quarta-feira, junho 17, 2009

Egocentricidade

Dizem que é a idade da egocentricidade (quem será essa gaja?)
Dizem que aos dezoito meses de vida tenho uma visão egocêntrica do mundo. Vejo-me a mim mesma como o centro do universo e sou incapaz de ver o mundo sob os olhos de outra pessoa. O termo egocêntrico, normalmente utilizado para se referir a adultos que só pensam em si, também descreve a visão de um bebé e a a posição de poder no mundo: eu acredito que o mundo gira eu meu redor.
Nesta idade reconheço que os meus pais (e se calhar irmão) podem fazer tudo por mim. Os adultos servem a um propósito: eles são um meio para um fim. Contudo, enquanto eles me podem dar o que eu desejo, também me podem fazer exigências e estabelecer limites, o que pode ser/é fonte de conflito.
Teremos que encontrar um equilíbrio entre a minha dependência e o meu crescente desejo pela independência.
Não existe um momento único, porque as crianças lidam com suas habilidades de desenvolvimento no seu próprio ritmo.
Se é para alcançar um equilíbrio pode ser mais tarde?
Sei lá... Talvez daqui a uns 6 ou 7 anos?!

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo totalmente querida!!!
E depois sou eu que não páro, né??

Beijokas para todos,
Carla

Verita disse...

Egocentrica porque tens um mundo de coisas fantásticas para descobrir :))
Qto ao termo mais adulto dessa palavra esquece... o teu mundo é teu e de mais ninguem Joaninha :))
Se daqui a 6 ou 7 anos descobrires o equilibrio dessa palavra e o encaixares nesse mundo está perfeito! :)

Jokas Felizes

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin