqui era igual!

Bjs grandes

Gaiatas disse...

lolol

'Tás feita :P

sonia disse...

Ok onde falhei na educação???????
No dormir ok nada de falhas, mas no comer??!!Ela tem 4 anos e eu continuo a dar lhe à boca, oh céus!!!!!!!!!!!

mas ainda vêm mais regras?? LOL
beijinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin