terça-feira, outubro 23, 2012

O porquê do mau humor infantil

E já que estão numa de ler e tal, vejam o que eles encontraram sobre o mau humor nas crianças...
devem estar a procurar alguma coisa sobre a Joana, porque eu estou sempre bem disposto!

O mau humor das crianças pode ter muitas causas. Além de um mal despertar, a criança pode estar vivendo experiências como o medo, os conflitos entre amigos, ter dificuldade na aprendizagem, ou simplesmente não se sente bem sobre tudo, por alguma razão que possa estar relacionada com a saúde, com a relação com seus pais, com alguma frustração, etc. As várias mudanças impostas pelo crescimento, pelo desenvolvimento da personalidade e pela conquista de espaços de indepedência são fatores pelos quais as crianças se aborrecem, e se comportam de maneira negativa. As mudanças as desestabilizam. A nova etapa requer que se superem, e elas não têm a mínima idéia de como fazê-lo. É muito difícil crescer, segundo os psicólogos.
Aproximadamente aos dois anos de idade, muitas crianças manifestam rebeldia através das conhecidas birras. Qualquer NÃO de seus pais é motivo de frustração para a criança, que se sente levada a expressar sua não aceitação atirando-se ao chão, com gritos, choros, etc. A etapa de 5 e 7 anos de idade, é um período caracterizado por uma mudança de comportamento. Alguns psicólogos a chamam de adolescência da primeira infância. Nesta fase, existem alterações físicas, psíquicas e sociais. A criança experimenta barreiras rumo ao mundo adulto, o que faz com que seu humor seja mais instável. 
Hoje em dia, a partir dos 7 ou 8 anos, as crianças já expressam com muito mais clareza o que querem, e o que pensam, e além disso, o que sentem. Questionarão e repudiarão o que não gostam, e os pais têm que encontrar fórmulas para controlar a situação. Por exemplo, se a criança tem que se levantar às 7 da manhã e ela necessita de mais tempo para ganhar ritmo, em lugar de insistir que se levante de imediato, o melhor é dar-lhe mais tempo, despertando-a uns 10 minutos antes das 7, para que ela possa reagir de maneira melhor ao despertar-se. Nesses momentos, estimule a criança com carinhos e anime-a com palavras doces, que darão um bom resultado. O importante é não criar um hábito de discussão dia após dia, na primeira hora da manhã. Com o tempo, este momento se converteria em um poço de estresse.
A partir dos 8 ou 9 anos de idade, a rebeldia volte ao dia-a-dia das crianças. Nesta idade as crianças esperam respostas e que todos seus desejos sejam atendidos na hora. Essa postura pode durar até o final da puberdade.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin