segunda-feira, novembro 10, 2008

11 Meses (e 4 dias) depois...

E começa a contagem decrescente para o primeiro aniversário da Pigoita/Pigoita Maria/Maria Pigoita/Pigoithas Fofas/Pigoitucha/Rapaqueca/Ratêta/etc., tudo nomes dados pela mamã.
Ainda me custa a crer, 1 ANO e inteiro!
De uma mana/recém-nascida quase totalmente dependente tornaste-te numa mana/menina cusca por conhecer o mundo, sedenta de curiosidade e cada vez menos dependente. É impressionante como uma Pigoita muda em 11 meses. De uma maninha frágil se torna numa mana menos pequenina que já passou por tanto, já enfrentou tantos óbstáculos e venceu-os a todos.
Agora centraste-te na mobilidade (com tanta força que de vez em quando lá tens uma fuga de «ar»), já vais para todas as divisões sóinha à excepção da dispensa (aí vou eu!), do quarto dos papás e da casa de banho pequena (espertinha, mania das grandezas...).
Queres cada vez mais estar em pé ou a gatinhar. Se não estiveres numa destas posições não ficas lá muito satisfeita e gritas ou guinchas. Se te pusermos sentada, rapidamente começas a gatinhar, agarras num brinquedo e lá vais tu pela casa fora como se não houvesse amanhã, gatinhas enquanto o transportas como se tivesses feito isso a tua vida toda.
Tens medo ainda de te pôr de pé sem te agarrares a nada. De vez em quando lá consegues durante uns 2 segundos mas depois cais no chão de rabo (bem almofadado por sinal). Para quem nasceu de 36 semanas, acho que não está mal...
Palras imenso, dizes: Ti-Ti (de Tiago), mamã, papá, nana (chucha? fraldinha? ou talvez não) e Ana (a auxiliar da tua salinha, a sala dos Geladinhos - vais ser fresca vais!), dizes também outras coisas mas que ainda não percebemos, talvez este Natal nos ofereçam o dicionário de Joanês - Português.
Sabes o significado de:
* «a pitinha põem o ovo, e a... (aqui já te ris que nem uma doida) ...Joana papa todo» (é uma risada tão grande que às vezes acaba em soluços!)
* «ai a minha vida» - pões logo as duas mãos na cara (supostamente com as palmas das mãos em cima das bochechas mas, se for com uma mão no olho e a outra com a palma da mão virada para nós também não faz mal... nós percebemos...
*«não!» - nós dizemos e tu dramatizas com tanta força que nem sei como não ficas tonta...
* «miauuu» - sabes que é o gato que faz este som, embora não te manifestes muito. Por vezes tentas imitar mas não dá para escrever o que dizes... Deve ser em croata!
*«tcháaa!» - o mesmo que «high five». Nós levantamos o braço e ela bate na palma da nossa mão...
Hoje (domingo) comeste metade da minha sopa (a ideia era comeres papa mas depois de experimentares a minha sopinha, era só abrir a boca... sim porque a mamã não desiste!). Fomos almoçar fora e comeste a parte do caldo, deixaste para mim os feijões verdes e pouco mais...
A mamã faz sopas magníficas, ninguém percebe a tua teimosia em não quereres as sopas dela!
Adoras fruta: banana, pêra, e poucas mais... também nesta altura do ano não dá para variar muito. Continuas a gostar dos teus iogurtes (2 de cada vez) com fruta e bolacha e às vezes com banana também... no sábado foi a seguir a quase 210ml de papa (só o iogurte, sem acompanhamentos...).
És uma bebé bem disposta, simpática e brincalhona. Gritas para chamar a atenção e ris quando o fazes. Ficas MUITO irritada quando te tiramos alguma coisa da mão, nesa altura a mamã chama-te logo por MAU FEITIO (alcunha temporária). Ris ás gargalhadas quando te atiramos ao ar ou fazemos cócegas.
Adorasestar no mimo», ficas ali ao colo, no quentinho, a olhar para quem to dá... Esfregas-te, enroscas-te e pronto... fazes a fotossíntese (vegetas)!
Não me lembro se fazes caretas, parece-me que não... Ahhh fazes sim, quando te damos pão para a mão... Parece que estás a pegar numa coisa super nojenta! E se forem tostas ainda pior... Só a bolachinha Maria é que não dá direito ao brinde da careta...
Adoras escorregar pelo papá ou pela mamã abaixo. Eles, sentados no sofá esticam-se todos e aí vais tu de marcha atrás até ficares de pé no chão. Já fazes o mesmo para sair do sofá (quase) sózinha...
Continuas a fazer as tuas birras do sono e a enfrentá-lo, e quando o fazes ficas muito chorona e chatinha. Continuas com o «Ram-Ram», o tal barulho tipo ronronar que não deixa ninguém ouvir a televisão.
Gostas muito de brincar, principalmente com os meus brinquedos, eu bem fujo mas tu «vestes a capa de gatinhadora super-sónica» e lá vens a alta velocidade... Não estou descansado em lado nenhum!
...
E já só falta um mês para fazeres um ano... e que mano mais badado que tens, fazes-nos tão felizes!
Ahh, e se brincas com os meus brinquedos sem a minha autorização «assim já não te dou beijinhos!» ouviste?
IRRA, que este post ficou super-grande!!
Nem quero pensar como vai ficar o dos 12 meses!
*****
Hoje às 13h vou tirar uma radiografia para fazer a medição dos membros. A consulta e exame estão marcados há 1 ano...
Fez no dia 13 de Agosto 1 ano que parti o fémur.

10 comentários:

Bruno disse...

Tiago, não te esqueças de falar no próximo post, de como a mana adora destruir as tuas brincadeiras. Fala do nome que eu o tu lhe chamamos!!!

Anónimo disse...

Ela está super gira.
E acredita Tiago, que o pior ainda está para vir.
Os meus filhos mais velhos que digam....
Beijinhos para todos,
Carla

PatLeal disse...

Vai correr bem a consulta e a Joaninha, está cada vez mais linda.


Jocas

Caroline disse...

o dos 12 meses... vai ficar do tamanho do teu AMOR (ups... não vai caber!!!)

O tempo passa a carrer... há que aproveitar cada minuto... cada pedacinho... cada descoberta...

Beijos quaseeeeeeeeee com 1!

Daniela disse...

grande???? nahhhhhhhhhhhhhh
eeheheh
nunca é grande demais descrever os nossos rebentos!!!!!
ela está linda linda
beijo grande a essa mae babaderrima

sotto le stelle disse...

Cada vez mais linda a Joaninha!

Beijinhos com o desejo de uma óptima semana:)

Anónimo disse...

Aiiiiiiiiiiiiii está quase nos 12!!! IUPIIIIIIIIIIIIIIIII

;)))))

Patricia disse...

e está uma menina linda :)

muitos parabens

Mamã Petra disse...

Adorei, este post está lindo, até porque eu acho que tudo o que está escrito nele podia mesmo ter sido dito pelo Tiago, o amor entre irmãos é algo fascinante, eu amo o meu como se fosse meu filho e cultivo o amor entre os meus 4 meninos.
Beijinhos familia maravilhosa.

Rute disse...

Já em contagem decrescente para o 1º aniversário?!?
Possas... o tempo passa msm a voar! :S
Beijinhos grandes, grandes! Ela está linda e espertalhona! ;P

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin