A mamã está fartinha de preencher papéis para tudo e mais alguma coisa...
Ser professora não deve mesmo ser fácil!
Olhem só o que ela descobriu na internet a gozar com a situação!
GOT - Grelha de Observação de Traques
(ME / CET / SMVR / 24.11.2008)
Contextualização
Dada a constatação da existência de um número elevado de alunos que solta gases durante o tempo lectivo, torna-se urgente proceder à elaboração de estatísticas nacionais, procurando identificar com precisão todas as vertentes deste fenómeno. Desta forma, o Ministério da Educação decidiu criar uma comissão especializada - Comissão Educacional Traquense, a qual elaborou esta Grelha de Observação de Traques, mais simplesmente designada por G.O.T.
Caberá aos docentes a cuidadosa atenção a cada traque que se registar dentro do contexto de sala de aula e o preenchimento da GOT. As instruções pormenorizadas de preenchimento indicam claramente o grande esforço, horas de trabalho e de empenho que a Comissão Educacional Traquense dedicou a este assunto. Caso persistam dúvidas por parte dos docentes, poderão ser contactadas a Comissão ou a própria Ministra da Educação, que muito interesse tem revelado por este importante projecto.
As grelhas deverão ser entregues semanalmente ao Conselhos Executivos, que as farão chegar à Comissão. Os docentes deverão ter plena consciência de que o preenchimento da GOT se reveste de extrema relevância para o sistema de ensino-aprendizagem em Portugal. A não entrega das grelhas, o atraso na entrega ou o incorrecto preenchimento implicará um corte salarial de 30%.
Instruções de preenchimento - Secção I
Cheiro
Registar um dos seguintes valores: 1 - nem se deu por ele; 2 - pouco cheiro;
3 - cheira mal, 4 - é horrível; 5 - mortal
Nota: Perante a existência de traques avaliados com nível 4, os docentes poderão solicitar máscaras de protecção. Perante a existência de traques avaliados com nível 5, é obrigatória a comunicação do facto às autoridades policiais, dado poder tratar-se de uma arma biológica de destruição maciça.
Intensidade
Registar um dos seguintes valores: 1 - muito fraco; 2 - fraco; 3 - médio;
4 - ruidoso; 5 - um autêntico trovão
Consequências
Cada consequência apresenta um código específico. Deverão ser registadas todas as consequências do traque: LIG - ligeiro incómodo no ambiente da sala de aula; RIS - risada geral na turma; BOR - o autor do traque borrou-se todo; SUF - sufocação pelo cheiro; ALE - toda a escola ficou em alerta
Instruções de preenchimento - Secção II
Frequência
Registar ou média diária (1º ciclo ensino básico) ou média por aula de 50m (2º e 3 ciclos e ensino secundário). Colocar ainda um dos seguintes códigos: RIT - com ritmo perfeitamente identificado (especificar: Ex. RIT 1h - um traque de hora a hora; RIT 20m - um traque de 20 em 20 minutos; RIT 2-1-2 - sequências rítmicas de 2 traques, 1 traque, 2 traques...); IMP - imprevisto; CON - traques concentrados num dos dias da semana (especificar: Ex. CON 3ª - traques concentrados na terça-feira)
Atitudes
Identificar todas as atitudes do autor do traque, utilizando os códigos: DES - pede desculpa; ENV - envergonhado; GOZ - gozão/gabarolas; JUR - jura a pés juntos que não foi ele; MAI - quando chamado à atenção, solta mais um traque; CON - convida toda a turma a fazer o mesmo
A Comissão Educacional Traquense agradece
a preciosa colaboração de todos os docentes.
Bem hajam!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário