domingo, fevereiro 09, 2014

A Maior Casa do Mundo

Chegou um livro novo à nossa biblioteca cá de casa!
*
A Maior Casa do Mundo
Leo Lionni (texto e ilustração)
Kalandraka (editora)
É claro que tinha que ser sobre caracóis :)
(cliquem na imagem para aumentar)
*
«Este livro acontece nas folhas de uma suculenta couve, onde um pai caracol conta ao filho a história de um caracolinho que, como ele, quis fazer da casa que levava às costas a maior do mundo. Escondido pela sombra de uma folha para que o pai não desconfiasse, o caracolinho dessa história aprendeu a contorcer-se para fazer a casa crescer até ficar do tamanho de um melão e cheia de picos coloridos. Era realmente a maior casa do mundo, e muito bela, mas tão pesada que o caracolinho não conseguia mexer-se. E de que nos serve, afinal, ter uma casa tão grande se não somos livres para sair dela?»
*
Excerto:
«Alguns caracóis viviam numa suculenta couve. 
Moviam-se delicadamente à volta dela, transportando as suas casas de folha em folha, em busca de um sítio tenro para mordiscar.
Um dia, um caracolinho disse ao seu pai: 
- Quando for grande, quero ter a maior casa do mundo.
- Que disparate – respondeu o pai, que por acaso era o caracol mais sensato de toda a couve.
- Há coisas que são melhores pequenas. E contou-lhe a seguinte história...»
*
Sobre o autor:
Leo Lionni na sua infância foi um grande admirador de animais, sobretudo de répteis, que acolhia num terrário com paredes de vidro, acondicionado com areia, pedras, fetos e musgo. Desta paixão surgirão com o tempo contos como o do caracol que ansiava ter uma casa mais chamativa do que a de qualquer outro dos seus congéneres; uma metáfora mais sobre a vida, a prudência, o sentido prático das coisas, a humildade e a simplicidade face à arrogância e à superficialidade.
Com uma linguagem de grande riqueza literária, e umas ilustrações que se destacam pela sua plasticidade e colorido, Leo Lionni apresenta esta fábula que segue a senda de outros dos seus livros, como "Frederico", "Pequeno Azul e Pequeno Amarelo" e "Nadadorzinho", publicados pela KALANDRAKA; histórias simples que supõem, nas palavras do autor, "uma compreensão intuitiva da essência das coisas e dos acontecimentos".

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin