segunda-feira, outubro 22, 2012

Características Psicológicas da criança de 8 e 9 anos (Parte II)

...Continuação...

3. Atitude das pessoas implicadas na sua educação
3.1. É necessário aceitar a criança tal como é, em cada momento do seu desenvolvimento, para ajudá-la a formar a sua personalidade.
3.2. Conservar um clima de confiança fácil e mútua entre pais e filhos, que lhe dê segurança e equilíbrio.
3.3. Precisa de ajuda nas suas relações pessoais.
3.4. A mãe continua a desempenhar um papel muito importante na sua vida, embora o pai receba uma dose cada vez maior de afeto, se responde à criança de modo a adaptar-se a ela.
3.5. As tarefas que vinha realizando até esta idade interessam-lhe menos, daí a conveniência de lhe dar novas responsabilidades de maior categoria.
3.6. Sabe trabalhar com maior independência, mas precisa que lhe repitam as coisas com bastante frequência.
3.7. As recompensas são muito úteis nesta idade. Convém fazer-lhes ver o valor da recompensa, não só a do tipo monetário – uma vez que há outros recursos para ajudar a criança, sem que estes sejam fim em si mesmos.
3.8. O encargo de irmãos mais pequenos é positivo, se se ajuda a começar bem e se lhe dá pautas de atuação, manifestando mais tarde o agrado que nos produz o que fica bem feito.
3.9. Convém ter certas restrições quando realizam atividades, especialmente lúdicas, pois a sua propensão é para entrar em demanda com frequência.
3.10. Às vezes basta um olhar para corrigir a sua atuação, mas trabalha melhor com estímulos e motivações.
3.11. Convém ajudá-la, ainda, a organizar os seus tempos de ócio.
3.12. Ler com elas é importante; nesta idade sentem mais satisfação escutando uma leitura, do que lendo, mas convém estimulá-la pelo gosto à leitura própria desta idade.
3.13. Na sua vida escolar convém estimular o interesse que tem por tudo o que se relaciona com o colégio. Dar-lhe responsabilidades concretas.
3.14. A organização de excursões, visitas culturais, etc., têm duplo objetivo: por um lado, sentido pedagógico, e por outro, ocasião para uma relação pessoal.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin